O que pode causar hemorroidas e como tratá-las?

· 29 de setembro de 2014
Uma alimentação pobre pode ser a causa desta condição. Devemos optar por uma dieta rica em fibras e alimentos que favoreçam o trânsito intestinal.

Para entender o que pode causar hemorroidas, primeiramente devemos saber que se tratam de inflamações que aparecem nas veias da zona inferior do reto ou do ânus.

Essas veias, ao se dilatarem em excesso, se tornam uma espécie de veias varicosas. Estas inflamações são muito incômodas e inclusive chegam a ser dolorosas. Podem ser de nível interno, externo ou em ambas as partes ao mesmo tempo.

Quais são os sintomas das hemorroidas?

Quando as hemorroidas são leves, não tendem a apresentar sintomas que indiquem que algo está realmente acontecendo. Entretanto, quando a situação se agrava, os seguintes sintomas podem ser observados:

  • Sangramento ao defecar.
  • Prolapso: uma espécie de nódulo que aparece quando as hemorroidas saem do interior do ânus. Às vezes podem ser dolorosas e difíceis de introduzir de novo.
  • Secreção: um muco que se origina da própria mucosa anal, o qual comumente é produzido pelas hemorroidas internas.
  • Irritação: ocorrem normalmente junto com a secreção, tendem a causar coceira e sensação de queimação.
  • Dor: quando a hemorroida é interna, não tende a apresentar este sintoma. No entanto, quando é externa, a pressão do anel anal produzirá incômodos e dor.

Leia também: 6 formas de curar hemorroidas naturalmente

Alimentos que podem causar hemorroidas

A alimentação tende a ser a causa principal do desenvolvimento de hemorroidas. Uma má alimentação pode causar prisão de ventre, diarreia e outros problemas digestivos que afetam a área em que se produz este problema. E como consequência surge este incômodo.

Existem certos alimentos que influenciam mais que outros no desenvolvimento das hemorroidas. Assim, ao conhecê-los será interessante começar a reduzir seu consumo e optar por uma dieta com alimentos mais saudáveis. A seguir mencionaremos os alimentos que mais podem causar hemorroidas. 

Alimentos açucarados

os alimentos açucarados podem causar hemorroidas

Quando incluímos na dieta altas doses de açúcar refinado, somos mais propensos a sofrer de prisão de ventre, movimentos intestinais tensos e finalmente inflamação das veias retais e anais. Estes tipos de alimentos tendem a causar hemorroidas. Logo, enquanto continuamos  incluindo grandes quantidades destes alimentos em nossa dieta, será muito difícil resolver.

O consumo excessivo de açúcar também pode influenciar no desenvolvimento de outros problemas de saúde não apenas o refluxo ácido, úlceras, síndrome do intestino irritável, diverticulite, doença celíaca, câncer de cólon, como também pancreatite, cirrose, hérnias, entre outros.

Veja: Menus para aliviar a prisão de ventre que você vai gostar

Alimentos salgados

Está claro que o consumo excessivo de sal é um dos causadores da hipertensão. Ao se elevar a pressão arterial, as veias do reto e do ânus estão mais propensas a se inflamarem e a desenvolver hemorroidas.

Bebidas alcoólicas

as bebidas alcoólicas podem causar hemorroidas

Ser consumidor de bebidas alcoólicas é um fator que pode causar hemorroidas. Estes tipos de substâncias desidratam o organismo e como consequência causam má digestão e prisão de ventre.

Outras causas das hemorroidas

Além de uma má alimentação, as hemorroidas também podem ser causadas por outros fatores comuns como, por exemplo, a gravidez.

Além de não só ficar sentado no vaso sanitário durante muito tempo, como também o envelhecimento, a genética, a obesidade, a má digestão, os movimentos intestinais bruscos, o esforço durante as evacuações e algumas doenças como a cirrose hepática.

Tratamento para as hemorroidas

As hemorroidas são um problema causado principalmente por uma má alimentação, é por isso que a primeira etapa para tratar este problema é optar por uma dieta saudável, rica em fibras e alimentos hidratantes que favoreçam o bom funcionamento digestivo. Também se deve consumir pelo menos 2 litros de água diários e ter hábitos saudáveis como o exercício.

Terapias frias

Para reduzir a inflamação que se produz na área do reto e do ânus, um dos remédios mais efetivos será colocar uma bolsa com gelo ou algo muito frio nesta área.

Alho

o alho ajuda a tratar as hemorroidas

O alho é um tratamento forte contras as hemorroidas e muito efetivo. Reduz a inflamação e é ideal para aquelas hemorroidas que vêm da parte interna do ânus, já que ajuda a encolher aqueles nódulos que são incômodos e dolorosos.

Aplique uma pequena quantidade de alho diretamente sobre a área afetada, de imediato você sentirá uma sensação de ardor, mas isto terá um efeito anti-inflamatório. Deixe atuar por 2 minutos e depois tome um banho para retirar o alho.

Banho quente

A água quente possui um efeito relaxante e anti-inflamatório. Para reduzir as moléstias, a dor e o inchaço das hemorroidas, pegue água quente e coloque em uma bacia, se sente por 15 minutos sobre ela e repita o processo todos os dias.

Sementes de linhaça

sementes de linhaça para tratar as hemorroidas

Incluir na dieta sementes de linhaça é ideal para reduzir o risco de sofrer com as hemorroidas e também é perfeito para tratá-las. As sementes de linhaça são ricas em fibras, absorvem muita água e formam uma massa gelatinosa, que favorece a boa digestão, ajuda a eliminar os resíduos corretamente, previne a prisão de ventre e atua como um laxante natural.