5 benefícios das sementes de papoula para a saúde

· 1 de julho de 2018
As sementes de papoula contêm nutrientes como ômega 3 e proteínas. Seu consumo regular dá ao corpo benefícios interessantes tanto para a saúde física quanto mental.

Conheça os benefícios das sementes de papoula, um ingrediente popular da culinária indiana e chinesa. Nestas culturas, elas foram apreciadas devido à sua versatilidade, uma vez que podem ser incluídas em produtos de panificação, massas e sopas.

Eles vêm da flor de papoula (Papaver rhoeas), uma planta do norte da África, que também é comum em locais com alta concentração de calcário, como a Ásia ocidental e partes da Europa.

Elas são encontradas como uma pequena fruta preta cujo sabor é comparado ao da noz. Além disso, elas são valorizadas por sua contribuição nutricional significativa, uma vez que contêm substâncias que são indispensáveis ​​em uma dieta equilibrada.

O melhor de tudo é que elas também podem ser usadas ​​para fins medicinais, já que muitos dos seus ingredientes ativos agem positivamente no controle de alguns sintomas e doenças.

Considerando que elas não são tão populares quanto outras variedades de sementes, hoje queremos dedicar este espaço para falar sobre os principais benefícios das sementes de papoula e explicar como podemos consumi-las.

Propriedades nutricionais das sementes de papoula

Sementes de papoula

Devido à sua variedade de nutrientes essenciais, as sementes de papoula têm se destacado como um suplemento interessante para a alimentação. Elas são pobres em calorias e contêm ingredientes ativos que promovem o bem-estar físico e mental.

  • Ácidos graxos essenciais: contêm doses importantes de ômega 3 e ômega 6.
  • Fibra alimentar: cada porção de 50 gramas contribui com até 12% da quantidade diária recomendada de fibra.
  • Vitaminas: são fonte de vitaminas do complexo B (principalmente B1, B2, B3, B5, B6 e ácido fólico ou B9), assim como vitaminas A, E e C.
  • Minerais: uma porção de 30 gramas dessa semente pode fornecer até 35% das doses recomendadas de cálcio e mais de 50% da ingestão diária de magnésio e manganês. Além disso, elas contêm zinco, cobre, potássio e fósforo.
  • Proteínas: uma colher de sopa de sementes de papoula fornece cerca de 1,5 gramas de proteína.

Você também pode gostar de ler: Quais são os nutrientes das leguminosas?

Benefícios das sementes de papoula para a saúde

Incluir uma pequena porção de sementes de papoula na sua alimentação pode trazer muitos benefícios ao organismo. Entre outras coisas, ajudam a manter um bom nível de energia física e mental para reduzir as “baixas” típicas do dia. Por que você deveria consumi-la?

1. Protege a saúde cardiovascular

Saúde cardiovascular

Este é provavelmente um dos benefícios mais notáveis ​​das sementes de papoula. Graças à sua contribuição significativa de ácidos graxos essenciais, principalmente do ômega 3, é um alimento altamente recomendado para cuidar da saúde cardiovascular.

Este tipo de gordura saudável ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos, reduzindo o risco de doenças crônicas, como aterosclerose e ataque cardíaco.

2. Fortalece os ossos

Incorporar este ingrediente na sua alimentação regular é uma ótima maneira de melhorar a saúde dos ossos. Suas contribuições de manganês e cálcio promovem o desenvolvimento ósseo e previnem problemas como a perda de densidade.

Além disso, possui outros minerais essenciais, como zinco, cobre e fósforo, que também intervêm no fortalecimento e conservação das peças ósseas.

Leia também: Alimentos que prejudicam a saúde dos ossos

3. Aumenta as defesas

As sementes de papoula são uma importante fonte de vitaminas A, C e E, necessárias para fortalecer a saúde imunológica.

Sua ingestão regular aumenta as defesas e diminui a tendência de desenvolver infecções bacterianas e virais.

4. Boa para o sistema nervoso

Desde a antiguidade, este ingrediente tem sido destacado como um sedativo natural do sistema nervoso. Suas propriedades controlam os nervos e estados de estresse que se manifestam somaticamente.

Mulher estressada

5. Melhora a digestão

A fibra dietética contida nas sementes de papoula é útil para estimular o trânsito intestinal quando as digestões são pesadas.

Portanto, elas são indicadas em casos de constipação e inflamação.

Como as sementes de papoula podem ser consumidas?

Uma das grandes vantagens das sementes de papoula é a sua versatilidade. É muito fácil incorporá-las na dieta porque o seu sabor combina muito bem com outros ingredientes.

Algumas formas de consumo são:

  • Bebida (acompanhadas de água ou suco de frutas)
  • Em saladas de frutas e vegetais
  • Incluindo-a em batidas
  • Nas sopas, caldos ou infusões
  • No iogurte ou leite
  • Adicionada a pães e bolos
  • Como recheio de lasanha

Nota: Em cada caso, recomenda-se não exceder o consumo de um pequeno punhado de sementes (até 20 g).

Sementes de papoula

Contraindicações das sementes de papoula

Finalmente, antes de iniciar o consumo das sementes de papoula, é importante considerar alguns casos em que elas podem ser contraproducentes para a saúde:

  • Elas não são aconselhadas para mulheres grávidas porque não há informações suficientes sobre os efeitos para o feto e a futura mãe.
  • Devido às suas propriedades sedativas, não é conveniente consumir mais do que a quantidade recomendada.
  • Seu consumo em excesso pode causar dores de estômago.

Em conclusão, as sementes de papoula são ideais para qualquer tipo de alimentação. Elas podem ser consumidas regularmente como preventivos ou preparadas como remédio quando surgirem problemas de saúde.