Dieta ideal para perder peso durante a menopausa

· 10 de janeiro de 2018
Para alcançar o que queremos, não podemos nos dar por vencidas e temos que buscar alternativas.

Sim, é possível perder peso durante a menopausa. Tudo é uma questão de levar em conta certos fatores e de procurar as alternativas que melhor se adequam a nós. A necessidade de ter uma boa aparência ou uma figura ideal não é estranha para nenhuma mulher, independentemente de sua idade. Afinal, quem não quer se olhar e se sentir bem?

No final do climatério, ou seja, a fase em que passa do estágio reprodutivo para o oposto, uma série de mudanças ocorrem no organismo da mulher. Muitas vezes, muitas ganham de peso e isso muitas vezes é desagradável ou desconfortável. Esta é a razão pela qual procuramos a dieta ideal para perder peso durante a menopausa, que pode restaurar a confiança e melhorar a autoestima.

Sim, é possível perder peso durante a menopausa

Embora não exista uma regra que possa ser aplicada a todas e cada uma das mulheres, há recomendações alimentares que podemos seguir.

Todas elas incluem hábitos de vida saudáveis, tais como: boa hidratação, uma rotina de exercícios adequada e, claro, uma dieta nutritiva que ofereça benefícios ao organismo. Estes são os pilares fundamentais que devem orientar qualquer dieta.

O organismo funciona de acordo com hábitos e rotinas, portanto, se os hábitos não são os mais adequados, é provável que o organismo não manifeste os melhores resultados. Como diz o ditado: você é o que você come. 

Não se trata de ir a extremos e cortar completamente um alimento ou outro. Trata-se de ajudar o organismo a trabalhar através de uma contribuição nutricional de qualidade.

A seguir, apresentamos uma dieta muito fácil de realizar. Você descobrirá que, com um pouco de esforço e uma atitude positiva, conseguirá não só perder peso durante a menopausa, mas também conseguirá sentir-se melhor e desfrutar de uma boa saúde.

A dieta ideal

1. Limite de carboidratos

Fontes de carboidratos

Ao ir a um supermercado e começar a procurar tudo o que você precisa, seja sábio e evite os carboidratos. Com isso, você iniciará uma dieta com mais convicção e sua saúde agradecerá.

Evite macarrão, queijos gordurosos, manteigas, alimentos fritos, entre tantos outros produtos. Estes se traduzem em retenção de gordura e podem contribuir para o seu ganho de peso; e não queremos isso, certo?

2. Inclua mais vegetais em seus pratos

Vegetais e frutas

Durante a menopausa, você notará muitas mudanças; mesmo em apetite, o que fará ter mais fome. Felizmente, os vegetais são uma extraordinária fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais. Os mais adequados para incluir na sua dieta para perder peso durante a menopausa são:

  • Tomate
  • Cenouras, ricas em vitaminas A, E e D.
  • Alface, ideal para saladas e companheiros de todos os tipos.
  • Brócolis, oferece antioxidantes.
  • Cebola: tem um alto índice de proteínas, minerais, antioxidantes e até mesmo cálcio.
  • Pimentão, você pode adicioná-lo em quase todos os pratos e dar-lhes um sabor diferente.

3. Não é um mito, você precisa de cálcio

Fontes de cálcio

Você provavelmente já está familiarizado com este tópico comum quando alcança esta etapa: ingestão de cálcio. Não se preocupe, a boa notícia é que não precisa ser tão chato e mecânico quanto tomar suplementos com este mineral. Na verdade, o leite, o iogurte sem açúcar e as oleaginosas são perfeitos para você e ricos em cálcio.

Não se esqueça de que o ideal para sua dieta é encontrar o equilíbrio de todos os elementos que você consome e melhorar com uma boa rotina de exercícios. Um estilo de vida sedentário não é um bom aliado, não se esqueça disso.

4. Reduza a quantidade de carne vermelha e coma mais peixe

Carne vermelha

A carne vermelha é rica em gorduras saturadas que podem favorecer o ganho de peso.

Você pode substituir as carnes vermelhas por peixes  e frutos do mar. Os frutos do mar oferecem excelentes benefícios e são deliciosos. Dê-lhes uma oportunidade e alcance seu objetivo de perder peso durante a menopausa.