10 alimentos anti-inflamatórios que você deve incluir na sua dieta

9 de janeiro de 2019
Muitas das doenças e condições com as quais convivemos de tempos em tempos podem ser prevenidas se mantivermos uma alimentação saudável e rica em nutrientes e vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo. Entre estas condições, podemos citar diversos processos inflamatórios como a artrite e as inflamações intestinais, por exemplo.

Embora muitos de nós estejamos acostumados a recorrer a medicamentos que compramos na farmácia mais próxima, é importante saber que muitos alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias que permitem combater a inflamação de forma totalmente natural e saudável.

Esse é o tema deste artigo, no qual apresentaremos 10 dos melhores alimentos anti-inflamatórios que podemos incluir na dieta, que funcionarão como aliados da saúde e do bem-estar. Conheça-os a seguir e consuma-os sempre para prevenir inflamações de maneira eficaz.

1. Peixes gordurosos

Peixes como o salmão, o atum, a cavalinha e a sardinha são ricos em ácidos graxos ômega 3, que podem ajudar a reduzir a inflamação.

Para obter os seus benefícios, devemos consumi-los várias vezes por semana, e sempre cozidos de formas saudáveis. Se você não gostar muito de peixe, pode conversar com um nutricionista para obter o ômega 3 através de suplementação.

Leia também: Ômega 3, por que é tão importante?

2. Manjericão e outras ervas

alimentos anti-inflamatórios

Várias ervas e temperos são ricos em fitonutrientes e antioxidantes que possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a combater a inflamação.

Alecrim, tomilho, orégano e a cúrcuma são opções interessantes, mas o manjericão pode ser ingerido fresco, potencializando suas propriedades. Além disso, é delicioso e cai bem com uma variedade enorme de receitas saudáveis.

3. Cereja

Várias frutas contam com inúmeras propriedades benéficas para o nosso organismo, mas a cereja é uma das que se destaca como um ótimo anti-inflamatório natural.

Ela é rica em antocianina e oferece uma dose poderosa de compostos anti-inflamatórios. Seu consumo é especialmente útil para o tratamento da gota, do ácido úrico e da artrite.

4. Batata doce

Rica em diversos nutrientes, a batata doce contém vitamina E, vitamina C e carotenoides, que atuam como anti-inflamatórios naturais.

Além disso, consumir batata doce é ótimo para a saúde do coração, da pele e para fortalecer o sistema imunológico. Outros alimentos de cor laranja, como a cenoura, a abóbora e o damasco, também podem ser úteis.

5. Vegetais verdes

alimentos anti-inflamatórios

Vegetais crucíferos e de coloração verde-escura como a couve manteiga, o espinafre e o brócolis são riquíssimos nutricionalmente.

Eles oferecem uma alta concentração de vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e fitoquímicos que ajudam a combater doenças. Além disso, também são ricos em vitamina E, importante para combater as inflamações.

6. Nozes e amêndoas

As nozes e as amêndoas são alimentos anti-inflamatórios repletos de antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres e a combater a inflamação.

Elas são ricas em fibras, cálcio e vitamina E, além de conter ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo ômega 3. São uma ótima opção para os lanches entre as refeições. Além desses benefícios, ainda proporcionam uma sensação de saciedade.

7. Soja

A soja é rica em compostos anti-inflamatórios conhecidos como fitonutrientes, que ajudam a reduzir a proteína c-reactiva no organismo. Além disso, é rica em isoflavonas que podem reduzir a inflamação nas mulheres.

Para incluí-la na dieta, evite variedades de soja muito processadas e opte pelo leite de soja, tofu e edamame. De quebra, ela ainda é uma excelente fonte de proteínas.

8. Gengibre

alimentos anti-inflamatórios

O gengibre é amplamente conhecido pela sua infinidade de propriedades benéficas para o organismo. Uma delas é a sua capacidade de combater as inflamações.

O responsável é o gingerol, uma das substâncias ativas que ele contém. Seu uso é especialmente recomendado para tratar inflamações nas articulações.

Leia também: Mistura de gengibre e azeite de oliva para acalmar a dor

9. Beterraba

Esse é um dos alimentos anti-inflamatórios riquíssimo em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a inflamação no organismo.

Estudos mostram que ela é capaz de proteger o corpo contra o câncer e algumas doenças cardíacas, também devido ao seu conteúdo de fibras, vitamina C e um pigmento chamado betalaína.

Vale a pena incluir a beterraba em receitas de saladas saudáveis e deliciosas para obter esses benefícios.

10. Abacaxi

Essa fruta deliciosa é extremamente saudável e apropriada para combater processos inflamatórios no organismo.

O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina que ajuda a tratar condições como a artrite, a inflamação estomacal e a má digestão. Que tal incluí-lo na dieta como uma opção excelente de sobremesa saudável?

  • Sears, B. (2015). Anti-inflammatory Diets. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2015.1080105