Medronhos: valor nutricional, propriedades e benefícios
O medronheiro é um grande arbusto com cerca de 3 metros de altura, que dá um fruto que se chama medronho. Existem várias espécies diferentes:
- Medronheiro-canário
- Medronheiro Mexicano.
- Medronheiro Chileno.
Sua inclusão na dieta pode trazer alguns benefícios à saúde, embora não deva ser abusada. Em grandes quantidades seria capaz de causar dores de cabeça e até desconforto estomacal.
Valor nutricional do medronheiro
A frutose é um dos principais elementos. A glicose e a sacarose também são encontradas no interior como os principais representantes dos carboidratos.
Claro, tanto as gorduras como as proteínas são praticamente inexistentes neste alimento. Mas contém micronutrientes de qualidade, como vitamina C, bem como fitoquímicos antioxidantes.
Esses últimos elementos serão decisivos para neutralizar a formação de radicais livres. Esse efeito tem sido relacionado a um processo de envelhecimento mais lento, conforme confirmado por pesquisa publicada na revista BioMed Research International.
Do ponto de vista energético, não é uma fruta com densidade excessiva. Pode ser incluído sem problemas no contexto de um regime focado na perda de peso, embora nunca deva ser permitido um alto consumo de açúcares simples para esse fim.
Propriedades do medronheiro
As folhas do medronheiro são utilizadas como elementos antissépticos para o tratamento de infecções urinárias ou da próstata. Elas podem até ser ingeridos em caso de diarreia recorrente ou como remédio complementar para melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável.
Alguns estudos validaram in vitro a ação anti-inflamatória de medronheiros e outras frutas fermentadas para reduzir os sintomas intestinais. De qualquer forma, as descobertas ainda não podem ser transferidas para humanos.
No entanto, é verdade que as folhas são mastigadas para gerar um efeito antisséptico na boca, a fim de reduzir infecções orais e gengivites. Para isso, de forma anedótica, recomenda-se mastigá-las como parte da rotina de higiene, após a escovação.
No que diz respeito à fruta, estamos falando de um alimento com propriedades hipolipemiantes, graças ao seu teor de fibras. Esta substância revelou ser decisiva na redução da entrada de lípidos e açúcares na corrente sanguínea, pelo que o seu consumo é mais do que recomendado no contexto de um regime variado e equilibrado. Na verdade, a quantidade diária é de 25 gramas para maximizar os benefícios.
A própria fibra pode melhorar o controle da glicose no sangue, o que ajudará a prevenir patologias metabólicas, como diabetes tipo 2. Um estudo publicado na revista PLoS Medicine confirma isso.
Da mesma forma, as raízes da planta foram estudadas por seu potencial antidiabético. Em pesquisa controlada com camundongos, o extrato do medronheiro limita a entrada de glicose do intestino. De qualquer forma, são achados em animais e ainda não em humanos.
Medicina natural
Em geral, prepara-se uma infusão com as folhas do medronheiro, em combinação com outras ervas do tipo diurético. Geralmente é combinado, por exemplo, com rabo de cavalo. Isso também melhora o sabor do resultado final.
Se a casca for misturada com salicaria, se obtém uma mistura com potencial para reduzir os sintomas do intestino irritável. Embora não seja eficiente em todos os pacientes.
Se você pretende usá-lo como enxaguante bucal, é melhor fervê-lo com lentisco e tomilho em partes iguais, filtrando bem antes de usar. Não deve ser aplicado muito quente para evitar danos às gengivas. É melhor aproveitá-lo apenas algumas vezes ao dia, após a rotina de escovação, que não deve ser ignorada ou substituída.
O medronheiro é um alimento com benefícios
O consumo regular de vegetais é altamente recomendado para manter uma boa saúde ao longo dos anos. Esses alimentos geralmente contêm vitaminas e fitoquímicos de alta qualidade. Melhoram os processos fisiológicos que ocorrem no ambiente interno e reduzem a incidência de patologias crônicas.
Do medronheiro aproveitam-se tanto as folhas como os frutos. Estamos falando de um arbusto que oferece alimentos com grande interesse nutricional, capazes de melhorar a saúde quando consumidos com bom senso. É claro que nenhum tratamento farmacológico deve ser substituído pelo o uso das folhas da planta.
As infusões feitas com plantas medicinais também podem interagir com alguns medicamentos. Você tem que se lembrar disso. Elas podem não ser recomendáveis durante certas fases da vida, como gravidez ou lactação.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gill SK, Rossi M, Bajka B, Whelan K. Dietary fibre in gastrointestinal health and disease. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2021;18(2):101-116. doi:10.1038/s41575-020-00375-4
- Keșa, Ancuța-Liliana, et al. “Strategies to improve the potential functionality of fruit-based fermented beverages.” Plants 10.11 (2021): 2263.
- Mrabti, Hanae Naceiri, et al. “Arbutus unedo L.,(Ericaceae) inhibits intestinal glucose absorption and improves glucose tolerance in rodents.” Journal of ethnopharmacology 235 (2019): 385-391.
- Reynolds AN, Akerman AP, Mann J. Dietary fibre and whole grains in diabetes management: Systematic review and meta-analyses. PLoS Med. 2020;17(3):e1003053. Published 2020 Mar 6. doi:10.1371/journal.pmed.1003053
- Sadowska-Bartosz I, Bartosz G. Effect of antioxidants supplementation on aging and longevity. Biomed Res Int. 2014;2014:404680. doi:10.1155/2014/404680