6 conselhos para aliviar a dor emocional e ser mais feliz
As dores físicas podem ser aliviadas com a ajuda de analgésicos ou medicamentos similares. No entanto, quando as dores são produto de uma dificuldade emocional, costumam ser difíceis de tratar. Dessa forma, é preciso esperar um certo tempo até que sejam superadas.
A maneira de enfrentar as dores varia de pessoa para pessoa. Quase sempre, ela depende da situação que causou a dor e do apoio recebido por cada um após o golpe inicial.
Há quem aprenda a assumir as dores como experiências enriquecedoras para a vida. No entanto, outros a transformam em um impedimento para seguir avançando.
Neste último caso, é primordial prestar bastante atenção, já que a dor pode se converter em algo crônico e, de fato, em alguns casos pode até desencadear condições de saúde físicas.
A atitude ao enfrentar a situação e as decisões que forem tomadas são determinantes para superar esse tipo de problema. No entanto, não se esqueça de consultar um médico antes que a situação se agrave demais, já que as dificuldades emocionais podem acabar causando uma depressão.
A depressão é uma doença muito comum na atualidade, conforma afirma este estudo realizado pela Universidad de Chile. Isso a transforma em um problema muito perigoso, que devemos enfrentar o mais rápido possível.
Uma vez feita esta advertência, dê uma olhada nesta série de conselhos. Eles serão muito úteis em algumas situações de recaída.
1. Tome o tempo que for necessário
Sentir o alívio da dor emocional e ver tudo com mais clareza é algo que requer tempo. Ainda que tenhamos a necessidade de sermos felizes o quanto antes, em algumas situações é melhor deixar que o tempo cure a dor da sua devida forma, sem reprimi-la.
Descanse, deixe que as feridas se curem e assegure-se de se recuperar por completo para das as boas-vindas a novas oportunidades que surgirão.
Lembre-se de ser amável consigo mesmo e acredite que tudo passa, e que algo melhor está por vir.
2. Seja consciente do seu sofrimento
Temos a capacidade de observar a dor, as angústias, as frustrações e todos os sentimentos negativos que nos fazem pensar que tudo está escuro.
Esta habilidade nos permite ser conscientes do sofrimento e, de uma ou outra forma, nos diz que as coisas não podem continuar assim.
Escolha não se identificar mais com as experiências ruins. Pare de alimentar diariamente aquilo que traz a sua dor à tona. Não deixe que ela se aproprie da sua vida.
3. Dedique um tempo a estar sozinho para aliviar a dor emocional
Quando estamos apaixonados, o tempo que compartilhamos com a pessoa amada é valioso e parece dar sentido às nossas vidas. No entanto, chegada a etapa do desamor, fica um forte vazio que nos faz sentir a vida pesada e difícil de aguentar.
O luto romântico tem fases, segundo este estudo realizado pela Universidad Nacional Autónoma de México, mas vai acabar em algum momento. Basta ter paciência e confiar em si mesmo, mesmo que isso pareça quase impossível.
No entanto, se passarmos este tempo sozinhos para alimentar nossa autoestima, podemos trazer à tona nossas melhores qualidades para nos tornarmos versões melhores de nós mesmos.
Aproveite a solidão para reconhecer, amar e apreciar as partes maravilhosas de você mesmo. Pode ser que você ainda não as conheça.
Procure descansar e busque praticar atividades que geram prazer e proporcionem bem-estar próprio.
Evite tomar decisões precipitadas
Por causa da dor emocional e psicológica, algumas pessoas agem com imprudência sem pensar nas possíveis consequências. É importante nos controlarmos, porque podemos piorar a situação ou fazer escolhas que, na realidade, não queremos para nós.
Quanto mais dor você estiver sentindo, maiores serão as chances de tomar uma decisão inapropriada por um simples impulso.
Procure se acalmar, chore se necessário, e medite durante alguns dias antes de decidir o que você realmente deseja fazer.
Busque apoio para aliviar a sua dor emocional
As pessoas que lhe oferecem coisas positivas em sua vida são as que realmente valem a pena. Rodeie-se daqueles que sempre estão procurando formas de fazê-lo rir, que, ao menos, tentam distraí-lo com alguma atividade especial.
O apoio emocional é fundamental para lidar com a dor e os sentimentos negativos que costumam acompanhá-la.
Os conselhos, as palavras de compreensão e um simples sorriso podem mudar nossa forma de pensar diante de uma dificuldade.
Leia também: Devemos esquecer a dor para começar de novo
Pare de se apegar e se prender
Ame as coisas, mas evite se prender a elas para não ter sofrimentos posteriores. Aceite a ideia de que nada nesta vida dura para sempre, e nada lhe pertence realmente, por mais que você se sinta seguro em relação a isso.
Atreva-se a viver cada instante como se fosse o último e aproveite cada oportunidade que cruzar o seu caminho.
Se você aprender a enxergar o lado bom de cada coisa, vai poder ajudar a si mesmo a ser mais feliz. Grande parte dos nossos problemas são o resultado deste desejo apaixonado de nos apegarmos às coisas que entendemos como duradouras ou eternas, mas que não o são.
Preste atenção!
Ninguém, por mais forte que pareça, tem o poder de abandonar suas tristezas e dores da noite para o dia.
Este é um processo complexo, mas podemos realizá-lo aos poucos com a ajuda de novos sonhos e expectativas, alguma motivação e muita atitude.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bisquerra Alzina, R. (2011). Educación emocional. Padres y Maestros. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
- Sáenz-López Buñuel, P., Díaz Martínez, P., Caruana Vañó, A., Font de Mora Turón, A., Reig Ferrer, A., Olivera Betrán, J., … Herrera, F. (2008). Aplicaciones educativas de la psicología positiva. Aplicaciones Educativas de La Psicología Positiva. https://doi.org/10.1016/j.pse.2016.11.001