Diferenças entre kiwi verde e kiwi amarelo

Em apenas algumas décadas, os kiwis se tornaram a fruta favorita de muitas pessoas, tanto por suas propriedades quanto por seu sabor. As variedades mais proeminentes são verdes e amarelas.
Diferenças entre kiwi verde e kiwi amarelo

Última atualização: 05 janeiro, 2022

De modo geral, essas são variedades semelhantes da mesma fruta, mas existem algumas diferenças entre o kiwi verde e o kiwi amarelo. Embora sejam sutis, podem ser que façam você optar por um ou outro na sua próxima visita à quitanda.

Em pouco tempo, o kiwi deixou de ser uma fruta quase desconhecida e silvestre para ser explorada pelo homem e se tornar uma cultura de importância comercial internacional.

É uma fruta saborosa e nutritiva. Uma porção média pode cobrir 85% da quantidade diária recomendada de vitamina C. Além disso, é de grande ajuda para quem tem problemas intestinais.

Origem e características do kiwi

O kiwi é nativo da China, onde cresce nas florestas temperadas e nas colinas do sudoeste. Na verdade, é a baga de uma trepadeira. Lá era conhecido pelos nomes de yangtao e mihoutao.

No início dos anos 1900, foi introduzido na Nova Zelândia e, desde então, tem sido cultivado em outras áreas com clima quente. É neste país que adquire o nome de kiwi, graças à ave com o mesmo nome e que é um símbolo nacional das ilhas.

O kiwi verde ( Actinidia deliciosa ) é o mais cultivado do mundo. Dentre todas as suas variedades, o tipo Hayward é o que mais se destaca dos demais. O kiwi amarelo pertence à espécie Actinidia chinensis, cujo cultivo é o segundo em importância.

As diferenças mais notáveis entre o kiwi verde e o kiwi amarelo

À primeira vista, a maior diferença entre as duas frutas é a aparência. Depois de descascado ou fatiado, o amarelo destaca-se pela sua cor dourada marcante, quase lisa. Em contraste, o verde tem uma tonalidade esverdeada profunda e é salpicado com sementes pretas.

Externamente, o kiwi verde tem a pele mais áspera, peluda, dura e escura que o amarelo. Por outro lado, este último é coberto por uma camada mais fina e de cor clara. Todas as partes da fruta são comestíveis, embora a casca áspera e dura seja freqüentemente descartada.

Na degustação, o kiwi amarelo se destaca por ser mais doce e suave do que o verde. Por isso, o primeiro é perfeito para adicionar e decorar pratos doces e sobremesas, como bolos, sorvetes ou bolos. Também é ideal para comer sozinho como lanche.

Da mesma forma, o kiwi verde é comido sozinho e é o preferido daqueles que se sentem atraídos pelo sabor ácido. É um ingrediente para smoothies e para servir em uma infinidade de pratos saborosos.

Kiwi verde.
O kiwi verde tem um sabor mais ácido e combina com algumas preparações salgadas.

Diferenças nutricionais entre kiwi verde e kiwi amarelo

Kiwis são frutas com alta concentração de nutrientes. Isso inclui vitamina C, fibra alimentar e folatos.

Além disso, eles também contêm outros componentes bioativos muito interessantes, como enzimas, antioxidantes e vários fitoquímicos. Esta é a composição nutricional de 100 gramas de porção comestível:

  • Água: 83,90 gramas.
  • Energia: 58 quilocalorias.
  • Proteínas: 1,06 gramas.
  • Lípidos: 0,44 gramas.
  • Carboidratos: 44 gramas.
  • Fibra: 3 gramas.
  • Potássio: 198 miligramas.
  • Vitamina C: 92,7 miligramas.
  • Vitamina E: 1,36 miligramas.
  • Vitamina B9 (folato): 26 microgramas.
  • Betacaroteno: 52 microgramas.
  • Luteína + zeaxantina: 122 microgramas.

Parece que ambos (o kiwi verde e amarelo) são bastante semelhantes em composição. Além disso, não diferem muito de outras variedades que podem ser encontradas no mercado. A principal diferença está nos níveis de vitamina C, muito maiores no dourado.

O ácido ascórbico (ou vitamina C) é um micronutriente importante para o funcionamento diário. Possui uma propriedade antioxidante que lhe permite combater a ação nociva dos radicais livres. É necessário para a produção de colágeno e melhora a absorção do ferro.

Seu papel na saúde também é conhecido há muito tempo. Uma revisão de estudos da Cochrane destaca seu papel na melhoria da função do sistema imunológico e na redução dos sintomas do resfriado comum.

Além dessas propriedades, o kiwi é uma fruta que auxilia no processo digestivo, tanto pela fibra alimentar quanto pela presença de algumas enzimas que auxiliam na quebra das proteínas. Também é perfeito para promover o trânsito intestinal.

Smoothie de Kiwi.
O Kiwi fornece fibras, fitoquímicos e vitamina C em grande proporção. Este último predomina na variedade amarela.

Descubra: Geleia de kiwi: receita passo a passo

Kiwi verde e kiwi amarelo são frutas perfeitas para uma dieta saudável

Incluir muitas frutas e vegetais é um hábito benéfico e um dos alicerces de uma alimentação saudável. Os kiwis, tanto dourados quanto verdes, possuem uma quantidade interessante de vitaminas, fibras e antioxidantes que são positivos para a saúde.

Escolher um ou outro é quase uma decisão de preferências pessoais, já que as diferenças mais importantes estão no sabor e na textura. Embora em determinados momentos e lugares possa ser mais difícil encontrar o amarelo, também é mais caro.

Ambos se mantêm muito bem em casa, fora da geladeira e fora do sol e do calor. No entanto, é melhor ter cuidado para não os amadurecer demais.

Uma vez alcançado o ponto ideal, resta decidir se comê-los sozinhos ou com outras frutas, smoothies ou salada. Não importa quando, porque os kiwis fornecem todas as suas propriedades, qualquer que seja a hora do dia em que são consumidos.

This might interest you...
Vitamina de morango e romã
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Vitamina de morango e romã

Se você procura uma receita para emagrecer, refresque-se no verão e sacie o seu apetite voraz com esta vitamina de morango e romã.



  • Food Data Central. Kiwi fruit, raw. U.S. Department of Agriculture. Octubre 2020.
  • Hemilä H, Chalker E. Vitamin C for preventing and treating the common cold. The Cochrane Database of Systematic Review. Enero 2013. 31 (1): CD000980.
  • Kaur L, Boland M. Influence of kiwifruit on protein digestion. Advances in Food and Nutrition Research. 2013. 68: 149-67.
  • National Institutes of Health. Office of Dietary Supplements. Vitamina C. Diciembre 2019. U.S. Department of Health and Human Services.
  • Richardson D. P, Ansell J, Drummond L. N. The nutritional and health attributes of kiwifruit: a review. European Journal of Nutrition. Febrero 2018. 57 (8): 2659-2676.
  • Sivakumaran S, Huffman L, et al. The nutritional composition of Zespri SunGold Kiwifruit and Zespri Sweet Green Kiwifruit. Food Chemistry. Enero 2018. 1; 238: 195-202.
  • Valero Gaspar T, Rodríguez Alonso P, et al. La alimentación española. Características nutricionales de los principales alimentos de nuestra dieta. Fundación Española de la Nutrición y Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación. 2018.