Como superar a constipação se você já segue uma dieta saudável

Uma dieta desequilibrada é a principal razão para a constipação, no entanto, existem outras causas desconhecidas que desencadeiam essa desordem intestinal. Nesta publicação, mostraremos como superar a constipação quando já temos uma alimentação saudável.
Como superar a constipação se você já segue uma dieta saudável

Última atualização: 17 Janeiro, 2018

A constipação é uma desordem que afeta muito a qualidade de vida daqueles que sofrem com ela, tanto fisicamente como emocionalmente.

Embora a dieta desequilibrada seja uma das principais razões para esta doença, a verdade é que existem muitas outras causas pouco conhecidas que também influenciam a constipação.

Descubra neste artigo como superar a constipação se você já está seguindo uma dieta saudável e você continua a sofrer deste transtorno intestinal.

Alimentação para superar a constipação

A alimentação ajuda a combater a constipação

Para tratar a constipação de forma natural, sem ter que recorrer a laxantes que irritam o intestino e podem nos prejudicar a longo prazo, primeiro devemos começar com os alimentos. Para que o intestino funcione adequadamente, é necessário consumir alimentos que contenham fibra todos os dias e em cada refeição, ou seja:

  • Frutas
  • Vegetais
  • Legumes
  • Cereais integrais e derivados feitos com farinha integral
  • Frutos secos
  • Sementes
  • Cogumelos
  • Algas

Esses alimentos devem estar presentes em nossa dieta diária em quantidades moderadas, uma vez que um abuso pode ter o efeito oposto. Podemos comê-los crus e cozidos, ou mesmo em sucos e batidos. Esse é um dos grandes segredos de como superar a constipação.

Não sabia? Frutas e ervas para aliviar problemas digestivos

Você bebe bastante água?

Algumas pessoas consomem esses alimentos ricos em fibras em grandes quantidades, e até mesmo comem outros produtos com farelo adicionado, o que pode agravar a constipação por falta de hidrataçãoPrecisamos beber água para digerir a fibra, e é aconselhável beber pelo menos um litro e meio de água ao longo do dia.

O requisito fundamental da água para nos ajudar a combater a constipação é bebê-la fora das refeições, de estômago vazio. Podemos distribuir a toma da seguinte maneira:

  • 2 ou 3 copos em jejum
  • 2 ou 3 copos durante a manhã
  • 2 copos durante a tarde

Estresse, o inimigo da saúde

Mulher com dor de cabeça por causa da constipação

O estresse é um dos grandes males deste século. É um sentimento de sobrecarga que não podemos ou sabemos como gerenciar. Ele tende a alterar nosso sistema nervoso e nos causa frustração, ansiedade, depressão, etc. 

Geralmente é relacionado ao ambiente de trabalho, embora também possa ocorrer no nível familiar ou emocional com situações que não podemos superar.

O estresse começa a um nível psicológico, mas tem um curto impacto no nível físico. Em primeiro lugar, com pequenos distúrbios, entre os quais poderá estar a constipação. A longo prazo, pode causar sérios problemas de saúde.

Se sofrermos de constipação uma vez que vivemos uma situação de estresse, devemos considerar remédios para resolvê-lo naturalmente:

  • Praticar algum esporte.
  • Excursões ao ar livre, em ambientes naturais.
  • Terapias relaxantes como ioga ou tai chi.
  • Fazer massagens.

Devemos sempre considerar a possibilidade de mudar algo em nossa vida para melhor. Esse é um dos segredos sobre como superar a constipação.

Problemas emocionais

Outro fator psicológico que influencia no funcionamento do intestino são as questões emocionais que nos afetam negativamente: mudanças em nossas vidas, divórcios, morte de entes queridos, etc.

Nesses casos, podemos não estar vivendo a situação com estresse, mas podemos sentir-nos deprimidos pela tristeza, dor, raiva, etc.

Essas emoções negativas que permanecem em nós por um tempo sempre geram consequências negativas para a saúde. Elas podem ter um efeito direto no intestino, ou indiretamente, atacando, por exemplo, nosso fígado.

Para superar essas questões emocionais, podemos recorrer a dois tipos de remédios naturais:

  • Homeopatia: um homeopata especializado será aquele que analisa nosso caso para determinar o remédio apropriado. A homeopatia não tem contraindicações. Somente as pessoas que não podem consumir lactose devem optar por outra alternativa.
  • Florais de Bach: essas essências florais nos permitem tratar distúrbios emocionais sem causar dependência ou alterar nossa personalidade. Alguns que podem nos ajudar são a água da rocha, a macieira, a videira ou o azevinho. Um terapeuta floral nos ajudará a encontrar os florais que precisamos naquele momento.

Você quer saber mais? Descubra a relação entre os Florais de Bach e a dor nas costas

Fraqueza da tireoide

Problema de tiroide pode indicar constipação

Quando sofremos de hipotireoidismo ou a função da glândula tireoidea está enfraquecida, uma das consequências ou sintomas é a constipação.  Neste caso, o que devemos fazer é ir ao médico para que ele faça o diagnóstico e nos prescreva o tratamento adequado.

Alguns laxantes naturais não irritantes, tais como:

  • Kuzu
  • Agar agar
  • Sementes de chia
  • Linhaça
Pode interessar a você...
Remédios imediatos para crises de prisão de ventre
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Remédios imediatos para crises de prisão de ventre

Para aliviar uma crise pontual de prisão de ventre, podemos escolher qualquer um desses remédios, mas o consumo dos mesmos não deve se estender. Confira!



  • Wang, X., & Yin, J. (2015). Complementary and Alternative Therapies for Chronic Constipation. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2015/396396