Os incríveis benefícios de uma caminhada diária de 20 minutos
Escrito e verificado por o médico Carlos Fabián Avila
Todos conhecem os benefícios de praticar esportes todos os dias, de exercitar o corpo com alguma atividade para melhorar a saúde e cuidar do peso. No entanto, nem sempre temos tempo, seja devido ao trabalho ou obrigações diárias. E se disséssemos que com apenas uma caminhada diária de 20 minutos podemos obter muitos benefícios?
Na verdade, incluir em nossa rotina este saudável exercício, proporcionará uma autêntica qualidade de vida. Explicaremos o motivo neste artigo.
Os benefícios de uma caminhada diária de 20 minutos
É ideal pela manhã ou à tarde, naquelas horas onde o sol não está muito forte e é agradável sair para a rua. Uma caminhada diária de 20 minutos é uma coisa muito fácil de fazer, seja sozinho ou na companhia de outra pessoa.
É verdade que podemos cuidar tão efetivamente de nossa saúde caminhando durante menos de meia hora? A Universidade de Illinois (Estados Unidos) fez um estudo interessante em 2013, que foi posteriormente publicado na revista “Neuroscience”. A seguir, mostraremos todas as descobertas feitas por estes pesquisadores:
Recomendamos a leitura: 7 benefícios de caminhar todos os dias
1. Melhoras cognitivas
- Realizar uma caminhada diária de 20 minutos melhora as funções cognitivas. O cérebro fica oxigenado e relaxa, obtém novos estímulos, recebe um maior aporte sanguíneo e favorece a sintetização de endorfinas (os hormônios do bem-estar).
- Se o exercício for constante e diário, funções básicas como a atenção, a memória e o processamento de informações melhorarão notavelmente.
- Saiba que, em certos momentos, caímos em uma rígida rotina na qual a monotonia afeta nosso rendimento e motivação. Algo tão simples como sair para caminhar nos põe em contato com a natureza ou com a cidade, ativa nosso coração e nosso cérebro. Poucas coisas são tão gratificantes.
2. Um bom tratamento para a depressão
- As pessoas que atravessam períodos de tristeza ou depressão tendem a preferir ambientes com baixa estimulação: pouca luz, pouco som e contato social. Algo tão simples como sair para caminhar pode melhorar o ânimo e o contato da pessoa com o mundo.
- Andar, respirar profundamente e pôr nosso coração para funcionar em um ritmo equilibrado atua como relaxante para o cérebro. É precisamente neste estado de bem-estar que nossos pensamentos começam a se relacionar. Vemos as coisas de outra maneira, de um modo menos negativo e onde os problemas já não parecem tão graves como eram antes.
- Se adquirirmos o saudável costume de caminhar diariamente por 20 minutos, não somente estaremos cuidando de nossa saúde, mas também estaremos nos enchendo de emoções positivas capazes de combater a depressão.
3. Um simples modo de cuidar do coração
- Uma caminhada diária de 20 minutos é a aliada perfeita para cuidar da saúde cardiovascular. Aumenta a força de nosso coração e sua capacidade para bombear o sangue.
- As artérias se tornam mais elásticas e podem se dilatar muito melhor para permitir a circulação sanguínea.
- Você sabia que com esta simples caminhada diária podemos combater a hipertensão arterial? É verdade, e não importa a idade: o quanto antes você pôr isto em prática, mais cedo poderá prevenir muitas dessas doenças que, em certos casos, são hereditárias.
- Também previne a aparição da diabetes, já que melhora nosso metabolismo e o nível de açúcar no sangue.
4. Mais benefícios
- Você sabia que uma caminhada diária de 20 minutos fortalece o sistema ósseo? Não precisa realizar grandes esforços nem se esgotar. Algo tão simples como sair para caminhar todos os dias pode prevenir a osteoporose.
- Andar favorece também o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre. A caminhada ajuda a limpar o organismo e a melhorar as funções digestivas.
- Andar regularmente fortalece as pernas. As mulheres são precisamente as que mais sofrem com problemas de circulação, varizes e desgastes no joelho. Algo tão simples quanto uma caminhada vai melhorar e endurecer os músculos e os ossos das pernas, prevenindo muitos destes problemas.
Nunca é tarde para começar. Não importa se não estiver acostumado a fazer nenhum exercício: uma simples caminhada diária de 20 minutos sempre é fácil de cumprir. Basta achar o momento e o tempo para se desconectar de tudo e relaxar.
Use um bom calçado que mantenha seus pés firmes, coloque uma roupa confortável e leve uma garrafinha de água para se hidratar. Comece sempre com um ritmo pausado, para depois acelerar um pouco, mas sem chegar a correr.
Trata-se simplesmente de andar em um passo rápido durante 15 minutos, para finalizar com outros 5 de um modo mais relaxado.
O ideal seria fazer uns 2 quilômetros diários. Se pouco a pouco você for aderindo a este hábito, estará cuidando de sua saúde de uma forma gratificante e simples. Vamos começar hoje mesmo?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cosman, F., de Beur, S. J., LeBoff, M. S., Lewiecki, E. M., Tanner, B., Randall, S., & Lindsay, R. (2014). Clinician’s guide to prevention and treatment of osteoporosis. Osteoporosis international, 25(10), 2359-2381. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4176573/. Accessed 31/03/2020.
- Craft, L. L., & Perna, F. M. (2004). The benefits of exercise for the clinically depressed. Primary care companion to the Journal of clinical psychiatry, 6(3), 104. Available at: https://doi.org/10.4088/PCC.v06n0301. Accessed 31/03/2020.
- Fundación Española del Corazón (2017). Caminar, un placer muy cardiosaludable. Available at: https://fundaciondelcorazon.com/blog-impulso-vital/2962-caminar-un-placer-muy-cardiosaludable.html. Accessed 31/03/2020.
- Leisman, G., Moustafa, A. A., & Shafir, T. (2016). Thinking, walking, talking: integratory motor and cognitive brain function. Frontiers in public health, 4, 94. Available at: https://doi.org/10.3389/fpubh.2016.00094. Accessed 31/03/2020.
- Mayo Clinic (2017). Depresión y ansiedad: hacer ejercicio puede aliviar los síntomas. Available at: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/depression/in-depth/depression-and-exercise/art-20046495. Accessed 31/03/2020.
- Morita, E., Yokoyama, H., Imai, D., Takeda, R., Ota, A., Kawai, E., … & Okazaki, K. (2019). Aerobic exercise training with Brisk walking increases intestinal Bacteroides in healthy elderly women. Nutrients, 11(4), 868. Available at: https://doi.org/10.3390/nu11040868. Accessed 31/03/2020.
- Murtagh, E. M., Murphy, M. H., & Boone-Heinonen, J. (2010). Walking–the first steps in cardiovascular disease prevention. Current opinion in cardiology, 25(5), 490. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3098122/. Accessed 31/03/2020.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.