Dieta ideal para perder peso durante a menopausa

14 de janeiro de 2020
Para perder peso durante a menopausa, é necessário adotar uma dieta adequada. Para isso, é melhor seguir as instruções do médico.

No final do climatério, ou seja, a fase em que passa do estágio reprodutivo para o oposto, uma série de mudanças ocorrem no organismo da mulher. Um dos mais notórios é geralmente o ganho de peso.

O ganho de peso pode causar grande preocupação. Muitas mulheres buscam adotar uma dieta para perder peso durante a menopausa, o que as ajuda a evitar o sobrepeso e a obesidade.

Especialistas em saúde indicam que é possível perder peso durante a menopausa, desde que as dietas sejam adaptadas às necessidades do corpo e mantidas ao longo do tempo, juntamente com outros hábitos de vida saudáveis.

Eles não recomendam a adoção de dietas aleatórias que prometem resultados em pouco tempo e que, mais do que qualquer outra coisa, só causam danos à saúde a médio e longo prazo.

Sim, é possível perder peso durante a menopausa

  • Não existe uma regra que possa ser aplicada a todos os casos, no entanto, existem recomendações alimentares que podem servir como um guia.
  • A dieta deve ser variada, rica e suficiente. E deve incluir os diferentes grupos alimentares para garantir ao organismo os nutrientes necessários para funcionar adequadamente.
  • Não se trata de passar por extremos e suprimir completamente um alimento ou outro. Trata-se de ajudar o corpo a funcionar com uma contribuição nutricional de qualidade.
  • Além de seguir uma dieta equilibrada, conforme indicado pelo médico, será essencial manter uma boa hidratação e uma rotina de exercícios consistente com a menopausa.

Lembre-se de que o corpo funciona de acordo com seus hábitos e costumes. Se os hábitos não forem os mais adequados, é provável que o corpo não mostre os melhores resultados. Como diz o ditado: nós somos aquilo que comemos.

Modelo de dieta

O modelo de dieta a seguir pode ser tomado como referência ao projetar um plano de refeições.

No entanto, é necessário levar em consideração que não é obrigatório adotá-lo como está e que as necessidades do organismo devem ser levadas em consideração (para isso, devemos levar em consideração as indicações do médico ou do nutricionista).

1. Limite de carboidratos

Fontes de carboidratos

Ao ir a um supermercado e começar a procurar tudo o que você precisa, seja sábia e evite os carboidratos. Com isso, você iniciará uma dieta com mais convicção e sua saúde agradecerá.

Evite macarrão, queijos gordurosos, manteigas, alimentos fritos, entre tantos outros produtos. Estes se traduzem em retenção de gordura e podem contribuir para o seu ganho de peso.

2. Inclua mais vegetais em seus pratos

Durante a menopausa, você notará muitas mudanças; até mesmo no apetite, tornando a dieta mais difícil. Felizmente, os vegetais são uma extraordinária fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais, ideais para incluir na sua dieta para perder peso durante a menopausa.

  • Tomate.
  • Cenouras, ricas em vitaminas A, E e D.
  • Alface, ideal para saladas e companheiros de todos os tipos.
  • Brócolis. O antioxidante que melhor a ajudará nas refeições.
  • Cebola. Estas têm um alto índice de proteínas, minerais, antioxidantes e até cálcio.
  • Pimentão, você pode adicioná-lo em quase todos os pratos e dar-lhes um sabor diferente.

3. Não é um mito, você precisa de cálcio

Fontes de cálcio

Você provavelmente já está familiarizada com este tópico comum quando alcança esta etapa: ingestão de cálcio. Não se preocupe, a boa notícia é que não precisa ser tão chato e mecânico quanto a tomar suplementos com este mineral.

Na verdade, o leite, o iogurte sem açúcar e as oleaginosas são perfeitos para você e ricos em cálcio.

Não se esqueça de que o ideal para a sua dieta é encontrar o equilíbrio de todos os elementos que você consome e melhorar com uma boa rotina de exercícios. Um estilo de vida sedentário não é um bom aliado, não se esqueça disso.

4. Reduza a quantidade de carne vermelha e coma mais peixe

Carne vermelha

Durante a menopausa, a carne vermelha é transformada em excesso de gordura e geralmente se acumula na região abdominal.

Você pode substituir a carne vermelha por peixe e marisco. Esses frutos do mar oferecem excelentes benefícios, além de serem deliciosos.

Experimente estas dicas e atinja seu objetivo de perder peso durante a menopausa. Obviamente, lembre-se de que o peso é condicionado por outros fatores e, portanto, você deve fazer outros esforços para perder peso.

Nota final

Em geral, certifique-se de complementar a adoção de qualquer dieta com uma rotina regular de exercícios, uma boa hidratação e outros bons hábitos de vida. Além disso, lembre-se de que você deve ficar longe do tabaco e do consumo de bebidas industriais e alcoólicas.

  • Menopause and midlife health changes. In: Hazzard’s Geriatric Medicine and Gerontology. Halter JB, et al. 6th ed. New York, N.Y.: The McGraw-Hill Companies; 2009.
    http://www.accessmedicine.com.
  • Dietary Guidelines for Americans. U.S. Department of Health and Human Services and U.S. Department of Agriculture. March 8, 2016.2015-2020
    http://health.gov/dietaryguidelines/2015/guidelines.
  • Losing weight. American Heart Association. March 7, 2016.
    http://www.heart.org/HEARTORG/HealthyLiving/WeightManagement/LosingWeight/Losing-Weight_UCM_307904_Article.jsp#.Vt5ITOZjZDQ.