Por que comer frutos secos?

Apesar de nos oferecerem certa dose de carboidratos, comer frutos secos pode ser uma boa ideia para conseguir perder peso.

Durante muito tempo fomos reticentes em comer frutos secos, porque acreditávamos que tinham muito teor calórico e muita gordura.

Além disso, temíamos que isso se complicasse, porque seu sabor e tamanho nos levam a comê-los de uma forma compulsiva. Você já notou que quando começamos a comê-los, não conseguimos mais parar?

E claro, comer frutos secos assim é um problema. Porém, é diferente quando comemos com moderação: eles não só nos ajudam a controlar a fome, mas também têm grandes benefícios para a nossa saúde em geral, que é o que mais nos importa.

Porém, nem todos são iguais. Cada um apresenta vantagens particulares, por isso o ideal é comer frutos secos atendendo aos efeitos positivos de cada uma de suas variedades.

Assim não nos cansaremos dos mesmos e complementaremos a nossa dieta com estes alimentos tão eficazes.

Aprenda a comer frutos secos

Nozes para as dores crônicas

Nozes são frutos secos benéficos

  • As nozes são ricas em ômega 3, que tem um grande poder anti-inflamatórioPor isso, é muito aconselhável para quem tem dores crônicas ou habituais, como o das articulações ou da enxaqueca.
  • Por outro lado, contêm muitos antioxidantes, por isso nos ajudam a retardar o envelhecimento e previne o dano celular.
  • Tudo isso melhora, por sua vez, a problemática da qual falávamos antes, especialmente a dos sistemas ósseo e muscular.

Amêndoas para melhorar a circulação

Amêndoas são frutos secos benéficos

  • São indicadas para as pessoas diabéticasAs amêndoas são reguladoras naturais da insulina, assim que, favorecem o equilíbrio de açúcar no sangue.
  • Ainda, os antioxidantes e as gorduras monoinsaturadas permitem que se reduzam os níveis de colesterol.

Como sabemos, o excesso de colesterol e de glicose no sangue dificulta muito a circulação. Causa problemas que podem ir desde a síndrome dos pés inquietos até outras mais graves, como doenças cardíacas e cerebrovasculares.

  • Por último, seu teor de fibras é considerável. Esta propriedade é fundamental para que nosso organismo elimine o que nos causa dano, assim como as gorduras que não têm valor nutritivo, mas que nos fazem ganhar peso.

Castanha de caju para a atividade cerebral

Castanhas de cajé são frutos secos benéficos

Comer frutos secos como a castanha de caju supõe uma injeção de minerais em nosso organismo. Um dos mais assinalados é o ferro, básico para que o oxigênio chegue ao cérebro.

Por esta razão, quando não temos ferro o suficiente percebemos problemas de concentração e retenção de informação.

Além disso, o caju também é rico em magnésio e zinco, essenciais para o sistema imunológico.

Quando nossas defesas estão fortes, evitamos o envelhecimento, por isso a memória se recente menos com o passar do tempo. Tenha em consideração que esta é vital para a nossa compreensão do mundo.

Pistaches para manter a linha

Pistaches são frutos secos benéficos

De todos os frutos secos, o pistache é o que menos nos oferece calorias. Além disso, o fato de virem envolvidos em uma casca nos obriga a comê-los devagar.

Assim, o estômago tem mais tempo de assimilar sua presença, e nos sentimos saciados antes.

Como acontece com os outros, concentra uma grande quantidade de vitamina E, um grande antioxidante. Ainda, proporciona potássio, ideal para enriquecer tanto o nosso sistema nervoso quanto aos músculos.

Assim, a digestão é muito mais ágil, o que é muito adequado para a perda de peso.

Podemos comer todos os frutos que quisermos?

Como assinalamos no começo, é certo que comer frutos secos nos proporciona carboidratos.

E já sabemos que, ainda que sejam necessários, o ideal é controlar seu consumo, já que se não gastamos toda a energia que nos dão, eles se transformam em gordura.

Sabendo isso, é óbvio que o desejável é ponderar o quanto comemos. A quantidade média é de 30 gramas por dia, repartidas entre as refeições principais.

Porém, nem todos funcionam da mesma forma. Este pode ser um bom ponto de partida, mas você pode observar e averiguar o quanto lhe é mais conveniente.

Você terá o indicador na balança. Se você ganhar peso ao introduzi-los em seus hábitos, o melhor será que diminua o consumo.

Os frutos secos são muito nutritivos, fáceis de encontrar e muito econômicos. Geralmente, manter uma dieta equilibrada é mais caro do que gostaríamos.

Por isso, estes alimentos são uma oportunidade genial para todos. Além disso, são muito fáceis de transportar e são um petisco saudável e delicioso.

Recomendados para você