Frutas e ervas para aliviar problemas digestivos

· 21 de dezembro de 2017
Muitos problemas digestivos podem ser tratados de forma natural com o consumo de certas frutas e de chás à base de determinadas ervas. Se os incorporamos à nossa dieta, podemos prevenir muitos desses problemas.

As pessoas que sofrem com a formação de gases, dor estomacal, indigestão ou cólicas costumam recorrer à medicina tradicional para aliviar problemas digestivos.

No entanto, existem frutas e ervas que proporcionam excelentes resultados ao serem utilizadas para este fim.

Por exemplo, o chá, além de refrescar o corpo depois de uma dura jornada de trabalho, também serve para acompanhar as refeições do dia e aliviar o mal-estar do tipo digestivo.

As pessoas que bebem infusões de ervas regularmente relatam uma série de benefícios na sua saúde, entre eles benefícios relacionados com o sistema digestivo.

As causas mais comuns da indigestão são comer em excesso, comer muito rápido, consumir alimentos ricos em gorduras, excesso de cafeína e álcool, nervosismo, e até trauma emocional.

A seguir, apresentamos algumas das furtas e ervas mais conhecidas para aliviar problemas digestivos.

Ervas e frutas para aliviar problemas digestivos

Aproveite estas frutas e ervas e os benefícios que proporcionam ao sistema digestivo e ao resto do organismo.

1. Ameixa

Ameixa para aliviar problemas digestivos

A chave para aliviar os problemas digestivos geralmente implica o aumento do consumo de fibra, tanto solúvel quanto insolúvel.

As ameixas são um remédio natural ideal para a prisão de ventre, já que combinam uma grande quantidade de fibra solúvel (7,6 gramas por xícara) com sorbitol, um tipo de açúcar natural que ajuda a aumentar a quantidade de água no intestino.

2. Mamão

O mamão contém grandes quantidades da enzima digestiva papaína. Esta enzima ajuda o corpo a decompor as proteínas e, portanto, a acelerar a digestão.

Um mamão de tamanho médio também oferece quase 20% da quantidade diária recomendada de fibras, o que proporciona um melhor funcionamento do intestino.

3. Linhaça

A linhaça tem sido utilizada tradicionalmente para tratar problemas de digestão, já que contém altos índices de fibra insolúvel. Uma colher oferece 3 g de fibra associada a uma grande quantidade de mucilagem.

Ambos os elementos podem melhorar a estrutura das fezes e fazer com que as suas saídas sejam mais suaves.

A farinha de linhaça serve para fazer pães e doces, e seu óleo pode ser usado como um suplemento, sendo, portanto, muito versátil.

4. Anis

Anis para a digestão

Os benefícios do anis para o tratamento de cólicas e gases estomacais são notáveis para aqueles que já sofreram disso.

5. Gengibre

O gengibre tem inúmeras propriedades medicinais, sobretudo a capacidade de tratar problemas no trato gastrointestinal.

Esta planta também tem propriedades anti-inflamatórias calmantes, que podem ajudar a aliviar a dor abdominal.

Além disso, o gengibre tem propriedades antiespasmódicas e contra náuseas devido à sua ação contra a histamina. Isso o transforma em um dos melhores remédios para os problemas digestivos em geral.

6. Alecrim

Chá de alecrim para curar problemas digestivos

O alecrim tem propriedades para tratar a prisão de ventre em um contexto de aromaterapia.

Segundo estudos recentes, o uso de óleos essenciais de alecrim em massagens abdominais favorece a digestão até duas semanas depois do tratamento.

7. Orégano

O orégano é uma excelente fonte de fibras. Duas colheres correspondem a 4% do consumo diário recomendado.

Consumir orégano regularmente ajuda a suavizar a digestão por estimular a liberação da bílis estomacal.

Esta ação antiespasmódica favorece a redução de gases, inchaço, indigestão e dor abdominal que podem ser o resultado de problemas digestivos.

8. Camomila

Chá de camomila para melhorar a digestão

Foi identificado que a raiz da camomila tem propriedades laxantes que favorecem a digestão. Além disso, essa erva e suas flores podem ser utilizadas para preparar um delicioso chá para aliviar o mal-estar digestivo.

Sabe-se que as bebidas quentes são especialmente úteis para aliviar problemas de digestão.

Além do consumo de frutas e ervas, é aconselhável fazer exercício regularmente para tratar e prevenir desconfortos digestivos.

As pessoas que passam por mudanças significativas no seu estilo de vida, como a gravidez e a velhice, têm uma maior suscetibilidade às complicações digestivas.

Ainda que os laxantes medicinais estejam disponíveis para facilitar a digestão, aconselha-se que eles sejam considerados após a tentativa de resolver o problema com terapias naturais com ervas.

Porém, antes de recorrer a terapias naturais par aliviar problemas digestivos, é necessário certificar-se de que a erva escolhida não terá efeitos colaterais nem interferências em outros medicamentos.