5 passos para superar a gastroenterite bacteriana

27 Junho, 2020
A gastroenterite bacteriana ocorre devido ao crescimento excessivo de bactérias no intestino. Ela não costuma ser grave e pode ser gerenciada em casa com alguns cuidados básicos. Conheça-os neste artigo.

A gastroenterite bacteriana é uma doença digestiva que se desenvolve a partir da inflamação do estômago e do intestino. Ocorre quando algumas bactérias patogênicas conseguem se proliferar no intestino, levando a uma infecção. Você sabe o que pode fazer para superar a gastroenterite bacteriana?

A infecção é facilmente transmitida de pessoa para pessoa ou pelo contato com objetos e alimentos contaminados. Além disso, é comum em regiões em que a água não é tratada adequadamente. Quais são os seus sintomas? Como você pode tratá-la? Saiba mais a seguir!

Sintomas da gastroenterite bacteriana

Os sintomas da gastroenterite bacteriana podem variar dependendo do tipo de bactéria que causa a infecção. Estas podem incluir StafilococcusSalmonella e E. coli. Em geral, as manifestações clínicas dessa condição incluem:

  • Falta de apetite
  • Náusea e vômito
  • Diarreia
  • Dor e cólicas abdominais
  • Febre moderada
  • Sangue nas fezes

Talvez você possa se interessar: O primeiro dia de gastroenterite, cuidados básicos

Como superar a gastroenterite bacteriana em 5 etapas

Para superar a gastroenterite bacteriana, é necessário colocar em prática uma série de dicas para acelerar o alívio dos sintomas. Os casos mais graves devem ser atendidos por um médico, uma vez que a administração de fluidos, sais intravenosos e antibióticos pode ser necessária. As etapas para controlá-la em casa são:

1. Aumentar a ingestão de líquidos

Beber água diariamente
Nos casos de gastroenterite, a hidratação deve ser constante e, de preferência, feita por meio de soros de reidratação oral.

Aumentar o consumo de água e líquidos saudáveis é decisivo para superar a gastroenterite bacteriana, principalmente após episódios de diarreia. Ainda que muitos ignorem tal fato, a infecção leva a sintomas de desidratação que aumentam o risco de complicações.

O que devo fazer?

2. Coma pouco para superar a gastroenterite bacteriana

Sobrecarregar o sistema digestivo com uma dieta pesada não é a melhor alternativa para lidar com esta infecção. Como existem distúrbios na digestão, além de dor e inflamação, é melhor comer pouco e com frequência.

O que devo fazer?

  • Comece fazendo uma dieta leve, à base de caldos e bebidas isotônicas.
  • Em seguida, introduza gradualmente alimentos adstringentes e com poucas fibras para regular a função intestinal. Se a evolução for favorável, você pode inserir alimentos como arroz branco, batatas e cenouras cozidas, peixe e peito de frango.

3. Evite a automedicação

Como superar a gastroenterite bacteriana
Evite a automedicação. A consulta com o seu médico irá ajudá-lo a aplicar o tratamento mais adequado.

Há uma grande variedade de medicamentos que podem ajudar a tratar os desconfortos, como dor abdominal, diarreia e náusea. No entanto, embora alguns sejam vendidos sem receita médica, eles não devem ser tomados sem supervisão. Às vezes, isso pode piorar o incômodo.

O que devo fazer?

  • Se você tiver sintomas graves ou persistentes, pergunte ao seu médico quais medicamentos podem ajudar a controlá-los.
  • Evite o uso de antibióticos, pois estes só devem ser administrados em casos graves.

Descubra também: 7 razões pelas quais você pode sofrer de gastroenterite

4. Lave as mãos constantemente

A gastroenterite bacteriana pode se espalhar facilmente quando a higiene é precária. Portanto, para evitar infectar outras pessoas, é essencial lavar as mãos constantemente, principalmente depois de ir ao banheiro ou depois de trocar as fraldas do seu bebê.

O que devo fazer?

  • Lave as mãos com água e sabão antibacteriano por pelo menos 15 segundos.
  • Se não conseguir lavar as mãos, use um gel antibacteriano.
  • Certifique-se de repetir esta ação antes de manipular alimentos ou ter qualquer contato com outras pessoas.

5. Lave bem os alimentos

Higienizar frutas e legumes
Os alimentos devem ser higienizados adequadamente antes de serem consumidos, para evitar possíveis intoxicações alimentares.

A lavagem adequada dos alimentos é essencial para superar a gastroenterite bacteriana. De fato, muitos casos desta infecção são resultado da contaminação dos alimentos. Portanto, você deve prestar muita atenção a certos alimentos, como carnes ou aqueles que são servidos crus.

O que devo fazer?

  • Lave bem as mãos antes de manusear os alimentos. Se você tiver alguma infecção, evite cozinhar.
  • Lave e desinfete todas as frutas e vegetais consumidos crus.
  • Certifique-se de cozinhar bem as carnes e os peixes.
  • Preste muita atenção ao manusear outros alimentos, como laticínios e ovos.

Por fim…

Lembre-se de que os sintomas da gastroenterite bacteriana desaparecem sozinhos após três a quatro dias, e alguns casos duram até duas semanas. Se após esse período não houver melhora, um médico deverá ser consultado. Você também deve procurar ajuda imediata em caso de diarreia prolongada, febre alta ou sangramento.

  • Chow, C. M., Leung, A. K., & Hon, K. L. (2010). Acute gastroenteritis: from guidelines to real life. Clinical and Experimental Gastroenterology.
  • Mathur P. Hand hygiene: back to the basics of infection control. Indian J Med Res. 2011;134(5):611–620. doi:10.4103/0971-5916.90985
  • Yazaji EA. Hand hygiene strategies. J Community Hosp Intern Med Perspect. 2011;1(2):10.3402/jchimp.v1i2.7200. Published 2011 Jul 18. doi:10.3402/jchimp.v1i2.7200
  • Bennadi D. Self-medication: A current challenge. J Basic Clin Pharm. 2013;5(1):19–23. doi:10.4103/0976-0105.128253
  • Lo SV, Connolly AM, Palmer SR, Wright D, Thomas PD, Joynson D. The role of the pre-symptomatic food handler in a common source outbreak of food-borne SRSV gastroenteritis in a group of hospitals. Epidemiol Infect. 1994;113(3):513–521.
  • Sattar SBA, Singh S. Bacterial Gastroenteritis. [Updated 2019 Feb 28]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK513295/
  • Khurana, S., Taneja, N., Thapar, R., Sharma, M., & Malla, N. (2008). Intestinal bacterial and parasitic infections among food handlers in a tertiary care hospital of North India. Trop Gastroenterol.