Micose cutânea: como tratá-la naturalmente

· 16 de novembro de 2018
Para aliviar o desconforto causado pela micose cutânea podemos recorrer a ingredientes caseiros. Estes são muito eficazes e, por sua vez, não são agressivos para a pele.

A micose cutânea é a infecção fúngica da pele, e pode aparecer em qualquer parte do corpo, e em qualquer idade. No entanto, é mais comum estar no couro cabeludo, nos genitais ou nas unhas, especialmente dos pés.

Descubra neste artigo 7 remédios caseiros para aliviar a micose cutânea naturalmente. Podemos escolher qualquer um deles, ou combiná-los e alterná-los para alcançar maior eficácia.

Remédios para a micose cutânea

1. Óleo essencial de árvore do chá

Óleo essencial de árvore do chá para aliviar a micose cutânea naturalmente

O óleo essencial de árvore do chá é um dos remédios mais populares para a micose cutânea. Na verdade, é um ingrediente comum em receitas para cosméticos naturais e caseiros, para combater a acne e a caspa, bem como em tratamentos de candidíase ou cistite.

Este óleo puro pode ser muito irritante, por isso devemos evitar sua aplicação em áreas mucosas ou sensíveis. Nós também podemos diluí-lo em óleo de coco ou de amêndoas, que também têm propriedades antifúngicas, sem ser tão fortes.

2. Óleo essencial de orégano

Outro óleo essencial muito eficaz por suas propriedades antibióticas e antifúngicas é extraído da planta aromática do orégano. Geralmente, é um remédio muito indicado para o uso oral, desde que o rótulo do produto indique isso.

Podemos combiná-lo com o óleo essencial da árvore do chá, ou simplesmente tomá-lo para reforçar o tratamento de dentro para fora. Nesse caso, tomaremos uma gota desse óleo diluído em uma colher de chá de óleo ou mel, três vezes ao dia.

Leia este artigo: Remédio de orégano e azeite de oliva para proteger o sistema respiratório

3. Gengibre

O gengibre é um remédio para vários problemas de saúde. Neste caso, destacamos seu poder de eliminar certos tipos de bactérias e fungos de forma eficaz, e sem efeitos colaterais.

Podemos aplicar o seu óleo essencial, ou preparar um banho com base na infusão concentrada de gengibre. Isso pode ser muito prático para fungos que aparecem nas unhas dos pés. Nós também podemos aplicar seu suco fresco.

4. Própolis

A própolis é um dos melhores antibióticos naturais para prevenir e tratar todos os tipos de infecções. Além disso, também é muito eficaz para eliminar fungos, pois é o ingrediente usado pelas abelhas para manter a colmeia esterilizada.

Podemos combinar tratamento tópico e oral com o uso da própolis:

  • Tópico: aplicação direta na área afetada. Recomendamos escolher uma própolis sem álcool.
  • Oral: 5 gotas a cada 3 horas, até que a micose cutânea desapareça. Como medida preventiva, podemos tomar 5 gotas com o estômago vazio, apenas uma vez por dia.

5. Canela de Ceilão

A canela é um tempero que não só enriquece o sabor das nossas receitas, mas também é um ingrediente essencial no nosso armário de remédios naturais. De fato, seu conteúdo de niacina, tiamina, e ácido ascórbico faz dele um fungicida muito eficaz.

Podemos usar o óleo essencial de canela ou preparar banhos, assim como com o gengibre. Poderíamos também combinar as duas especiarias, para melhorar seus efeitos de cura. No entanto, devemos sempre certificar-nos de escolher a canela de Ceilão, que é uma variedade medicinal.

6. Alho

Alho para aliviar a micose cutânea naturalmente

O alho não pode estar ausente desta lista de remédios para combater a micose cutânea, pois é um dos mais potentes e antigos antibióticos e antifúngicos conhecidos. Podemos também combinar sua aplicação, com o seu consumo cru. Se nos for difícil comê-lo, podemos comprar cápsulas de óleo de alho.

Há um curioso tratamento para fungos vaginais que envolve a introdução de um dente de alho cru na vagina. Existem diferentes maneiras de fazer isso e devemos seguir as instruções com exatidão. Este remédio é muito eficaz, especialmente para tratar a candidíase.

Descubra: Como fazer uma pomada para as varizes à base de alho e limão

7. Aloe vera

Por último, a aloe vera é outro produto essencial para ter em casa, uma vez que nos fornecerá muitas soluções de emergência para diferentes condições de saúde. Ao mesmo tempo, é também um ingrediente muito prático para fazer todos os tipos de produtos caseiros naturais e cosméticos.

Além disso, a aloe vera tem a grande vantagem de que a sua textura na forma de gel, tanto se a extraímos da planta quanto se a compramos, permite-nos uma aplicação rápida e conveniente. Também é ideal misturá-la com outros óleos, pois o resultado é uma pomada que não deixa a pele oleosa, e é absorvida muito mais facilmente.