Melhore suas emoções com um inalador de ocitocina

13 Dezembro, 2019
A ocitocina é um hormônio que produzimos e que atua no cérebro como um modulador químico de comportamento social, confiança e apego. O que acontece então se for inalado?

Alguns virtuosos da mente humana ganham a confiança dos mais resistentes através da linguagem corporal e verbal. Para aqueles que não possuem essa capacidade magistral, pode haver alternativas: um inalador de ocitocina pode melhorar a percepção que os outros têm de você.

Porque, confiar nos outros está na base de qualquer relacionamento social. Pelo contrário, a desconfiança aniquila interações de qualquer tipo.

Nota: este artigo menciona exemplos científicos nos quais um inalador de ocitocina pode interagir no caso de adversidades emocionais, distúrbios alimentares ou autismo. No entanto, são observações experimentais que estão longe de se tornarem remédios universais. Portanto, não devem ser tomados ao pé da letra, mas como informações interessantes sobre pesquisas relacionadas ao comportamento emocional em vários campos de trabalho.

Use o inalador de ocitocina e você se relacionará melhor com os demais

A ocitocina é um hormônio que produzimos. Atua no cérebro como um modulador químico de comportamento social, confiança e apego. Segundo estudos científicos, a inalação de ocitocina pelo nariz aumenta a confiança entre as pessoas e melhora as relações sociais. Inclusive melhora a interpretação de emoções complexas quando for difícil descrever o que sentimos.

Uma investigação mostrou que, após a administração nasal, as pessoas com as quais interagimos entendem melhor o que sentimos sem ter que dar muitas explicações.

O mais surpreendente é que apenas uma dose é suficiente para que aumentemos a empatia, a confiança e o desejo de cooperação mesmo desde o primeiro contato com estranhos.

O inalador de ocitocina ajuda nos relacionamentos

A ocitocina melhora a memória dos conflitos de guerra

Esse “hormônio da felicidade e do amor” é tão poderoso para a mente que pode até melhorar a aversão natural dos inimigos da guerra em conflitos bélicos e aliviar experiências traumáticas.

Um trabalho realizado em conjunto por pesquisadores dos Estados Unidos, Israel e Reino Unido demonstrou que os israelenses que manifestaram consequências dolorosas de sua experiência no conflito Israel-Palestina aumentaram a empatia pela dor e pelo sofrimento do inimigo.

O inalador de ocitocina ligado à motivação para comer

A ocitocina está ligada ao apetite e peso. Em um estudo realizado em pessoas com obesidade que inalaram pequenas doses de hormônio por 8 semanas, verificou-se que perderam mais de 15 quilos sem esforço. A explicação para essa mudança milagrosa vem do fato de que uma única dose nasal reduzia os desejos e, portanto, havia menos tendência a comer por caprichos ou vontades que se transformavam em quilos extras.

Leia também: Desejos por açúcar: 5 dicas para controlá-lo

Por outro lado, os níveis desse hormônio são alterados em pessoas que sofrem de anorexia nervosa. Esta doença é caracterizada por uma visão distorcida da autopercepção, distúrbios alimentares, rejeição de alimentos e magreza extrema. As doses alteradas de ocitocina em pessoas que sofrem de anorexia explicariam a falta de motivação para comer como uma atividade agradável e a distorção entre sentimentos de fome e saciedade.

Ensaio de ocitocina no autismo

O inalador de ocitocina também foi usado em ensaios com pessoas com autismo. Os autistas sofrem na infância um distúrbio que se manifesta com a perda de contato com a realidade externa e com os desajustes sociais. Os autistas parecem viver em seu “mundo próprio”.

Crianças com autismo

Nesse caso, após a utilização do inalador de ocitocina, os pacientes autistas responderam e interagiram mais com os outros. Por outro lado, aumentaram o companheirismo e a confiança e, finalmente, melhoraram o comportamento social.

Isso também pode te interessar: Crianças com autismo: 4 exercícios importantes

Entretanto, depois de ler este artigo, adoraríamos ter um inalador de ocitocina para o caso de que o diretor de um banco nos concedesse um empréstimo, ou o potencial comprador adquirisse o produto que queremos vender com tanto esforço.

Mas tenha cuidado! Não aceite um inalador de estranhos porque ele poderia ter as mesmas intenções com você.