7 sintomas de câncer no ovário que todas as mulheres devem conhecer

Uma vez que os sintomas de câncer no ovário podem ser semelhantes aos de outras condições, é sempre conveniente ir ao ginecologista para excluir complicações e obter um diagnóstico precoce.

Conheça alguns dos sintomas de câncer no ovário, uma das doenças crônicas do sistema reprodutivo feminino que, por sua forma de desenvolvimento, também é chamado de “assassino silencioso” .

É o segundo câncer ginecológico mais comum, mas sua taxa de mortalidade é a mais alta devido à ausência de sintomas fortes em seus estágios iniciais.

Ocorre quando as células deste órgão crescem excessivamente, causando tumores malignos que podem se espalhar para outras partes do corpo.

Sua causa exata não está definida, mas há um maior risco de sofrer com ele se tiver histórico familiar, mudanças hormonais repentinas e maus hábitos de vida.

Embora seja necessário realizar exames médicos para detectá-lo, existem alguns sinais que podem ajudar a suspeitar da doença para facilitar o seu diagnóstico.

A seguir queremos compartilhar em detalhes os 7 principais sintomas de câncer no ovário, para que você não os deixe passar em branco.

Conheça-os!

Principais sintomas de câncer no ovário

Distensão intestinal

1. Distensão abdominal

A distensão abdominal é um dos primeiros sintomas de câncer no ovário.

Apesar disso, é um dos sinais mais ignorados, uma vez que também é comum em condições comuns, como dificuldades digestivas e tensão pré-menstrual.

  • É importante saber que, quando ocorre de forma recorrente, é conveniente solicitar exames médicos para conhecer sua origem.
  • O crescimento excessivo das células cancerosas produz várias reações inflamatórias no corpo e, dentre elas, destaca-se a abdominal.

2. Mudanças no ciclo menstrual

A análise das mudanças no ciclo menstrual também pode ser útil para suspeitar de uma anormalidade nos ovários.

  • Primeiro, você deve considerar a regularidade da menstruação e, a partir disso, verificar se há mudanças que vão além do normal.
  • Se você começar a notar que eles são muito irregulares, é melhor consultar o ginecologista para verificar o que está acontecendo.
  • Mantenha um calendário menstrual para que você possa registrar com mais precisão as datas entre um período e outro.

3. Dor pélvica

Mulher sentindo dor pélvica

É um pouco alarmante considerar que a dor pélvica pode ser causada por um câncer no sistema reprodutivo.

No entanto, é bom considerá-lo como uma possibilidade, especialmente se for acompanhado por outros sintomas incomuns.

  • Muitas vezes, aquelas que desenvolvem câncer de ovário sentem dor pélvica ou abdominal de forma recorrente, sem uma causa aparente.
  • A dor permanece por várias semanas, quase sempre se manifestando intermitentemente.

4. Dificuldades digestivas

As mulheres que desenvolvem câncer de ovário começam a ter uma sensação de pressão no estômago.

Devido a esta doença, podem ocorrer outras dificuldades digestivas, muitas vezes confundidas com infecções ou patologias deste sistema.

É importante consultar um médico no caso de:

  • Episódios contínuos de constipação crônica
  • Indigestão e cólica
  • Náuseas e vômitos
  • Mudanças nas fezes

5. Sensação de saciedade

Sensação de saciedade

As alterações na atividade celular dos ovários são frequentemente acompanhadas de perda de apetite e diminuição acentuada do peso corporal. Esse é outro dos sintomas de câncer no ovário.

  • O desenvolvimento de células malignas causa sequelas na atividade digestiva e, como resultado, o paciente sente-se saciado, mesmo quando come pequenas porções de alimentos.
  • Esta situação é bastante perigosa, porque, em muitos casos, causa graves deficiências nutricionais e anemia.

6. Dor durante o sexo

Como já mencionado, o câncer de ovário traz consigo reações inflamatórias nos tecidos que, neste caso, poderiam ser o motivo da dor durante as relações sexuais.

  • Embora existam muitas razões pelas quais esse sintoma possa ocorrer, é essencial saber que uma das possíveis causas é essa doença.
  • A dor se manifesta de forma recorrente ao ter relações sexuais e, em geral, é acompanhada de ressecamento vaginal.

7. Vontade de urinar urgente e incontrolável

Mulher sentindo vontade de urinar urgente

Quando esta doença ocorre no sistema reprodutivo, é comum que haja mudanças súbitas nos hábitos de urinar, tornando-se um ato incontrolável.

  • A inflamação que ocorre causa um enfraquecimento dos músculos pélvicos, reduzindo a capacidade da bexiga para reter a urina.
  • Como resultado, há uma necessidade constante de ir ao banheiro, mesmo com intervalos de poucos minutos entre uma ida e outra.
  • À medida que a doença progride, as pacientes também podem ter mais episódios de cistite e infecções do trato urinário.

Você identifica esses sintomas de câncer no ovário? Lembre-se de que, embora possam alertar para esta doença, é necessário analisá-los com a ajuda de um profissional, já que também são comuns em outras condições de saúde.

Se você apresentar fatores de risco, ou algum outro motivo para suspeitar, faça exames médicos regulares como forma de prevenção.

Recomendados para você