O que é o pão Anadama e como é preparado?

Esta variedade de pão tem excelentes características organolépticas. Ensinamos a você como prepará-lo e falamos sobre seus possíveis benefícios. Continue lendo!
O que é o pão Anadama e como é preparado?

Última atualização: 03 março, 2022

O pão Anadama é um prato doce, mastigável e denso característico da Nova Inglaterra. Especula-se que seu desenvolvimento remonta à década de 1940, embora isso ainda não esteja claro. Agora, o que se sabe é que seu consumo logo se espalhou pela costa leste dos Estados Unidos. Por esta razão, hoje pode ser encontrado em muitas padarias, onde é feito à mão.

Note-se que este tipo de pão pode ser consumido fresco ou torrado. A sua conservação é boa e serve para acompanhar uma grande variedade de alimentos. Entre outras coisas, é uma boa fonte de carboidratos, tornando-o útil para  obter energia. Quer aprender a prepará-lo? Conheça a receita abaixo.

Como o pão Anadama é preparado?

O pão Anadama tem lugar no quadro de uma alimentação saudável e equilibrada, desde que seja consumido ocasinalmente, em quantidades moderadas.

Ingredientes

  • 2 colheres de fermento biológico seco (30 g).
  • 1/2 xícara de água morna (125 ml).
  • 1/2 tablete de margarina (65 g).
  • 1 xícara de água fervente (250 ml).
  • 1/4 xícara de farinha de milho (50 g).
  • 1/4 xícara de melado light (50 g).
  • Sal a gosto)
  • 3/4 xícara de leite integral ou vegetal (185 ml).
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral (400 g).
  • 2 xícaras de farinha de trigo comum (400 g).
Como o pão Anadama é preparado?
O pão Anadama contém farinhas integrais que fornecem fibras.

Passo a passo

  • Primeiro, dissolva o fermento em água morna em uma tigela pequena. Deixe descansar por cerca de 5 minutos para ativar corretamente.
  • Ao mesmo tempo, e em uma tigela grande, misture a margarina, a água fervente, a farinha de milho, o melaço e o sal. É importante mexer tudo bem até obter um resultado uniforme.
  • Quando a margarina derreter, é hora de adicionar o leite. Espere esfriar e adicione o fermento dissolvido.
  • Resta apenas adicionar a farinha integral e a farinha comum para preparar a massa. Claro, amasse bem com as mãos para que fique com a textura desejada. Para fazer isso, coloque-o em uma superfície enfarinhada e mexa.
  • Imediatamente após, coloque o resultado em uma tigela coberta com um pano e deixe em local aquecido por pelo menos 1 hora para que dobre de volume.
  • Após o tempo sugerido, divida a massa ao meio e forme pães. Espere mais 30 minutos e asse por mais 30 minutos a 180 graus.
  • Se necessário, prolongue um pouco mais o cozimento para que asse bem por dentro. Deixe esfriar e consuma.

Benefícios do pão Anadama

A inclusão do pão Anadama na dieta pode levar a uma série de benefícios para a saúde. É claro que será necessário que a dieta seja equilibrada e variada, evitando déficits nutricionais que possam condicionar o bom funcionamento do organismo.

Prisão de ventre

O pão Anadama tem uma quantidade considerável de fibra em seu interior. Essa substância é capaz de aumentar o volume do bolo fecal, o que se traduz em uma estimulação mais eficiente dos mecanorreceptores do trato digestivo.

Os movimentos peristálticos serão mais intensos e o risco de constipação menor, conforme evidenciado por pesquisa publicada na revista Handbook of Experimental Pharmacology.

Saciedade

A fibra não é apenas uma substância útil para melhorar a função intestinal e prevenir a constipação. Também consegue aumentar a sensação de saciedade, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition .

Desta forma, será mais fácil propor uma dieta hipocalórica que consiga otimizar a composição corporal. As chances de adesão a ela serão maiores.

Desempenho esportivo

Muitas atividades esportivas dependem de um suprimento regular de carboidratos. Esses nutrientes são o principal substrato energético. Eles também ajudam a otimizar os processos de recuperação subsequentes, o que estimula a síntese do glicogênio consumido.

No entanto, para isso, os carboidratos devem ser administrados com certa quantidade de proteína, conforme confirmado por pesquisa publicada na revista Nutrients.

A mulher faz exercício
Devido ao seu teor de carboidratos, este pão é ideal para aumentar seu nível de energia antes de praticar esportes.

Prepare o pão Anadama em casa de forma simples

O pão Anadama é uma fonte interessante de carboidratos e fibras. Pela sua qualidade nutricional, é uma boa opção para substituir o pão tradicional. Além disso, é versátil e pode ser acompanhado com muitos outros alimentos. Experimente!

This might interest you...
Receitas de molhos de pimenta rocoto e dedo-de-moça para acompanhar pratos peruanos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Receitas de molhos de pimenta rocoto e dedo-de-moça para acompanhar pratos peruanos

Preparar os molhos de pimenta rocoto e dedo-de-moça para acentuar o sabor e a textura dos pratos é algo simples e rápido. Não perca essas receitas!



  • Sharma A, Rao S. Constipation: Pathophysiology and Current Therapeutic Approaches. Handb Exp Pharmacol. 2017;239:59-74. doi:10.1007/164_2016_111
  • Warrilow A, Mellor D, McKune A, Pumpa K. Dietary fat, fibre, satiation, and satiety-a systematic review of acute studies. Eur J Clin Nutr. 2019;73(3):333-344. doi:10.1038/s41430-018-0295-7
  • Alghannam AF, Gonzalez JT, Betts JA. Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients. 2018;10(2):253. Published 2018 Feb 23. doi:10.3390/nu10020253