Os incríveis benefícios de uma caminhada diária de 20 minutos

· 9 de maio de 2015
Ainda que você não acredite, uma caminhada de 20 minutos pode favorecer a sua saúde cardiovascular e melhorar as funções básicas como a atenção, a memória e o processamento da informação.

Todos conhecem os benefícios de praticar esportes todos os dias, de exercitar o corpo com alguma atividade para melhorar a saúde e cuidar do peso. No entanto, nem sempre temos tempo, seja devido ao trabalho ou obrigações diárias. E se disséssemos que com apenas uma caminhada diária de 20 minutos podemos obter muitos benefícios?

Na verdade, incluir em nossa rotina este saudável exercício, proporcionará uma autêntica qualidade de vida. Explicaremos o motivo neste artigo.

Os benefícios de uma caminhada diária de 20 minutos

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É ideal pela manhã ou à tarde, naquelas horas onde o sol não está muito forte e é agradável sair para a rua. Uma caminhada diária de 20 minutos é uma coisa muito fácil de fazer, seja sozinho ou na companhia de outra pessoa.

É verdade que podemos cuidar tão efetivamente de nossa saúde caminhando durante menos de meia hora? A Universidade de Illinois (Estados Unidos) fez um estudo interessante em 2013, que foi posteriormente publicado na revista “Neuroscience”. A seguir, mostraremos todas as descobertas feitas por estes pesquisadores:

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1. Melhoras cognitivas

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  • Realizar uma caminhada diária de 20 minutos melhora as funções cognitivas. O cérebro fica oxigenado e relaxa, obtém novos estímulos, recebe um maior aporte sanguíneo e favorece a sintetização de endorfinas (os hormônios do bem-estar).
  • Se o exercício for constante e diário, funções básicas como a atenção, a memória e o processamento de informações melhorarão notavelmente.
  • Saiba que, em certos momentos, caímos em uma rígida rotina na qual a monotonia afeta nosso rendimento e motivação. Algo tão simples como sair para caminhar nos põe em contato com a natureza ou com a cidade, ativa nosso coração e nosso cérebro. Poucas coisas são tão gratificantes.

2. Um bom tratamento para a depressão

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  • As pessoas que atravessam períodos de tristeza ou depressão tendem a preferir ambientes com baixa estimulação: pouca luz, pouco som e contato social. Algo tão simples como sair para caminhar pode melhorar o ânimo e o contato da pessoa com o mundo.
  • Andar, respirar profundamente e pôr nosso coração para funcionar em um ritmo equilibrado atua como relaxante para o cérebro. É precisamente neste estado de bem-estar que nossos pensamentos começam a se relacionar. Vemos as coisas de outra maneira, de um modo menos negativo e onde os problemas já não parecem tão graves como eram antes.
  • Se adquirirmos o saudável costume de caminhar diariamente por 20 minutos, não somente estaremos cuidando de nossa saúde, mas também estaremos nos enchendo de emoções positivas capazes de combater a depressão.

3. Um simples modo de cuidar do coração

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  • Uma caminhada diária de 20 minutos é a aliada perfeita para cuidar da saúde cardiovascular. Aumenta a força de nosso coração e sua capacidade para bombear o sangue.
  • As artérias se tornam mais elásticas e podem se dilatar muito melhor para permitir a circulação sanguínea.
  • Você sabia que com esta simples caminhada diária podemos combater a hipertensão arterial? É verdade, e não importa a idade: o quanto antes você pôr isto em prática, mais cedo poderá prevenir muitas dessas doenças que, em certos casos, são hereditárias.
  • Também previne a aparição da diabetes, já que melhora nosso metabolismo e o nível de açúcar no sangue.

4. Mais benefícios

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  • Você sabia que uma caminhada diária de 20 minutos fortalece o sistema ósseo? Não precisa realizar grandes esforços nem se esgotar. Algo tão simples como sair para caminhar todos os dias pode prevenir a osteoporose.
  • Andar favorece também o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre. A caminhada ajuda a limpar o organismo e a melhorar as funções digestivas.
  • Andar regularmente fortalece as pernas. As mulheres são precisamente as que mais sofrem com problemas de circulação, varizes e desgastes no joelho. Algo tão simples quanto uma caminhada vai melhorar e endurecer os músculos e os ossos das pernas, prevenindo muitos destes problemas.

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Nunca é tarde para começar. Não importa se não estiver acostumado a fazer nenhum exercício: uma simples caminhada diária de 20 minutos sempre é fácil de cumprir. Basta achar o momento e o tempo para se desconectar de tudo e relaxar.

Use um bom calçado que mantenha seus pés firmes, coloque uma roupa confortável e leve uma garrafinha de água para se hidratar. Comece sempre com um ritmo pausado, para depois acelerar um pouco, mas sem chegar a correr.

Trata-se simplesmente de andar em um passo rápido durante 15 minutos, para finalizar com outros 5 de um modo mais relaxado.

O ideal seria fazer uns 2 quilômetros diários. Se pouco a pouco você for aderindo a este hábito, estará cuidando de sua saúde de uma forma gratificante e simples. Vamos começar hoje mesmo?