Os melhores vegetais para emagrecer e como consumi-los
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Já utilizamos nosso espaço para explicar como devemos consumir as frutas caso nosso intuito seja favorecer a perda de peso…. Agora, gostaríamos de abordar o mesmo tema, porém, com os melhores vegetais.
Leia também: 7 frutas ideais para te ajudar a perder peso
É certo que a maioria das verduras faz bem para a saúde, mas é preciso considerar que dependendo do modo como as cozinhamos ou combinamos, acabamos por favorecer ou não a perda de peso.
É por isso que é interessante conhecer estes dados para aplicá-los em nossa dieta do dia a dia e, com isso, perder uns quilinhos que sobram graças à nossa alimentação e a falta de exercícios diários. O esforço sempre valerá a pena!
Vejamos agora quais são os melhores vegetais para emagrecer e como consumi-los.
1. Os melhores vegetais: espinafre
É curioso saber que o espinafre pertence à mesma família da beterraba ou da acelga. É saboroso, combina muito bem com muitos pratos e é ideal para favorecer a perda de peso. Explicaremos porque:
- Os componentes básicos do espinafre são a água e, principalmente, as proteínas;
- Tem um índice muito baixo de carboidratos;
- Seu talo é muito rico em fibras, portanto, nunca jogue essa parte fora;
- Você sabe quantos nutrientes suas folhas contêm? Muitos! Destacam-se principalmente as vitaminas A, C, E, K, B1, B2 e B6, o ferro, o magnésio e o cálcio, além de muitos antioxidantes.
Como devemos consumir o espinafre para favorecer nossa perda de peso?
- É melhor consumi-lo refogado. Não deve ser cozido em água ou, do contrário, perderemos grande parte de seus nutrientes, principalmente o cálcio, o ferro e o magnésio.
- É muito adequado para o almoço ou para o jantar. Podemos combiná-lo na frigideira com alho e um pouco de azeite de oliva, ou em uma saborosa salada com fatias de abacaxi e algumas nozes.
2. Os melhores vegetais: pepino
Delicioso e refrescante. O pepino é um dos melhores vegetais para emagrecer devido ao ácido tartárico presente em sua polpa, que nos ajuda a inibir a transformação de carboidratos em gordura.
Também não devemos nos esquecer de seu teor de celulose, perfeito para favorecer o trânsito intestinal, eliminar toxinas e reduzir o colesterol.
Receita de água de pepino para emagrecer
Ingredientes
- 1 pepino
- 1 litro de água
- O suco de um limão
- 1 colher de sopa de sementes de chia
Preparo
- Comece lavando e descascando o pepino, depois coloque-o no liquidificador para obter seu suco. Uma vez pronto, adicione um litro de água e o suco de um limão. Muito fácil!
- O primeiro copo deve ser tomado em jejum, acompanhado pela colher de sopa de sementes de chia, que nos ajudarão a perder gordura corporal.
- Os outros três copos deverão ser consumidos 20 minutos antes das refeições.
- Seguiremos este tratamento por 5 dias e descansaremos mais 10 dias. Assim, depuraremos o organismo e favoreceremos a perda de peso.
3. Os melhores vegetais: pimentão
Talvez você se surpreenda por termos incluído o pimentão nesta lista, visto que ele tem um sabor muito forte e, em certas ocasiões, é difícil consumi-lo. Porém, o segredo para que o pimentão favoreça a perda de peso está em comê-lo cru e em poucas quantidades. Deste modo ele poderá nos ajudar a obter todos estes benefícios:
- Segundo o “Centro de Nutrição da Universidade da Califórnia” (EUA), o pimentão é muito adequado para queimar calorias no organismo.
- O pimentão, qualquer que seja sua variedade ou cor, é rico em concapsaicina, um composto que nos permite aumentar a temperatura do corpo e favorecer a perda de peso.
Como consumir o pimentão de forma a perder peso?
Como já dissemos, sempre cru e em poucas quantidades. Pode ser cortado ou ralado bem fino, combinado em saladas. Procure fazer com que seja parte de sua alimentação diariamente.
4. Os melhores vegetais: tomate
O tomate é ideal para depurar o organismo. É rico em antioxidantes, bioflavonoides, vitaminas A, B, C, B3 e K, minerais como fósforo, cálcio, zinco, magnésio, potássio, sódio e manganês, e contém, além disso, pouquíssimas calorias.
Ele surge como um dos melhores vegetais para emagrecer.
Bebida emagrecedora à base de tomate
Ingredientes
- 1 tomate
- 2 copos de água fresca
- O suco de meio limão
- 2 cenouras
Preparo
- Comece lavando bem os tomates e as cenouras, para depois bater tudo no liquidificador. Depois de obter o suco, misture-o com os copos de água fresca e adicione o suco de meio limão.
- Essa bebida emagrecedora pode ser tomada 20 minutos antes das refeições principais ao longo de 5 dias. Descanse outros 5 dias e volte a tomá-la. Se seguir uma alimentação adequada e fizer um pouco de exercício por dia, a bebida o ajudará a eliminar alguns quilos. Além disso, é deliciosa!
5. Os melhores vegetais: alho e a cebola
Tanto a cebola quanto o alho são excelentes para favorecer a perda de peso e melhorar nossa saúde em geral. São dois depurativos maravilhosos, capazes de eliminar toxinas e gordura acumulada, potencializando, além disso, as funções do fígado e protegendo nossa saúde cardiovascular.
Evitam a acumulação de líquidos no organismo e se lançam como dois antibióticos naturais muito úteis. Então, porque não incluí-los na alimentação?
Como consumir alho e cebola para perder peso?
- Comece suas manhãs comendo um dente de alho em jejum junto com um copo de água.
- A cebola deve ser consumida crua, em poucas quantidades e cortadinha em lâminas muito finas para acompanhar a salada. A cebola crua sempre conserva melhor suas propriedades e nos permite depurar melhor o organismo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Álvarez, J. (2009). Carbohidratos. Bioquímica: Carbohidratos. http://doi.org/10.1073/pnas.1415467112.
-
Vera. (2008). Cereales, Legumbres, Leguminosas y Productos Proteínicos Vegetales. Organización de las Naciones Unidas para la Alimentaciòn y la Agricultura.
-
Nutribrinca. (2013). Vitaminas. Journal of Chemical Information and Modeling. http://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.