7 fatores que podem influenciar o surgimento da menopausa precoce

Embora às vezes se deva a fatores além do nosso controle, a menopausa precoce também pode ser decorrente de hábitos não saudáveis, ​​que devemos eliminar para evitar complicações.

Você já ouviu falar da menopausa precoce? A menopausa é definida como o estágio em que a mulher deixa de ter períodos menstruais, e não tem mais a possibilidade de engravidar. Envolve uma série de mudanças hormonais que geralmente ocorrem entre 45 e 55 anos de idade.

No entanto, existem muitos fatores que podem perturbar o ciclo normal do sistema reprodutivo feminino. Isso causa o que conhecemos como menopausa precoce.

É uma condição que começa a se manifestar antes dos 40 anos de idade. É caracterizada por irregularidades na menstruação, até desaparecer completamente.

Devido à mudança envolvida, está relacionada ao aumento do risco de sofrer de algumas doenças crônicas, distúrbios emocionais, e uma variedade de outros sintomas que podem reduzir a qualidade de vida.

Embora possa ser causada por um distúrbio genético, muitos casos são resultado do impacto provocado por alguns fatores sobre a atividade dos hormônios.

Descubra-os!

Fatores que podem aumentar o risco de menopausa precoce

1. Fumar

Mulher fumando

As mulheres que fumam ou que estão expostas à fumaça do cigarro são mais propensas a sofrer de menopausa precoce em comparação com aquelas que estão longe desse hábito.

O cigarro contém compostos químicos que levam a óvulos e embriões de baixa qualidade, e a um aumento nas anormalidades cromossômicas.

Essas consequências alteram a atividade do estrogênio e da progesterona, o que influencia o progresso da menopausa.

2. Doenças da tireoide

A glândula tireoide intervém em muitos processos vitais do organismo. Entre estes, cabe destacar que é essencial para o melhor uso e distribuição de hormônios.

Por esta razão, quando há uma alteração, existe um maior risco de sofrer de menopausa precoce e de problemas de saúde reprodutiva.

Doenças como o hipotireoidismo podem causar sintomas iniciais da menopausa, como falta de menstruação, mudanças de humor e ondas de calor.

3. Intervenções cirúrgicas

Intervenções cirúrgicas

As mulheres que sofrem certos tipos de procedimentos cirúrgicos são mais propensas a entrar no estágio da menopausa antes da idade normal.

A remoção de um ovário ou útero reduz os níveis de estrogênio e progesterona no corpo, acelerando o final do estágio fértil.

A remoção de ambos os ovários causa a menopausa imediata. Além disso, também pode ser um efeito colateral da cirurgia de câncer de colo do útero, ou cirurgia pélvica.

4. Radioterapia e quimioterapia

Estes dois tratamentos utilizados na luta contra o câncer podem ser responsáveis ​​pelo início prematuro da menopausa.

Embora impeçam o crescimento celular, podem destruir algumas células saudáveis, causando, em muitos casos, a perda precoce dos ovários.

5. Consumo de carnes processadas

Consumo de carnes processadas

Entre os muitos efeitos secundários provocados pelo consumo de carnes processadas , deve-se notar que também influencia nos casos de menopausa precoce.

Embora sua aparência fresca seja muito atraente, por trás dela estão escondidas grandes quantidades de produtos químicos, chamados nitratos e nitritos, que podem causar descontrole hormonal.

Além disso, foi comprovado que sua ingestão provoca efeitos prejudiciais na saúde metabólica, o que também afeta a aceleração da menopausa.

6. Doenças autoimunes

As doenças autoimunes são caracterizadas por uma anormalidade na produção e uso de anticorpos, o que leva a um “autoataque” de tecidos saudáveis.

Seu aparecimento afeta negativamente a saúde dos ovários e interfere na atividade dos receptores de estrogênio.

Isso causa uma série de descontroles na saúde reprodutiva das mulheres e, muitas vezes, leva à menopausa em uma idade precoce.

Algumas condições deste tipo são:

  • Vitiligo
  • Anemia
  • Lúpus
  • Síndrome de Sjögren
  • Hepatite crônica
  • Artrite reumatoide

7. Uso de cosméticos e produtos de higiene

Mulher passando perfume

Muitos reguladores já estão trabalhando para evitar o uso de alguns componentes nocivos na fabricação de produtos cosméticos e de higiene. No entanto, no mercado ainda existem alguns que contêm substâncias que afetam a saúde.

Assim, sua constante absorção ou inalação pode influenciar no aparecimento de distúrbios da tireoide e doenças hormonais.

Xampus, sabonetes perfumados e certos cosméticos contêm substâncias conhecidas como ftalatos, cujos efeitos causam menopausa precoce.

Estes também são encontrados em fragrâncias corporais, géis capilares, e amaciantes de roupa.

Você está preocupado com os efeitos da menopausa? Embora o ideal seja que ocorra em idades normais, em muitos casos, é inevitável que ocorra prematuramente.

Por esta razão, para reduzir os riscos envolvidos, o ideal é manter um estilo de vida saudável e fazer exames médicos periodicamente.

Recomendados para você