Alimentos que prejudicam a saúde dos ossos

· 18 de agosto de 2014
Você sabia que as bebidas com gás dificultam a absorção de cálcio pelos ossos? O álcool também é prejudicial. Por sua culpa acabamos eliminando este importante mineral através da urina.

Todos sabem que uma correta alimentação é fundamental para a boa saúde dos ossos e dos demais órgãos do corpo. Podem existir diferentes produtos alimentícios que ao invés de fazerem bem ao nosso corpo, podem causar problemas, muitas vezes de caráter bastante graves.

Por este motivo, é muito importante aprender a reconhecer e, principalmente, evitar o consumo dos alimentos que são nocivos para a nossa saúde em geral.

Neste artigo descubra especialmente aqueles alimentos que podem ser prejudiciais para a saúde dos ossos.

Os refrigerantes

Estas bebidas contêm uma enorme quantidade de ácido fosfórico, o qual prejudica a absorção do cálcio. Por esta razão devemos diminuir ao máximo o consumo deste tipo de bebida visando a saúde dos ossos.

O café

Café em excesso faz mal aos ossos

Esta bebida é a preferida de muitas pessoas, mas tome o café sem ser em excesso. Por mais que você goste muito desta bebida não consuma mais de três xícaras por dia, já que o café contém certas substâncias chamadas xantinas, que possuem a capacidade de aumentar a perda de cálcio por via urinária, prejudicando nossos ossos.

Leia também: 9 curiosidades sobre o café

O sal

Este é um dos alimentos que se consumido em excesso pode prejudicar muito os ossos, já que o sódio pode contribuir para uma contínua perda de cálcio.

Como o álcool prejudica a saúde dos ossos

Consumo exagerado de Álcool faz mal aos ossos

As bebidas alcoólicas são as que as pessoas mais consomem de maneira descontrolada.

O abuso de álcool é realmente prejudicial para a saúde óssea, já que aumenta a excreção de cálcio através da urina.

Quando temos por costume tomar uma ou duas taças de vinho tinto durante o dia, ingerimos substâncias que podem beneficiar a saúde em geral.

Esta quantidade não possui nenhum efeito nocivo sobre a estrutura dos ossos, o que pode afetá-los é seu consumo exagerado.

As carnes

Quando consumimos muita carne, podemos trazer para o nosso organismo muitas proteínas com um grande conteúdo de aminoácidos e com enxofre.

Isto permite que tenhamos o aumento da calciúria, ou seja, a eliminação de cálcio através da urina.

Quando consumimos as proteínas vegetais, o efeito pode ser menor. Mas, de todas as formas devemos ter cuidado e controlar o consumo de carnes.

Também pode te interessar: Cuidado com a carne vermelha!

As gorduras hidrogenadas

As gorduras contêm de maneira natural uma enorme quantidade de vitamina K. Esta é essencial para a boa saúde dos ossos.

No entanto, quando passam pelo processo que as convertem em gorduras hidrogenadas, perdem totalmente esta vitamina.

Estas gorduras são utilizadas principalmente nas confeitarias. Mas, são um perigo para saúde óssea, exatamente por perderem sua principal propriedade.

Por esta razão é recomendável consumir a menor quantidade possível de produtos de confeitaria.

Bloomfield, S. A. (2002). CUIDANDO DA SAÚDE DOS OSSOS: IMPACTO DA NUTRIÇÃO, DOS EXERCÍCIOS E
DOS HORMÔNIOS. Gatorade Sports Science Institute, (33).