5 truques para ser feliz e saudável durante a menopausa

A menopausa não precisa ser um processo traumático. Descubra como se manter feliz e saudável durante a menopausa. 

Muitas mulheres se afligem quando completam quarenta anos. E para não mencionar quando aparecem os primeiros sintomas da menopausa! Certamente, este é um processo pelo que toda mulher passa e que não precisa ser traumático. Na verdade, você pode ser feliz e saudável durante a menopausa.

Ao pensar sobre a menopausa, a maioria das mulheres fica estressada. Principalmente por causa dos preconceitos e a ampliação deles. Embora seja verdade que pode haver desconforto e altos e baixos, não há nenhuma regra afirmando que a menopausa tem de ser uma agonia inevitável.

O mais aconselhável é pensar que cada uma tem sua própria experiência. Desta forma, quando chegar a hora, aceitamos esse processo naturalmente e evitamos tanto sofrimento.

Tome nota dos seguintes truques para ser feliz e saudável durante a menopausa. Você verá que eles são simples e que eles lhe darão bons resultados desde o primeiro momento.

Se você já estiver na menopausa, nunca é tarde demais para incorporá-los ao seu dia-a-dia e melhorar sua qualidade de vida.

Como ser feliz e saudável durante a menopausa

Mulher feliz e saudável durante a menopausa

A menopausa é um estágio na vida de uma mulher que começa quando o corpo dá fim aos períodos menstruais. Pode chegar a diferentes idades, variando de mulher para mulher, mas é mais frequente após os 45 anos. Este processo dura 1 ano, embora possa demorar mais, ou menos, tempo.

Pode se apresentar de forma assintomática. Neste caso, você simplesmente deixa de ter seu período menstrual e não causa muitas mudanças. Em outros casos, produz os seguintes sintomas:

  • Flutuações na menstruação até desaparecer completamente.
  • Calores causados pela diminuição da produção de estrogênio.
  • Aumento de transpiração. Especialmente durante a noite.
  • Secura na pele e na vagina porque não produz colágeno suficiente.
  • Alterações emocionais. A nível psicológico, pode haver alterações como depressão, ansiedade e dificuldade de concentração. Isso se deve, em grande parte, à diminuição drástica da produção de estrogênio.

Leia também: Reduza os focos da menopausa com 6 remédios naturais

1. Crie uma rotina de exercícios diários e não a ignore

Exercitar-se regularmente é o primeiro truque para ser feliz e saudável durante a menopausa porque melhora a saúde geral e facilita a transição. Durante este estágio, muitas funções corporais diminuem, mas o exercício as reativa sem esforço e naturalmente.

Além disso, quando você se exercita, o seu corpo consegue manter o controle de hormônios e evita que acumule gordura. Isso garante que você esteja livre de doenças cardíacas e ganho de peso excessivo.

O exercício também ajuda a produzir endorfinas que farão você se sentir feliz e evitar ataques de ansiedade. Andar por meia hora, pelo menos três dias por semana, já é suficiente para começar. E como se isso não bastasse, o exercício ajuda as pessoas com depressão agravada.

2. Dormir o suficiente

Descansar bem fará você se sentir saudável durante a menopausa

Dormir por oito horas, à noite, lhe dará energia para ficar ativa, o que é muito importante para ser feliz e saudável durante a menopausa. Quando dorme, permite que sua mente e seu corpo executem processos que rejuvenescem e aumentam a energia.

O ideal é dormir durante a noite para realmente obter todos os benefícios.

Se dormir poucas horas, seus níveis de cortisol aumentam e você pode apresentar:

  • Inflamação
  • Ganho excessivo de peso
  • Desejos excessivos
  • Lacuna mental

Visite este artigo: Você quer dormir melhor? Tome água com limão antes de deitar

3. Evite o estresse e se livre do acumulado

Outro truque para ser feliz e saudável durante a menopausa é levar as coisas com calma. Desfrute do tempo que investe em cada atividade que você faz e se esqueça das preocupações.

Na sua rotina diária, inclua sessões de relaxamento, respiração ou exercícios que a ajudam a alcançar a calma. Procure equilibrar seu corpo e sua mente, irá ajudá-la a ser mais saudável durante a menopausa.

Você também deve identificar as causas do estresse e procurar as melhores alternativas para evitar ou controlá-lo. O estresse durante a menopausa provoca flutuação de hormônios, o que tornará difícil a sua vida no dia a dia.

4. Regule a quantidade de álcool e café que consome

Evite tomar muito cafése quiser ser saudável durante a menopausa

Para ser feliz e saudável durante a menopausa, deve evitar a cafeína, pois promove desequilíbrios químicos que influenciam o humor. Além de consumir demasiada cafeína, aumenta as chances de ter estresse e tensão.

Em vez de beber álcool e café, opte por opções saudáveis ​​como infusões e chás. Com o tempo você vai se acostumar com seus sabores e ficará surpresa com seus benefícios.

5. Desintoxique seu corpo regularmente

Os altos níveis de toxinas no corpo aumentam as chances de apresentar problemas hormonais durante a menopausa. Portanto, para ser feliz e saudável durante a menopausa, deve garantir que libera o seu corpo de toxinas.

Agora, sabemos que muitos dos alimentos que comemos contêm toxinas. É por isso que recomendamos que ocasionalmente faça um processo de desintoxicação. Pode optar por uma dieta específica ou por tomar alguns sucos ou infusões. Além disso, faça um esforço para incorporar alimentos frescos e saudáveis ​​em sua dieta.

Trabalhe em ser feliz e saudável durante a menopausa e você verá como esse estágio não se torna tão horrível quanto imaginou ou tinham falado.

Atuar em prol do nosso próprio bem-estar nesta fase não é complicado. É tudo uma questão de adotar um estilo de vida saudável. Se você não fazia até agora, comece o mais rápido possível.

Recomendados para você