7 remédios caseiros para aliviar a micose cutânea de forma natural

A medicina alternativa propõe vários remédios naturais para o tratamento da micose cutânea. Você sabe quais são eles? Descubra neste artigo!
7 remédios caseiros para aliviar a micose cutânea de forma natural

Última atualização: 05 Fevereiro, 2021

A micose cutânea é uma infecção causada por fungos na pele. Pode aparecer em qualquer parte do corpo e em qualquer idade, no entanto, é mais comum no couro cabeludo, nos genitais, nas unhas e principalmente nos pés.

A micose cutânea varia dependendo do tipo de lesão no local da pele. Embora geralmente sejam doenças fúngicas benignas, não se deve descartar uma consulta com um dermatologista, especialmente se houver várias mudanças perceptíveis na pele.

Remédios para a micose cutânea

De acordo com a sabedoria popular, existem vários remédios caseiros para aliviar a micose cutânea de forma natural que podem ser usados ​​para complementar a medicação prescrita pelo médico caso ele autorize.

Embora sua eficácia não esteja especificamente comprovada pela ciência, milhares de pessoas os usam em todo o mundo para aliviar o desconforto causado por essa condição de pele.

1. Óleo essencial de árvore-do-chá

Remédios para a micose cutânea

O óleo essencial de árvore-do-chá é um ingrediente comum em receitas de cosméticos naturais e caseiros para combater a acne, a caspa e as infecções fúngicas. Além disso, é um dos remédios mais populares para o tratamento da micose cutânea.

Para utilizá-lo, é necessário diluir algumas gotas em uma grande quantidade de água, já que puro pode acabar agravando o problema.

2. Óleo essencial de orégano

Acredita-se que o óleo essencial de orégano tenha propriedades antibióticas e antifúngicas que podem ajudar a aliviar a micose naturalmente. Na esfera popular, são preparados tônicos com esse óleo, sempre o diluindo em água.

3. Gengibre

O gengibre é uma especiaria medicinal ao qual são atribuídas várias propriedades benéficas à saúde. Destaca-se por ser principalmente anti-inflamatório e analgésico. Na esfera popular, também é considerado antimicrobiano e, por isso, seria útil para eliminar certos tipos de bactérias e fungos.

De acordo com a sabedoria popular, um tônico de gengibre caseiro pode ajudar a aliviar a micose de pele naturalmente.

4. Própolis

O própolis é a substância que as abelhas utilizam para manter a colmeia esterilizada. Por isso, há quem o considere um dos melhores antibióticos naturais e um bom remédio para o alívio natural da micose cutânea. Geralmente é usado das seguintes maneiras:

  • Tópico: aplicação direta na área afetada. Recomendamos escolher um própolis sem álcool.
  • Oral: 5 gotas a cada 3 horas, até que a micose cutânea desapareça. Como medida preventiva, você pode tomar 5 gotas com o estômago vazio, mas somente uma vez por dia.

5. Canela-do-ceilão

A canela não é apenas um tempero que enriquece o sabor das nossas receitas, mas também um ingrediente essencial no nosso armário de remédios naturais. Diz-se que, devido ao seu conteúdo de niacina, tiamina e ácido ascórbico, pode ser um fungicida muito eficaz.

Nota: geralmente é recomendável escolher a canela-do-ceilão, que é a variedade medicinal, para fazer uma infusão caseira ou tônico.

6. Alho

O alho pode ajudar a combater a micose cutânea pois, segundo a sabedoria popular, é um antibiótico e antifúngico natural

O alho não pode faltar nesta lista de remédios para combater a micose cutânea pois, segundo a sabedoria popular, é um antibiótico e antifúngico natural. Para aproveitar suas propriedades, há quem o consuma cru com o estômago vazio, enquanto outros optam por consumi-lo em cápsulas ou em óleo.

Notaconsumir alho cru pode causar dores de estômago em algumas pessoas. Portanto, é recomendável consumi-lo sempre com moderação.

7. Aloe vera

Você sabia que são atribuídas ao aloe vera propriedades hidratantes, antioxidantes, cicatrizantes e antimicrobianas?

Outro remédio caseiro para aliviar a micose cutânea de forma natural é a planta mais utilizada no mundo da medicina alternativa e da cosmética: o aloe vera.

Ao aloe vera não são atribuídas apenas propriedades hidratantes, antioxidantes e cicatrizantes, mas também antimicrobianas. Portanto, considera-se que sua aplicação na área afetada pela micose pode ser útil.

Não deixe de consultar um dermatologista

Embora esses remédios possam ser altamente recomendados na esfera popular, se você tem micose cutânea, ou qualquer outro problema na pele ou nas unhas, você não deve descartar consultar um dermatologista

Lembre-se de que o profissional lhe fornecerá o tratamento mais adequado, além das recomendações mais úteis.

Pode interessar a você...
Onicomicose: quando os fungos estão nas unhas 
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Onicomicose: quando os fungos estão nas unhas 

Embora seja conhecido como simplesmente "fungos nas unhas", o nome médico é "onicomicose". Esta infecção muda a aparência da unha. Saiba mais aqui!



  • Carson CF, Hammer KA, Riley TV. Melaleuca alternifolia (Tea Tree) oil: a review of antimicrobial and other medicinal properties. Clin Microbiol Rev. 2006;19(1):50–62. doi:10.1128/CMR.19.1.50-62.2006
  • Garrote A. Micosis cutáneas. Vol. 21. Núm. 8. páginas 82-90 (Septiembre 2002)
  • Nazzaro F, Fratianni F, Coppola R, Feo V. Essential Oils and Antifungal Activity. Pharmaceuticals (Basel). 2017;10(4):86. Published 2017 Nov 2. doi:10.3390/ph10040086
  • Leyva-López N, Gutiérrez-Grijalva EP, Vazquez-Olivo G, Heredia JB. Essential Oils of Oregano: Biological Activity beyond Their Antimicrobial Properties. Molecules. 2017;22(6):989. Published 2017 Jun 14.
  • Hamman, J. H. (2008, August). Composition and applications of Aloe vera leaf gel. Molecules.