Prisão de ventre: 5 vitaminas para combatê-la

24 de novembro de 2018
Lembre-se de que grande parte das fibras das frutas está na casca, por isso, sempre que possível, devemos adicionar frutas orgânicas às nossas vitaminas para beneficiarmos de todas as suas propriedades.

Prisão de ventre é um problema que aflige muitas pessoas. Sempre aconselhamos as preparações naturais. Hoje, nossa sugestão promoverá o trânsito intestinal com receitas fáceis e prazerosas para o consumo diário.

Neste artigo propomos algumas vitaminas que você pode tomar ao longo do dia e que ajudarão a melhorar a função do intestino, entre outros benefícios.

Vitaminas melhores que sucos para prisão de ventre

Os sucos naturais são muito saudáveis e brindam uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Mas, se você quiser tratar a prisão de ventre a melhor opção são as vitaminas, já que incluem a fibra das frutas, que é muito desperdiçada nos sucos.

Além disso, as vitaminas darão também sensação de saciedade. Podemos tomá-las no café da manhã ou no lanche, o que também é uma maneira deliciosa e saudável de evitar o abuso de açúcares e farinhas refinadas.

Leia também: 4 maneiras de usar azeite de oliva para a prisão de ventre

Mel para adoçar

Para adoçar um pouco as vitaminas evite o uso do açúcar branco, que é um veneno para a saúde.

Escolha um adoçante natural e que também tenha propriedades laxantes: o mel de acácia. Caso não encontre esse produto, escolha qualquer outro tipo de mel de abelha ou mesmo melaço natural de fruta (maçã, pera).

Mel para adoçar suas bebidas que auxiliam na prisão de ventre

Kefir e ameixa preta

O kefir é um tipo de iogurte fermentado que tem todos os benefícios do iogurte e algumas vantagens a mais. Ele, por exemplo, é digerido mais facilmente porque contém menos lactose, além disso, melhora a flora intestinal por ser um alimento fermentado.

O kefir pode ser comprado já pronto ou você pode fazê-lo em casa, como o fermento e o leite.

As ameixas pretas, além de serem ricas em cálcio, são um excelente alimento para prevenir a osteoporose. Além disso, possuem uma grande quantidade de fibras e são conhecidas desde a antiguidade como um dos melhores alimentos contra a prisão de ventre.

Coloque, se possível, as ameixas de molho durante uma noite antes de consumir.

Suco de ameixa preta ajuda na prisão de ventre

Aveia e tâmaras

Diferentemente da bebida do arroz, que pode causar um pouco de constipação, a bebida de aveia é rica em mucilagem, um tipo de fibra que melhora a evacuação.

Para esta vitamina você pode usar a bebida de aveia ou mesmo uma colher de aveia em flocos deixadas de molho durante algumas horas em água quente.

As tâmaras, como a maioria das frutas secas, contêm uma grande quantidade de fibras e neste caso trazem muita vitalidade, por isso é uma vitamina ideal para as manhãs.

A aveia dará uma textura muito cremosa e as tâmaras adoçarão a vitamina.

Isso também pode interessar você: 5 receitas com abacaxi para tratar a prisão de ventre

Maçã e kiwi

A maçã é usada tanto para casos de constipação quanto para casos de diarreia. O segredo está na casca, que contém a maior parte das fibras. No entanto, para consumir a casca utilize maçãs orgânicas, livres de pesticidas.

Você pode usar a maçã crua ou cozinhá-la um pouco, o que dará mais sabor.

Por outro lado, o kiwi é outra das frutas que tradicionalmente são consumidas em jejum por seus benefícios laxativos.

Iogurte e figos

O iogurte é uma alternativa ao kefir, apesar de não conter tantos fermentos. Tente encontrar o iogurte mais natural possível e que não contenha açúcares, adoçantes, corantes ou sabores artificiais.

Os figos, tanto frescos quanto secos, são ricos em fibras e também dão um sabor doce natural à vitamina.

Figos para a prisão de ventre

Avelã e sementes de linhaça

Finalmente destacamos os frutos secos e as sementes que contenham maior quantidade de fibras, que por isso, podem ser consumidos junto com a bebida vegetal de sua escolha.

A avelã regula os níveis de açúcar no sangue.

Em alguns alimentos dietéticos, podemos encontrar o leite de avelã. Seu sabor é delicioso e combina bem com um pouco de cacau.

Por outro lado, as sementes de linhaça devem ser deixadas de molho durante a noite para soltar as mucilagens. A água utilizada deve ser incorporada à vitamina.

A proporção da vitamina será um punhado de avelãs e uma colher de sementes de linhaça.

Sempre é recomendável consultar seu médico antes de iniciar qualquer tratamento, porque ele é quem vai determinar com certeza as quantidades adequadas.

As recomendações foram úteis para você? Sendo assim, leia mais nos próximos artigos.

Imagens por cortesia de alsjhc, Foodmayhemcom e Robin Lee

María, J., & Troche, R. (2010). Síndrome de intestino irritable y estreñimiento funcional ■ I. Síndrome de intestino irritable. Revista de Gastroenterología de México.