Passo a passo: receita de pão de batata em casa

Vamos ensinar a fazer pão de batata, uma versão mais saudável do que as variedades tradicionais, ele pode fornecer carboidratos complexos em quantidades suficientes.
Passo a passo: receita de pão de batata em casa

Última atualização: 07 junho, 2022

O pão de batata é uma preparação que mistura farinha de trigo com purê de batata, um dos melhores tubérculos que podem ser incluídos na dieta regularmente. Vamos contar tudo o que você precisa para preparar esta receita em casa e de maneira simples. Você obterá um ótimo resultado para acompanhar as refeições e incluir carboidratos de qualidade na dieta.

Antes de tudo, você deve saber que muitas variedades de pão de trigo feitas com farinha refinada podem ter um impacto significativo nos níveis de glicose no sangue. A médio prazo, isso se traduz em maior risco de desenvolver resistência à insulina e diabetes tipo 2. Por isso, é fundamental aumentar a presença de fibras nesta preparação.

Ingredientes do pão de batata

Para preparar um pão de batata em casa, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 batata grande
  • 2 xícaras de leite (pode ser vegetal).
  • 2 colheres de chá de sal.
  • 1 colher de chá de açúcar.
  • 2 colheres de chá de azeite de oliva extra virgem.
  • 1 pacote de fermento instantâneo.
  • 5 xícaras de farinha.
Pão de milho
Pães caseiros podem ser feitos com uma grande variedade de vegetais, como batata ou milho. Você já experimentou?

Passo a passo

  1. O primeiro passo será preparar o purê de batatas. Com 160 gramas será suficiente, o que equivale a 3/4 de xícara de purê.
  2. Cozinhe a batata em água. Corte-a primeiro para acelerar o processo. Você também pode cozinhá-la no micro-ondas, com 4 minutos na potência máxima de cada lado . Quando o tubérculo estiver pronto, descasque e amasse.
  3. Por outro lado, coloque duas xícaras de leite em uma panela média com sal e açúcar. Aqueça-o em fogo médio. Retire quando começar a borbulhar.
  4. Mexa bem e adicione o azeite junto com o purê de batatas.
  5. Bata tudo e deixe esfriar.
  6. Quando a mistura esfriar, adicione o fermento e as duas xícaras de farinha.
  7. Misture tudo vigorosamente novamente com a ajuda de uma batedeira.
  8. Após alguns minutos, adicione a farinha restante e continue misturando, mas neste caso em velocidade média por mais 8 minutos. O resultado final deve ser uma massa pegajosa.
  9. Unte uma forma e coloque a massa nela.
  10. Cubra com um pano ou filme plástico e deixe em um lugar quente por 2 horas para crescer.
  11. Em seguida, amasse por mais alguns minutos com as mãos e corte em duas metades.
  12. Coloque cada uma delas em uma forma retangular e espere mais 45 minutos.
  13. Asse os pães a 175 graus Celsius em forno pré-aquecido por 40 minutos.. Depois de retirados do forno, é conveniente deixá-los descansar um pouco.

Benefícios da batata

As batatas contêm uma quantidade significativa de fibra, um elemento chave para melhorar a saúde intestinal. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na revista Nature Reviews.

Por outro lado, são capazes de fornecer carboidratos complexos. Esses nutrientes são importantes, principalmente no contexto do exercício físico. Melhoram a recuperação e estimulam a ressíntese de glicogênio após esforço intenso. Para isso, devem ser administrados juntamente com uma dose de proteínas de alto valor biológico, segundo estudo publicado na Nutrients.

Para finalizar, deve-se mencionar a presença de vitamina C na batata. Este micronutriente solúvel em água consegue estimular o funcionamento do sistema imunológico. Há evidências que indicam que manter essa vitamina em faixas adequadas ajuda a reduzir a incidência de doenças infecciosas, bem como a intensidade de seus sintomas.

Doces caseiros.
As batatas fornecem carboidratos complexos e fibras para a dieta.

Além disso, a vitamina C impacta positivamente a síntese de colágeno, estimulando sua produção endógena. Essa proteína é a mais abundante no corpo humano e faz parte de tecidos como os músculos. É essencial garantir a sua renovação para retardar processos como o envelhecimento.

Prepare pão de batata em casa de forma simples

Como você viu, é possível preparar pão de batata em casa com poucos ingredientes e de forma simples. É uma preparação mais saudável que o pão de trigo tradicional, com maior teor de fibras e maior concentração de micronutrientes. Por isso, é uma boa opção como principal fonte de carboidratos em algumas refeições.

Agora, lembre-se que a ingestão de carboidratos será determinada pelo grau de atividade física. Quanto maior a quantidade e intensidade do exercício realizado, mais carboidratos serão necessários na dieta diária. Caso contrário pode-se comprometer o desempenho, bem como afetar negativamente os processos de recuperação subsequentes.

Pode interessar a você...
Hambúrgueres de abacate e quinoa: uma receita deliciosa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Hambúrgueres de abacate e quinoa: uma receita deliciosa

Estes hambúrgueres de abacate e quinoa são excelentes para garantir um bom suprimento de ômega 3 na dieta regular. Experimente!



  • Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017;9(11):1211. Published 2017 Nov 3. doi:10.3390/nu9111211
  • Alghannam AF, Gonzalez JT, Betts JA. Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients. 2018;10(2):253. Published 2018 Feb 23. doi:10.3390/nu10020253
  • Gill SK, Rossi M, Bajka B, Whelan K. Dietary fibre in gastrointestinal health and disease. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2021;18(2):101-116. doi:10.1038/s41575-020-00375-4