Os melhores alimentos contra os sintomas da menopausa

Alimentos que contêm fitoestrógenos, ômega 3 e aminoácidos essenciais podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e ao mesmo tempo prevenir doenças.
Os melhores alimentos contra os sintomas da menopausa
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López.

Última atualização: 23 agosto, 2022

As alterações hormonais nas mulheres produzem uma série de mudanças físicas e emocionais que podem afetar a qualidade de vida. Portanto, para manter o bem-estar, é bom que todas conheçam os alimentos contra os sintomas da menopausa.

O melhor de tudo, alguns contêm fitoestrógenos, substâncias que neutralizam a diminuição do estrogênio feminino. Assim, após serem assimilados pelo corpo, acalmam as ondas de calor, aliviam a insônia e previnem as disfunções sexuais. Você os conhece?

Alimentos contra os sintomas da menopausa

A menopausa é um processo fisiológico da mulher que representa o final de seu ciclo reprodutivo. Ocorre entre os 45 e os 55 anos, embora em alguns casos ocorra prematuramente. Sua principal característica é a diminuição dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona), o que leva a mudanças importantes.

Como resultado disso, aparecem sintomas frequentes que para muitas mulheres são difíceis de lidar. De noite, surgem as ondas de calor incômodas, além de insônia e irritabilidade. Da mesma forma, os ossos começam a perder densidade e aumenta o risco de osteoporose.

Por estas razões, as necessidades nutricionais mudam um pouco e cada mulher nesta fase deve seguir uma dieta saudável, de acordo com sua idade, peso e estado de saúde. Além disso, como suplemento, pode ser necessário aumentar o consumo de alguns alimentos que são benéficos.

1. Sementes de linho

A linhaça é uma grande aliada congtra os sintomas da menopausa

Tanto o óleo quanto as sementes de linho (linhaça) podem ajudar a regular a atividade do estrogênio graças ao seu conteúdo de lignana. Por este motivo, é um dos alimentos mais recomendados contra os sintomas da menopausa.

  • Consuma uma ou duas colheres de sopa por dia (15 ou 30 g), adicionadas em vitaminas, saladas ou água morna.

2. Ervilhas

As ervilhas concentram substâncias fitoestrogênicas e antioxidantes que podem aliviar os calores, alterações de humor e secura vaginal. Além disso, como uma leguminosa fresca, elas nutrem a microbiota intestinal e previnem a prisão de ventre.

  • Adicione-as à sua dieta duas vezes por semana, como prato principal ou acompanhamento.

3. Tempeh

A receita clássica é feita de soja. No entanto, o grão de bico é mais recomendado porque é mais leve para o sistema digestivo. Suas propriedades aliviam as alterações hormonais abruptas e ajudam a cuidar do peso corporal.

  • Você pode comê-lo uma ou duas vezes por semana, refogado ou fervido.

4. Alfafa

A alfafa é recomendada contra os sintomas da menopausa

Brotos de alfafa são alimentos contra os sintomas da menopausa, com muitos benefícios para o corpo. Devido ao seu conteúdo de enzimas, ferro e antioxidantes, eles melhoram a digestão e previnem a anemia. Além disso, eles também são uma fonte de fitoestrógenos e aminoácidos.

  • Você pode comê-los em suas saladas ou adicionar em vitaminas e infusões.

5. Frutos secos estão dentro dos alimentos contra os sintomas da menopausa

Graças ao seu conteúdo de ômega 3, aminoácidos essenciais e fibra alimentar, as nozes são excelentes suplementos para mulheres na menopausa. Seu consumo controla a ansiedade de comer e previne as doenças cardíacas. Além disso, graças à sua contribuição de triptofano, a insônia e a depressão diminuem.

  • Coma-os mas moderadamente, não mais que 20 ou 30 gramas por dia.

5. Sementes de girassol

As sementes de girassol são uma fonte de aminoácidos básicos para proteger a massa muscular e o tecido ósseo. Elas também fornecem doses leves de ômega 3 e fibras, os quais são necessários para regular o colesterol e cuidar da saúde cardiovascular.

  • Você pode comer uma ou duas colheradas por dia, seja em saladas, cremes ou pratos de arroz.

7. Banana

A banana é um dos alimentos contra os sintomas da menopausa

Dentro da lista de alimentos contra os sintomas da menopausa, a banana destaca-se como aliada do equilíbrio emocional. Suas contribuições de triptofano ajudam a aumentar a segregação da serotonina, conhecida como o hormônio do bem-estar.

  • Coma uma banana ligeiramente verde, sozinha ou como um ingrediente em suas vitaminas.

8. Peixe azul: outro dos alimentos contra os sintomas da menopausa

Peixes azuis, como sardinha ou salmão, contêm vitamina D, ômega 3 e minerais essenciais para proteger o corpo contra as alterações da menopausa. Devido a estas qualidades nutricionais, previne a perda de densidade óssea e problemas cardíacos.

  • Você pode comer até duas porções por semana para aproveitar seus benefícios.

Conclusão

Você já consome alimentos contra os sintomas da menopausa? Se você vai entrar nessa etapa em breve, ou já está passando por isso, não se esqueça de desfrutar suas propriedades.

Embora não tenham efeitos “milagrosos”, eles ajudam a lidar com os sintomas desta fase da vida. Finalmente, queremos enfatizar a importância de levar uma vida e uma alimentação saudável, bem como seguir os controles médicos recomendados.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Landete JM., Arqués J., Medina M., Gaya P., et al., Bioactivation of phytoestrogens: intestinal bacteria and health. Crit Rev Food Sci Nutr, 2016. 56 (11): 1826-43.
  • Sathyapalan T., Aye M., Rigby AS., Thatcher NJ., et al., Soy isoflavones improve cardiovascular disease risk markers in women during the early menopause. Nutr Metab Cardiovasc Dis, 2018. 28 (7): 691-697.
  • Abdelhamid AS., Brown TJ., Brainard S., Biswas P., et al., Omega 3 fatty acids for the primary and secondary prevention of cardiovascular disease. Cochrane Database Syst Rev, 2018.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.