Espasmos musculares: confira as soluções naturais

12 de dezembro de 2018
Além de serem grandes aliadas na aromaterapia para favorecer o relaxamento, as massagens com óleo de lavanda são muito efetivas para aliviar os incômodos causados pelos espasmos musculares.

Os espasmos musculares podem ter uma infinidade de causas. Ainda que imaginemos quais podem ser os gatilhos destas dores incômodas, em outras situações desconhecemos os motivos.

Assim, em grande parte dos casos, o estresse, a tensão muscular, as quedas, o exercício, um movimento errado ou inclusive a gripe, podem nos causar danos nos músculos, mal-estar e moleza.

Por sua vez, a dor muscular está relacionada diretamente com os espasmos, que são movimentos involuntários que aparecem de repente em nosso corpo e são desde incômodos até dolorosos.

Remédios caseiros para tratar os espasmos musculares

É possível tratar os espasmos musculares com remédios caseiros

Os produtos naturais são ideais para cuidar de alguns mal-estares que surgem em nosso organismo. Se você quer saber quais são os melhores tratamentos ou soluções para evitar tanto a dor muscular como os espasmos musculares, continue com a gente.

Leia este artigo: Como aliviar a dor muscular sem tomar analgésicos

1. Água quente

A água quente ou morna é perfeita para relaxar o músculo. Se trata de um dos remédios caseiros mais usados graças a sua simplicidade e eficácia.

  • O ideal é contar com uma bolsa de água quente ou compressas com panos molhados em água quente. Aplicada na região afetada, ajudará a estimular a circulação sanguínea, por isso ajudará a acabar com a tensão muscular e a inflamação.
  • Também pode aproveitar o momento do banho para aplicar calor de forma local.

2. Ramos de alecrim

Trata-se de uma erva muito benéfica para tratar e curar várias condições o organismo. Neste caso sua infusão pode ajudar a inflamação a desaparecer: umedeça um pano na mesma e aplique sobre a região que deseja tratar.

  • Se conseguir óleo de alecrim pode aplica-lo por meio de massagens suaves e firmes para melhorar o problema.

3. Aumentar o consumo de potássio

Consumir maçã para aumentar o consumo de potássio e aliviar os espasmos musculares

A falta de potássio pode causar espasmos musculares severos. É um nutriente valioso que evitará que sofra, além disso, cãibras nas extremidades.

Para evita-las, aumente o consumo de alimentos ricos em potássio. A banana é um dos mais adequados. Se você não gosta de seu sabor, pode camufla-la em um suco ou vitamina com outras frutas. Procure sempre as de temporada e faça a melhor combinação para você.

4. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem magníficas propriedades medicinais, além de outros muitos usos domésticos. Neste caso, é muito efetivo para evitar a dor e os espasmos musculares no corpo. É um remédio ideal para combater a tensão do músculo.

  • Para aproveitar seus benefícios podemos mergulhar a área afetada em um recipiente com uma mistura de água e duas xícaras de vinagre (500 ml).
  • Outra opção é a de aplicar gases ou compressas impregnadas na mistura e deixar agir durante 30 minutos.

5.Gelo

Sempre que pensamos em mal-estar muscular pensamos em seguida nos cubinhos de gelo. São um dos grandes anti-inflamatórios naturais que sempre conseguimos fácil em casa.

  • Você pode aplicar frio de maneira simples, envolvendo alguns cubinhos de gelo em uma toalha. Evite aplicar o gelo diretamente sob a pele, já que pode causar queimaduras.
  • Em seguida, deixe que o gelo faça sua ação durante 15 minutos na área. Pode fazer este tratamento de 2 a 3 vezes por dia, sempre que precisar.

Descubra: Incríveis remédios naturais para aliviar o estresse

6. Infusão de valeriana

Uma das plantas mais relaxantes que encontramos é a valeriana. Você pode preparar uma infusão de valeriana para relaxar o corpo tanto física quanto mentalmente.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de valeriana (15 g)

Preparo

  • Primeiramente, adicione uma colher de sopa de valeriana em uma xícara de água fervendo e deixe em infusão durante 5 ou 10 minutos.
  • Em seguida, coe e beba.

O ideal é toma-la a noite antes de se deitar para que o corpo se recupere durante todas as horas noturnas.

7. Óleo de lavanda

O óleo de lavanda agora pode ser seu melhor aliado para combater os espasmos musculares. Assim como a valeriana, a lavanda tem propriedades muito relaxantes, por isso também se usa em muitos ambientadores.

  • Para usá-lo, primeiramente, consiga óleo de lavada em uma loja de produtos naturais (se desejar, pode preparar você mesma).
  • Em seguida, aplique na área afetada e massageie até que se absorva.

Como pôde comprovar, estas recomendações são muito básicas, mas ao mesmo tempo muito efetivas para tratar e eliminar os espasmos musculares. Sem dúvida alguma, uma forma muito simples de evitar a dor e melhorar sua qualidade de vida.

Couto, B., Figuereido, H. B., Araujo Leitao, R. E., Alvarenga, H., Gomes Marleide, M., & Melo Reis, C. H. (1976). Sodium dantrolene (dantrium) in the treatment of neurogenic muscular spasm. [Spanish]rEl dantroleno sodico (Dantrium) en el tratamiento del espasmo muscular neurogenico. Neurologia, Neurocirugia, Psiquiatria.