5 benefícios das massagens com pedras quentes

Se você estiver exposto a situações estressantes, as massagens com pedras quentes podem ser uma opção perfeita para você. Conheça seus benefícios e contraindicações a seguir.
5 benefícios das massagens com pedras quentes

Última atualização: 10 Abril, 2021

As dores musculares se desenvolvem como resultado de uma série de fatores, como estresse, insônia, ansiedade, problemas circulatórios ou até articulares. É por isso que surgiram diversos tipos de terapias que procuram resolver essas condições, como é o caso das massagens com pedras quentes.

Podem ser entendidas como um tratamento que combina a massagem terapêutica comum com a aplicação de pedras a diferentes temperaturas elevadas sobre a pele. Isso favoreceria o fluxo de energia vital e aliviaria distúrbios físicos e emocionais. A seguir, você conhecerá todas as informações relacionadas a esse tipo de massagem.

O que é a massagem com pedras quentes?

O nome oficial deste método é terapia geotermal tem como foco a aplicação de pedras no corpo. Estas são preaquecidas e colocadas sobre a pele com o objetivo de aliviar a tensão nos músculos para reparar tecidos moles danificados ou até mesmo para melhorar a energia.

É preciso notar que as pedras usadas para esta terapia são especiais. Geralmente são feitas de basalto, que é um tipo de rocha vulcânica cuja forma se caracteriza por ser plana e lisa. Este material é aquecido a uma temperatura entre 130 e 145 graus centígrados.

Elas são aplicadas em áreas específicas do corpo, como coluna, tórax, estômago, rosto, palmas das mãos e pés. A técnica utilizada vai depender do profissional que está realizando o trabalho. Alguns massagistas seguram as pedras nas mãos e as colocam nas pessoas. Também é possível combinar massagens suecas, vibrações ou movimentos circulares.

Pedras para fazer massagem
Esta técnica proporciona relaxamento muscular e reduz o estresse, além de melhorar a circulação sanguínea.

Quais são os benefícios das massagens com pedras quentes?

Essa prática se popularizou por seus efeitos relaxantes no corpo, além das suas propriedades de renovação energética. No entanto, existem vários outros benefícios que ela proporciona.

1. Aliviam a dor muscular

Este é o benefício mais popular das massagens com pedras quentes. O calor é o aliado perfeito para aliviar dores musculares e tensões no corpo.

Isso ocorre porque ele permite o aumento do fluxo sanguíneo para a área afetada, o que ajuda na redução dos espasmos musculares. Além disso, reduz a inflamação que pode ocorrer nos músculos.

2. Reduzem os níveis de estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade representam um problema que cada vez mais pessoas sofrem como resultado de um estilo de vida agitado. Isso transforma as preocupações ou inconveniências da vida cotidiana em pequenas cargas de energia negativa.

No entanto, entre os vários tratamentos que existem para isso, o uso de pedras quentes é eficaz no ataque e na redução dos níveis de estresse. Graças às massagens, a energia flui e a harmonia entre corpo, mente e espírito é alcançada.

3. Aumentam a flexibilidade articular

Quando uma pessoa desenvolve doenças nas articulações, diversas dores generalizadas são desencadeadas. Por isso, ao identificar limitações, como dificuldade de locomoção, uma das primeiras soluções a serem consideradas é a massagem.

Aquelas que são executadas com pedras quentes costumam ser a melhor opção, pois esses tipos de terapias são ideais para relaxar os músculos e reduzir a inflamação.

4. Melhoram a qualidade do sono

Diferentes fatores, como estresse, ansiedade e até dores no corpo, costumam levar a outras condições associadas à dificuldade de descanso. Nesse sentido, é importante destacar a necessidade de um sono de qualidade para poder trabalhar de maneira ideal durante o dia.

As massagens com pedras quentes são úteis para promover o relaxamento geral do corpo, possibilitando um sono mais profundo e de melhor qualidade.

5. Têm efeitos estéticos

Finalmente, os benefícios desses tratamentos para a pele não podem ser esquecidos. Através da melhora que ocorre na circulação sanguínea e da eliminação de toxinas, contribuem para que a pele tenha uma aparência muito mais lisa e saudável. Isso significa que esta prática revitaliza, oxigena e ilumina o tecido dermatológico.

Recomendações e contraindicações das massagens com pedras quentes

Apesar das propriedades que as massagens com pedras quentes têm para o corpo, há uma série de recomendações que devem ser levadas em consideração. O fato de ser um procedimento natural não significa que não possa ter contraindicações, por isso sugerimos que preste atenção aos seguintes pontos.

Consulte um médico

Antes de ir a um centro onde seja realizado este tipo de massagem, o ideal é que você consulte primeiro um médico sobre o seu problema. O que você sofre pode ir além de uma simples dor muscular, portanto, primeiro é necessário fazer uma avaliação especializada.

Existem alguns casos em que essas práticas não são recomendadas, como se você tiver problemas de sangramento, queimaduras na pele, ou se você tiver realizado uma cirurgia nas últimas seis semanas.

Faça as massagens com profissionais

Em qualquer procedimento que você for fazer, é preciso investigar a fundo as pessoas que estarão encarregadas de executá-lo. Nem todo mundo conhece as técnicas adequadas quando se trata de massagem com pedras quentes.

Por isso, você deve ter certeza de que está fazendo isso com profissionais com experiência na área. Isso evitará consequências graves, como queimaduras ou agravamento dos ferimentos.

Evite fazê-la em caso de lesões na pele

Se tiver hematomas, arranhões, cortes ou queimaduras, independentemente do grau, este tipo de massagem deve ser evitado a todo custo até que as lesões cicatrizem. Aplicar pedras quentes na pele pode aumentar o risco de danos mais significativos. Além disso, pode causar infecções devido às bactérias dos óleos usados.

Não faça em caso de doença respiratória

Essa sugestão parece ser uma questão de bom senso, mas muitos não a levam a sério. Qualquer pessoa com resfriado, gripe ou febre deve evitar receber uma massagem com pedras quentes até que esteja totalmente recuperada.

É preciso lembrar que o frio dificulta a regulação da temperatura corporal. Consequentemente, se forem aplicadas pedras quentes na pele, a experiência pode ser muito desagradável.

Massagem com pedras quentes
As pedras quentes apresentam algumas contraindicações que devem ser respeitadas para evitar complicações.

As massagens com pedras quentes no contexto da terapia geotermal

A terapia geotermal é uma técnica segura e agradável. Muitos dos que vivem a experiência apreciam mudanças rápidas em termos de relaxamento dos músculos, bem como melhoras na hora de dormir.

Se você se animar a experimentar, deixaremos algumas recomendações finais que serão muito úteis:

  • Certifique-se de ir a um local com experiência que possua os métodos de higiene necessários.
  • Converse com o seu massagista e explique o caso. Desta forma, ele poderá se adaptar às suas necessidades.
  • Se você tiver alguma dúvida, consulte primeiro o seu médico e depois o massagista.
  • Informe o massagista se você sofre de algum problema de saúde.

A regularidade ao fazer esse tipo de massagem pode depender do seu nível de atividade. Por exemplo, se você for um atleta, pode fazê-las duas a três vezes por semana. Se você fizer menos atividade física, pode ir uma ou duas vezes por mês.

Pode interessar a você...
6 lugares do corpo excelentes para fazer massagem
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 lugares do corpo excelentes para fazer massagem

Podemos desfrutar de todos os benefícios de uma massagem se as praticarmos nas áreas adequadas. Quer saber quais são? Então confira este artigo!



  • VARELA-ACOSTA, MARIA JOSE. ESTUDIO COMPARATIVO ENTRE MASAJE RELAJANTE VS. MASAJE CON PIEDRAS CALIENTES EN ESPALDA PARA ESTRES ACADEMICO EN ESTUDIANTES DE OCTAVO SEMESTRE DE LA CARRERA DE MECATRONICA DE LA UNIVERSIDAD TECNICA DEL NORTE. Diss. UNIBE, 2013.
  • Angulo Amado, Dayana. “Dispositivo para contrarrestar los efectos de la insuficiencia venosa en mujeres a través de masajes terapéuticos a base de piedras de mármol.” (2020).
  • Arévalo Barriga, Fabyana Gabriela, and Valeria Margarita Cajas Mera. Efectos de la terapia geotermal en el tratamiento del dolor muscular cervical y lumbar en pacientes que acuden al área de rehabilitación del Hospital Básico Dr. Publio escobar del cantón Colta junio–noviembre 2016. BS thesis. Universidad Nacional de Chimborazo 2017, 2017.