7 remédios caseiros para tratar as varizes

· 24 de janeiro de 2017
Para evitar o surgimento ou a piora das varizes, devemos evitar um estilo de vida sedentário e, tanto quanto possível, recorrer a um tratamento nos estágios iniciais para reverter a situação.

As varizes ou veias varicosas são dilatações que não permitem o retorno do sangue para o coração e que afetam principalmente os membros inferiores. Elas ocorrem quando há uma alteração que impede o fluxo adequado do sangue. Este artigo vai explicar quais são os melhores remédios caseiros para tratar as varizes. Não perca!

Por que as varizes surgem?

As varizes se desenvolvem quando as válvulas venosas não se fecham adequadamente e se dilatam devido ao acúmulo do sangue. Os fatores de risco para este problema (que geralmente afeta as mulheres adultas) são:

Obesidade

Se as pernas forem de maior espessura, elas exigem um maior suprimento de sangue das artérias, que logo devem drenar as veias. Isso favorece a sobrecarga e a falha precoce.

Sedentarismo

mulher-lendo-livro-sentada

Quando ficamos sentados muitas horas por dia, tanto a bomba de retorno venoso quanto os músculos das pernas não podem atuar de forma eficaz. Por isso o sangue se estanca e há uma sobrecarga valvular que resulta nas varizes.

Ficar em pé

Tanto ficar em pé como sentado altera o exercício do músculo e não permite um retorno completo do sangue, porque ele sempre precisa trabalhar contra a gravidade.

Contraceptivos

Essas pílulas causam a retenção de líquidos e insuficiência nas válvulas das veias reticulares. As mulheres que usam contraceptivos notam mudanças nas pernas e o aparecimento das “aranhas” vasculares.

Antecedentes

Podem ser familiares ou pessoais, tanto das varizes, trombose venosa profunda ou problemas nos membros inferiores.

Outros fatores de risco

O tabagismo, a hipertensão arterial e os níveis elevados de colesterol podem ser causas diretas ou indiretas dos problema de varizes.

Os melhores remédios para tratar as varizes

É preciso “atacar” as varizes na sua primeira fase, quando as veias estão apenas levemente dilatadas.

Desta forma, evitaremos que sigam o seu curso em direção ao estágio 2 (desconforto, peso), 3 (alterações na pele e sofrimento do tecido subcutâneo) e 4 (dor grave e infecções).

Os tratamentos naturais mais apropriados em estágios iniciais são:

Mirtilos

Mirtilos

Este pequeno fruto promove a circulação sanguínea graças às suas propriedades anti-hemorrágicas e vasodilatadoras, fortalecendo as paredes das veias. Como se isso não fosse suficiente, os mirtilos são ricos em vitamina P e bioflavonoides.

Você pode comê-los crus como uma sobremesa ou lanche, ou preparar uma infusão com uma colher de oleaginosas em um copo de água. Beba até 2 copos por dia.

Aloe vera (babosa)

É um remédio muito eficaz e popular para aqueles que sofrem com varizes. Um bom tratamento inclui abrir longitudinalmente o talo e colocar a parte interior na área afetada ou remover o gel e espalhá-lo na perna.

Algumas pessoas fazem uma mistura de aloe vera com algumas colheres de sopa de cenoura ralada e vinagre de maçã e a aplicam como uma pomada, deixando agir por 20 minutos.

Visite este artigo: 6 Remédios naturais para desinchar tornozelos, pés e pernas

Cavalinha para tratar as varizes

cavalinha

Há muitas ervas que podem ajudá-lo a obter uma melhor circulação sanguínea e, consequentemente, reduzir as varizes.

Por exemplo, a cavalinha tem muitas propriedades para as veias e artérias que são dignas de nota. Seu consumo promove até mesmo o desaparecimento das varizes em formação.

Não é recomendada para mulheres grávidas com problemas cardíacos ou tromboflebite.

Calêndula

Outra erva que pode ajudar a tratar as varizes é a calêndula. Esta planta possui a capacidade de fazer com que as veias fiquem menos suscetíveis à degeneração produzida com o passar do tempo.

A infusão desta flor repara o tecido danificado, reduz o inchaço dos membros inferiores e alivia a dor.

Nós também podemos encontrar em algumas lojas cremes com pétalas de calêndula. Ou nós mesmos podemos prepará-lo!

Como? Amasse algumas flores com um pouco de água e misture-as com um creme neutro. Aplique todas as noites antes de dormir e não enxágue.

Óleos essenciais para tratar as varizes

oleos-essenciais

As massagens são uma boa solução para quando as pernas doem devido às varizes ou para evitar que o sedentarismo e muitas horas passadas em pé façam um estrago em nosso corpo. O movimento deve ser circular, começando nos tornozelos e trabalhando até as coxas.

Você pode, por exemplo, usar azeite de oliva para facilitar a circulação do sangue e evitar o entupimento das veias. Ao utilizá-lo, certifique-se de que esteja morno.

Cipreste

A casca desta árvore tem muitas propriedades para o tratamento de várias doenças do sistema circulatório e, é claro, das veias varicosas.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas e casca da árvore (20 g)
  • 1 litro de água

Preparação

  • Aqueça o litro de água e, quando estiver em ebulição, adicione as folhas e a casca do cipreste.
  • Permita que a decocção seja realizada durante 10 minutos. Coe e deixe esfriar.
  • Consuma 7 colheres de sopa por dia.

Você também pode usar este tratamento por via tópica, embebendo uma bola de algodão e espalhando pela área afetada.

Castanha-da-índia

tratar as varizes com castanha-da-índia

É considerada um dos melhores remédios caseiros para varizes conhecidos até o momento. É também usada para aqueles que sofrem de flebite porque estimula a circulação do sangue.

Ela tem a capacidade de restaurar a função das veias e das respectivas válvulas.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de casca de castanha-da-índia (50 g)
  • 1 litro de água

Preparação

  • Ferva a água e adicione a casca da castanha. Deixe em infusão por 10 minutos.
  • Após o tempo recomendado, coe a preparação. Depois que tiver esfriado, beba o líquido.
  • Repita todos os dias pela manhã ou à noite.