O tempo cura tudo?

Embora tenhamos a convicção de que o tempo cura tudo, a verdade é que ele precisa da nossa ajuda. Devemos fazer nossa parte para curar a ferida e sorrir novamente.
O tempo cura tudo?

Última atualização: 29 Agosto, 2021

Quantas vezes você já ouviu que o tempo cura tudo? Sempre que passamos pelo fim de uma relação ou qualquer outra situação em um relacionamento que literalmente nos destrói, isso vai desencadear um período muito difícil que precisaremos superar.

Mas será que fazemos isso da melhor maneira? Esperemos que o “destino” nos cure de toda essa dor? O tempo é necessário para nos curarmos, mas ele não cura tudo se não fizermos um esforço. A responsabilidade de curar é nossa, não do tempo.

O tempo cura, mas cada dor tem seu tempo

A dor precisa do seu próprio tempo

Seria irracional pensar que podemos consertar e curar uma ferida em um certo tempo ou muito rapidamente. Não é assim que as coisas acontecem. Além disso, não podemos prever quanto tempo esse período de “cura” vai durar.

Diante de tudo isso, há algo que nunca podemos fazer, que é viver no passado e deixar essa ferida aberta para sempre. Isso pode fazer com que continuemos a sofrer, então a primeira coisa é curar bem a ferida e depois lhe dar tempo para sarar.

Muitas pessoas ao seu redor vão sugerir que você se distraia, faça coisas novas, saia com seus amigos… Isso pode ser muito positivo, mas não é recomendado que você use essas medidas como solução para o seu problema.

Essa distração será um bálsamo momentâneo, mas mais cedo ou mais tarde a dor voltará.

Dê um tempo para a sua dor. Pode ser uma questão de um mês, talvez de alguns meses, e às vezes você terá que esperar um ano. Tudo depende da origem dessa dor. Mas não tenha pressa. Quando tudo voltar a ficar bem, quando tudo tiver sarado, você saberá e olhará para aquela cicatriz sem sentir nada.

Não cruze os braços: assuma o controle

Embora o tempo seja necessário, há algo que nunca podemos fazer: cruzar os braços. São muitas as pessoas que deixam a solução deste problema nas mãos do “destino”, ou esperam que o tempo cure as suas feridas.

Isso não funciona assim. Você deve assumir o controle de sua vida e se esforçar para ajudar nesse processo de cura. O tempo, por si só, não tem tanto poder para assumir total responsabilidade pelo que está acontecendo com você. Você também deve fazer a sua parte.

Como você pode assumir o controle? O que deve fazer? Aqui estão algumas dicas importantes para assumir o controle da sua vida novamente.

Deixe o passado para trás

O passado está aí para nos lembrar daquelas experiências que nos fizeram aprender, tudo o que vivemos, mas que já ficou para trás.

Agora é a hora de parar de viver naquele passado. Você deve deixá-lo ir e seguir em frente. Concentre-se no seu presente, porque agora é o que importa.

Procure ajuda

Somos fortes, isso é claro, mas em muitos casos é melhor procurar ajuda. Conte com todas as pessoas em quem você confia, que podem ajudá-lo a seguir em frente, para ver a vida a partir de uma nova perspectiva.

Que você nunca tenha vergonha de pedir ajuda, porque há muitas pessoas dispostas a ajudá-lo.

Seja otimista

Você deve abrir a sua mente e ver a vida com otimismo. Você passou por um período muito difícil, mas isso não significa que seja o fim do mundo. Superamos tudo, mais cedo ou mais tarde, então ponha um sorriso no rosto e continue! A vida é linda, viva-a!

Perdoe e perdoe-se

Perdoe a si mesmo

Há algo que costuma ser mais difícil do que perdoar os outros: perdoar a nós mesmos. Embora não acreditemos, isso é algo essencial e importante para superar qualquer dificuldade. Algo que nos permitirá deixar o passado para trás e seguir em frente.

Não viva com ressentimento, pois isso fará com que sua ferida não se feche.

Você já deixou nas mãos do tempo uma responsabilidade que era só sua? A dor é algo que devemos curar por nós mesmos. É verdade que o tempo ajuda, mas ajuda a cicatrizar, não a curar.

Seja corajoso e assuma o controle. A vida é linda, mesmo que você não a veja dessa forma agora. Viva e seja feliz, porque você merece.

Pode interessar a você...
8 estratégias para fazer o tempo render mais
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 estratégias para fazer o tempo render mais

Saber administrar o tempo para ser mais produtivo é uma habilidade. Aqui estão algumas estratégias para a fazer o tempo render mais.



  • Vassilikopoulou, A., Siomkos, G., Chatzipanagiotou, K., & Pantouvakis, A. (2009). Product-harm crisis management: Time heals all wounds?. Journal of Retailing and Consumer Services, 16(3), 174-180.
  • Rossman, B. R. (2001). Time heals all: How much and for whom?. Journal of Emotional Abuse, 2(1), 31-50.
  • Shaw, M. (2001). Time heals all wounds?. Crime Prevention Studies, 12, 165-198.