Os 5 melhores exercícios para fortalecer o core
Existem vários exercícios para fortalecer o core. Na maioria dos casos podemos fazê-los em casa, no parque ou na praça mais próxima, já que não é necessário nenhum tipo de equipamento para executá-los.
No entanto, para outros exercícios precisaremos de alguns elementos e talvez até de um treinador profissional. Portanto, é uma boa opção ir à academia.
O core é a área intermediária do nosso corpo. Trabalhar a musculatura dessa região é importante para conseguir mais estabilidade, equilíbrio e uma postura melhor. Além disso, nos ajudará a ter um melhor desempenho nas atividades diárias e nos esportes.
Os exercícios mais recomendados para fortalecer o core
O fortalecimento da musculatura da zona central é fundamental para atingir a estabilidade e ganhar força, o que nos proporcionará um melhor rendimento nas atividades tanto diárias quanto esportivas. Para trabalhar a zona média existem exercícios que focam nos músculos abdominais, lombares, do assoalho pélvico, glúteos e coluna vertebral.
A seguir apresentamos uma lista de exercícios ideais para fortalecer o core e alcançar um núcleo estabilizado e forte.
1. Pranchas abdominais
As pranchas utilizam o peso do nosso próprio corpo e ajudam a aumentar a resistência. Podemos fazer pranchas isométricas ou dinâmicas, o importante é conseguir a posição correta em cada uma das variações e mantê-la pelo tempo estipulado para trabalhar a resistência.
Estas são algumas das pranchas que podemos fazer em casa:
- Tradicional: de bruços, com os antebraços apoiados no chão, as pernas estendidas e a planta dos pés apoiada.
- Invertida ou supino: é feito na posição deitada de costas, com os braços estendidos e as mãos apoiadas no chão; pernas estendidas e calcanhares como ponto de apoio.
- Lateral: é executada com a pessoa deitada de lado. Um pé é colocado sobre o outro, ou seja, apenas um pé está apoiado no chão. Também usamos somente uma das mãos como apoio, enquanto a outra pode ficar na cintura. O torso deve sempre permanecer reto.
- Dinâmica: é realizada com movimentos coordenados. Os mais comuns são a dinâmica tradicional e a prancha Superman.
2. Elevação de pernas
A maneira mais fácil é fazer este exercício é deitado sobre um colchonete ou na grama, com o rosto para cima. As mãos são colocadas sob os quadris ou ao lado do corpo e as pernas esticadas se movem para cima e para baixo ao mesmo tempo de maneira controlada.
Quando baixamos as pernas elas não devem tocar o chão, o que manterá o abdome tenso. São trabalhados o reto abdominal, os músculos transverso profundo e dorsal.
3. Roda abdominal
A roda abdominal possui dois pontos de agarre. Para realizar o exercício devemos nos posicionar de joelhos, agarrar esses pontos e deslizar com os braços estendidos para frente e para trás de forma alternada e controlada.
Quanto mais estiramos o tronco para a frente, mais ativos ficarão os músculos da zona intermediária. Esse exercício é ideal para tonificar os músculos em geral, aumentando a resistência física e queimando calorias.
4. Escaladas ou escaladores
Também chamados de alpinistas, esse é um exercício de combinação de prancha isométrica com elevações, neste caso de joelhos. As escaladas ajudam a fortalecer os músculos de todo o corpo e, claro, do core.
A escalada é realizada da seguinte forma:
- Deitamos de bruços na posição de prancha.
- Braços e pernas devem ser estendidos, com o apoio das mãos e pontas dos pés.
- Devemos manter o torso reto.
- Elevamos um joelho diagonalmente para trazê-lo ao cotovelo oposto.
- Em seguida trazemos o outro joelho até o outro cotovelo.
- O exercício deve ser repetido alternadamente até que a série seja concluída.
5. Abdominal na polia
Esse movimento é feito em uma máquina. Devemos prestar atenção à postura e ao peso que usamos para evitar lesões.
É importante consultar um treinador para realizá-lo corretamente. O ideal é começar com cargas moderadas ou baixas e aumentá-las progressivamente.
Veja como executá-lo passo a passo:
- Nos ajoelhamos abaixo da polia.
- Seguramos a polia com as duas mãos atrás do pescoço.
- Inclinamos o corpo para a frente em um movimento de compressão abdominal.
- Voltamos à posição inicial de forma controlada.
- O exercício é repetido pelo número de vezes estipulado.
Benefícios do treinamento da zona média do corpo
O fortalecimento da área do core traz vários benefícios para a saúde geral e também em relação à estética, visto que melhoramos a postura e tonificamos os músculos. Por outro lado esses exercícios devem ser complementados com outros tipos de atividades e acompanhados de uma alimentação específica de hábitos saudáveis.
Estes são alguns dos benefícios fornecidos pelos exercícios para fortalecer o core:
- Melhora a coordenação.
- Proporciona um maior equilíbrio.
- Possibilita uma melhor postura corporal.
- Queima calorias.
- Aumenta a força muscular.
- Ajuda a prevenir lesões.
Também pode te interessar: Abdominais inversos: o que são e como fazê-los?
Dê equilíbrio ao seu corpo e à sua vida!
Se formos iniciantes o ideal é começar com exercícios menos exigentes. Aos poucos os músculos começarão a se a fortalecer.
À medida em que nos sentimos melhor e progredimos, podemos passar para os exercícios mais complexos. O mais importante no início é conseguir as posturas e a técnica corretas. Se fizermos muitas repetições ou adicionarmos carga mas não nos exercitarmos da maneira certa corremos o risco de sofrermos lesões.
Finalmente, sempre que iniciamos uma atividade física dependemos de nós mesmos. Foque nos seus objetivos e organize a sua rotina para dedicar um momento do dia para fazer exercícios, o que será benéfico para o restante das sua vida.
Não se esqueça de que, para que isso valha a pena, é preciso manter a constância e acompanhar a atividade física com uma alimentação adequada, hábitos saudáveis e bom um descanso. É hora de começar a equilibrar o seu corpo e a sua vida!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Amiruddin, M. & Wiriawan, O. & Muhammad, M. (2023). Strength and Balance Improvement with Plank Exercise Variations. COMPETITOR: Jurnal Pendidikan Kepelatihan Olahraga, 15(2), 1-16. https://www.researchgate.net/publication/373357542_Strength_and_Balance_Improvement_with_Plank_Exercise_Variations
- Badau, D., Badau, A., Manolache, G., Ene, M. I., Neofit, A., Grosu, V. T., Tudor, V., Sasu, R., Moraru, R., & Moraru, L. (2021). The Motor Impact of the Static Balance in the Up Plank Position on Three Different Balls in Physical Activities of Physical Education Students. International journal of environmental research and public health, 18(4), 1-14. https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7922917/
- Bingley, S., Witchalls, J., McKune, A., & Humberstone, C. (2019). The burpee enigma: Literature review. Abstracts/Journal of Science and Medicine in Sport, 22(S2), S75-S115. https://www.researchgate.net/publication/336282561_The_Burpee_Enigma_Literature_Review
- Demont, R. G., Lephart, S. M., Giraldo, J. L., Giannantonio, F. P., Yuktanandana, P., & Fu, F. H. (1999). Comparison of two abdominal training devices with an abdominal crunch using strength and EMG measurements. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, 39(3), 253-258. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10573670/
- Gong W. (2018). The effects of the continuous bridge exercise on the thickness of abdominal muscles in normal adults. Journal of Physical Therapy Science, 30(7), 921-925. https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6047969/
- Harvard Health Publishing. (2019). Straight talk on planking. Harvard Health. https://www.health.harvard.edu/blog/straight-talk-on-planking-2019111318304
- Jaiswal, P. R., Ramteke, S. U., & Shedge, S. (2024). Enhancing Athletic Performance: A Comprehensive Review on Kettlebell Training. Cureus, 16(2), 1-12. https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10910645/
- Juan-Recio, C., López-Vivancos, A., Moya, M., Sarabia, J. M., & Vera-Garcia, F. J. (2015). Short-term effect of crunch exercise frequency on abdominal muscle endurance. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, 55(4), 280-289. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25853876/
- Koh, H. W., Cho, S. H., & Kim, C. Y. (2014). Comparison of the Effects of Hollowing and Bracing Exercises on Cross-sectional Areas of Abdominal Muscles in Middle-aged Women. Journal of Physical Therapy Science, 26(2), 295-299. https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3944309
- Park, D. J., & Park, S. Y. (2019). Which trunk exercise most effectively activates abdominal muscles? A comparative study of plank and isometric bilateral leg raise exercises. Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, 32(5), 797-802. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30856100/
- Reeves, G. (10 de marzo de 2022). What muscles do mountain climbers work? Healthline. https://www.healthline.com/health/fitness/what-do-mountain-climbers-work