Autocontrole em crianças: ensine-as a tê-lo

Como conseguir o autocontrole em crianças? Quer que seu filho fique calmo? Você deve ajudá-lo a manter o controle de suas emoções. Desta forma poderá reagir da maneira certa nas situações desconfortáveis.
Autocontrole em crianças: ensine-as a tê-lo

Última atualização: 05 Fevereiro, 2019

Seu filho faz birras, grita com as pessoas, e até mesmo as magoa? O autocontrole em crianças é fundamental para seu posterior desenvolvimento. Se essa situação lhe incomoda e você quer consertá-la, o primeiro passo é identificar os casos de rebelião de seu filho. Não se preocupe se você tem visto quanto o seu pequeno comete ações indevidas, porque aqui encontrará a solução.

O autocontrole em crianças pode ser alcançado. Mantendo um bom relacionamento com seu filho, você pode mudar maus hábitos. Desta forma, pode até aprender mais sobre ele ou ela, e assim poderá contribuir para o desenvolvimento do seu ser mais amado.

Descubra por que é importante o autocontrole em crianças

Não há nada melhor que um filho disciplinadoAlguns dos benefícios do autocontrole em crianças é que sejam jovem participativos em diferentes atividades extracurriculares, uma média acadêmica melhor, e uma pessoa melhor em sua casa.

Por não levar isso em conta, podem ser criadas certas consequências. Entre elas, pode ser a atitude negativa constante que seu filho pode ter com os outros, como falar com palavrões e machucá-los psicológica e até fisicamente.

Descubra por que é importante o autocontrole em crianças

Depois de ter tomado essas ações, isso vai fazer você ser vista como uma mãe do futuro. Você poderá ver quão maduro e independente seu filho está, ao compartilhar isso com outros casais com filhos. Tudo foi graças a você, porque você pode ensinar-lhe o que foi preciso para ser uma pessoa melhor.

Elas têm um comportamento melhor na escola

O autocontrole em crianças pode motivá-las a melhorar seu desempenho acadêmico. Desta forma, você pode incentivar seu filho a estudar mais e se inscrever em atividades dentro de sua escola, como debates e centros de estudo. Assim, poderá aprender novas atitudes que o ajudarão em seu desenvolvimento pessoal.

Se o seu filho por causa de atitudes ruins não tiver colegas, ter autocontrole resolverá isso. As amizades ensinam coisas novas, inclusive a reconhecer erros. Ao ajudá-lo a estar com novas pessoas, seu filho poderá aprender novos e melhores hábitos para sua vida.

Elas têm um bom relacionamento familiar

Um bom relacionamento familiar contém uma série de valores importantes, como o respeito, a solidariedade, e a confiança. Para ter essa experiência como mãe, ensine a relevância desses princípios humanos para o seu filho. Nós garantimos que se você lhe ensinar sobre o autocontrole, ele ou ela irá aplicá-lo no seu dia a dia.

Compartilhar é uma das melhores ações que o ser humano faz. Você pode passar mais tempo com seu filho e outros familiares, para melhorar o relacionamento entre vocês. Além disso, compartilhar sua bebida preferida com seu filho pode melhorar seus laços, mas sempre com autocontrole, para evitar o abuso de confiança.

Elas são independentes

O autocontrole em crianças também pode gerar maior maturidade nas mesmas. Elas podem começar a iniciar atividades e projetos mais adequados aos seus gostos. Desta forma, a sua independência poderá ser definida com o passar do tempo, mas graças à mãe que tanto lhe ensinou a ser o melhor.

O autocontrole em crianças pode gerar independência

Outro sinal de independência são as metas. Desde a infância as crianças se propõem objetivos de forma inconsciente, já que iniciam atividades de maior interesse para elas. Se você oferecer seu apoio como mãe, certamente o belo relacionamento entre vocês irá melhorar.

Elas resolvem problemas

Por impulso às vezes criamos grandes problemas, mas com o autocontrole nas crianças isso pode ser resolvido. Se percebermos a razão de um conflito, isso pode ser resolvido com a comunicação. Desta forma você pode evitar brigas com familiares e amigos. Reconhecer desde cedo a melhor forma de resolver um problema, haverá vários benefícios no futuro. Por exemplo, você pode evitar conflitos com alguma autoridade, parceiro ou familiar.

Atividades para ensinar o autocontrole em crianças

Há casos de crianças que, para terem autocontrole, devem realizar atividades. Se assim for, podem liberar certas frustrações pessoais que podem ser geradas desde a infância. Fazer algo mais do que ir à escola e estar em casa poderá ajudá-lo em seu crescimento físico e mental.

Fazer atividades desde a infância traz vários benefícios. Alguns deles são um melhor desenvolvimento físico e mental da criança, bem como a criação de novas amizades. Além disso, esta começará a conhecer seus verdadeiros gostos e o que lhe apaixona, o que será um guia para o seu futuro.

Atividades desportivas

O comportamento das crianças, principalmente nos meninos, pode ser melhorado com a prática de seus esportes favoritos. Se o seu filho gosta de futebol, beisebol, ou voleibol, você pode procurar nos centros esportivos mais próximos de sua casa essa atividade, para inscrevê-lo e apoiá-lo nesta nova experiência.

Atividades para ensinar o autocontrole em crianças

Atividades artísticas

Existem diferentes atividades artísticas que geram mais expressão em crianças. O teatro, a dança, e a pintura podem ser uma válvula de escape para o seu filho, que podem gerar nele um melhor autocontrole.

Conclusão

Deixar-se vencer pelos problemas nos afasta das boas experiências. É por isso que recomendamos que você ajude e compreenda seu filho toda vez que ele expressar comportamento impróprio ou rebelião. O relacionamento com uma criança é criado pouco a pouco. Ao ser acompanhado para novas atividades onde possa descobrir novos talentos e pessoas, seu filho poderá ter uma maior confiança e carinho para com sua mãe.

Quando éramos pequenos víamos nossos pais como grandes heróis, procurando um jeito de ser como eles. Este pode ser o caso do seu filho, e é por isso que recomendamos que você dê o seu melhor como pai ou mãe, porque desta forma terá o melhor filho do mundo.

Pode interessar a você...
Por que algumas crianças se comportam mal na presença de sua mãe?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Por que algumas crianças se comportam mal na presença de sua mãe?

O sexo dos pais exerce uma influência diferente nas crianças, e também incide de forma diferente no comportamento dos filhos.

 



  • G., T. (2011). Hábitos de la práctica lúdica y deportiva en niños y niñas en edad escolar: Un estudio Transversal. Revista Digital de Educacion Fisica.
  • Cáceres Guillén, M. A. (2010). La expresion corporal, el gesto y el movimiento en la edad infantil. Temas Para La Educacion.
  • Fernandes Sisto, F., Marín Rueda, F., & Urquijo, S. (2010). Relación Entre Los Constructos Autocontrol Y Autoconcepto En Niños Y Jóvenes. Liberabit. Revista de Psicología.