Nutrição e alimentação para uma pele mais saudável
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Quer saber como ter uma pele mais saudável? A pele é muito importante para o bem-estar humano. Além de ser o maior órgão do nosso corpo, cobre cada centímetro de nós e forma uma barreira que protege nosso organismo de agentes externos.
Para manter nossa pele saudável, algumas ações devem ser mantidas. O cuidado não se baseia apenas no uso de produtos que ajudam a reduzir ou tratar os danos à pele: você também deve levar um estilo de vida apropriado.
Isto deve incluir uma hidratação ideal, atividade física adequada e uma dieta balanceada e equilibrada, que forneça todos os nutrientes necessários para o corpo. Com este conjunto de ações, você pode ter uma excelente saúde e uma pele mais saudável.
A nutrição adequada baseia-se na inclusão de vários tipos de alimentos na dieta diária, capazes de manter o equilíbrio perfeito entre a saúde e a beleza desejadas.
Os nutrientes que se destacam pelo cuidado da pele e que devem ser incluídos na alimentação diária são os seguintes:
Nutrição e alimentação para uma pele mais saudável
1. Vitamina B6
É uma vitamina de grande importância para o bom funcionamento do nosso corpo. Ela se encontra em alimentos de alto valor proteico, como:
- Ovos
- Frutos secos
- Peixe azul, como sardinha ou atum
- Levedura de cerveja
- Banana
- Carnes magras
- Feijão
- Passas
- Abacate
- Cereais integrais
Se pudermos introduzir esses alimentos em nossa dieta, estaremos fornecendo vitamina B6 para o nosso corpo.
Este é um suplemento ideal para manter o funcionamento das células da pele, com um efeito anti-inflamatório que ajuda a aliviar os problemas que podem ocorrer na pele danificada.
2. Betacaroteno
O betacaroteno é um precursor da vitamina A. É comumente conhecido como retinol ou licopeno e, na verdade, é um pigmento de origem vegetal que pode ser encontrado em alimentos como:
- Tomate
- Cenoura
- Abóbora
- Cereja
- Fígado
- Vegetais verdes
- Laticínios
É importante manter esses ingredientes permanentemente em nossa alimentação para suprir as deficiências que o nosso corpo pode ter e manter a pele com uma boa saúde.
Além de nos permitir preservar uma bela cor da pele, o betacaroteno é um antioxidante natural que se transforma em vitamina quando entra no corpo, ajudando a reparar os tecidos danificados da derme.
3. Vitamina C
A vitamina C é muito importante para evitar a oxidação das células. Além disso, intervém ativamente na produção do colágeno, que é uma proteína que proporciona elasticidade e estrutura à pele.
Esta proteína não pode ser suplementada ao corpo de forma externa. No entanto, com uma ingestão suficiente de vitaminas, é possível obter uma nutrição adequada para estimular a sua produção.
Os alimentos ricos em vitamina C são:
- Frutas (morango, laranja, limão, amora e kiwi)
- Vegetais (tomate, repolho, pimentão, entre outros)
Se este tipo de alimento estiver incluído na sua alimentação, será possível evitar a oxidação das células e a produção de radicais livres. Desta forma, seremos capazes de manter uma pele saudável e jovem, sem marcas ou rugas.
4. Selênio
O consumo deste mineral ajuda a manter a pele mais saudável. Para obtê-lo em doses adequadas para atingir a quantidade diária recomendada, não hesite em incorporar esses produtos em sua alimentação diária:
- Ovos
- Carnes
- Frutos do mar
- Cogumelos
- Cereais
5. Água
A água deve estar em primeiro lugar em todas as refeições. Embora em muitos casos não seja considerada um alimento, o consumo de água é vital para a função do nosso corpo e para a saúde da nossa pele.
O consumo de água deve ser abundante, pois isso evita a desidratação e a morte celular. Além disso, ajuda a eliminar toxinas e substâncias prejudiciais à saúde da pele.
Para ter uma pele mais saudável, é necessário fornecer os cuidados necessários, com uma dieta balanceada e equilibrada. Alimentar-se com vários tipos de alimentos, sempre saudáveis, é ideal para o nosso corpo funcionar perfeitamente.
Também não devemos esquecer a atividade física e o consumo adequado de água, que nos proporcionará uma boa hidratação celular.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.