Manjericão como remédio natural contra os mosquitos

Além de adicionar sabor e aroma aos alimentos, o manjericão é um excelente remédio natural contra os mosquitos. Hoje vamos falar sobre como você pode usá-lo como repelente ecológico.
Manjericão como remédio natural contra os mosquitos

Última atualização: 10 Março, 2021

Muitos de nós usamos o manjericão na cozinha para preparar diferentes pratos. Com um aroma inconfundível e delicioso, esta é uma erva muito utilizada em massas, pizzas e óleos aromáticos. No entanto, você sabia que o manjericão também é muito eficaz como remédio natural contra os mosquitos?

A função de repelente natural é um dos muitos atributos que esta erva aromática possui, e neste artigo aprenderemos a utilizá-la em casa.

Características do manjericão

O manjericão é nativo da Ásia e, com o tempo, seu cultivo se espalhou por todas as partes do mundo. Atualmente, são conhecidas mais de 40 espécies diferentes, das quais a Ocimum basilicum é a mais conhecida.

É uma planta herbácea perene cujas folhas são largas e de um verde profundo. Em geral tem apenas meio metro de altura e sua folhagem é a parte que fica com todo o aroma. Geralmente, ele floresce no verão e se enche de pequenos cachos de flores brancas ou lilases.

É reconhecido por seu alto teor de óleos essenciais que lhe conferem diferentes propriedades medicinais. Entre elas, podemos citar seu uso para problemas gástricos, respiratórios e urinários.

De acordo com um estudo publicado no Jornal Cubano de Farmácia, o manjericão é usado na medicina para tratar o seguinte:

  • Condições gastrointestinais, como diarreia e parasitismo.
  • Patologias respiratórias, como bronquite.
  • Problemas dermatológicos gerais.
  • Doença da altitude: por conter eugenol, possui propriedades anticoagulantes que melhoram a circulação sanguínea.
  • O óleo essencial de manjericão tem propriedades antifúngicas e atua contra bactérias e fungos.
Tábua com folhas de manjericão
O manjericão tem propriedades culinárias e medicinais, mas também é um repelente eficaz.

O manjericão como remédio natural contra os mosquitos

Para entender por que essa erva mantém os mosquitos afastados, precisamos saber como esses insetos detectam suas presas. Além de serem chatas e dolorosas, as picadas podem levar a doenças mais graves. Nesse sentido, foram desencadeadas epidemias de dengue ou febre amarela transmitidas pelo Aedes aegypti.

Esses tipos de insetos têm sensores térmicos e químicos que permitem detectar seus alimentos. Todo o seu minúsculo corpo trabalha em conjunto para localizar a vítima:

  • Suas patas percebem a diferença de temperatura entre seu alvo e o ambiente.
  • Suas antenas alertam quanto ao vapor d’água e dióxido de carbono que estão presentes toda vez que expiramos. Além disso, a pele libera certas substâncias, como o ácido lático do suor, que também atraem os mosquitos.

Ao usar um repelente com substâncias químicas, o que fazemos é atacar os sensores naturais do mosquito. Desse modo, ele perde a capacidade de detectar suas presas e se afasta para recuperá-la. O manjericão possui quatro substâncias naturais que são repelentes: estragol, citronelol, limoneno e trans-nerolidol.

Como posso usar o manjericão como remédio natural contra os mosquitos?

O manjericão é uma planta que nos oferece uma forma sustentável, simples e barata de repelir os mosquitos. Embora ao colocar esta erva em janelas, terraços e jardins já estejamos reduzindo a presença de insetos, vamos ver outras formas de utilizá-la.

Para preparar um repelente de insetos à base de manjericão, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 120 mililitros de água.
  • Folhas de manjericão.
  • 120 mililitros de vodka ou álcool 96º.

Com as folhas e a água, vamos preparar um chá e coar. Misture o líquido restante com a vodka ou álcool e coloque em um recipiente com spray. Borrife sempre que necessário.

Outra alternativa seria comprar um óleo corporal essencial de manjericãoAlém de perfumar e hidratar a pele, ele permitiria evitar os mosquitos. Também pode ser obtido para aromatizar os ambientes.

Mosquito transmissor de doenças
Os mosquitos podem transmitir doenças graves, como a dengue. É por isso que seu controle é importante.

Manjericão contra os mosquitos vs. produtos sintéticos

Os produtos sintéticos usados ​​como repelentes nem sempre são tão eficazes quanto pensamos. Foi demonstrado que apenas aqueles contendo DEET (N, N-dietil-3-metilbenzamida) em porcentagem superior a 25% são eficazes.

Quanto aos óleos essenciais naturais usados ​​como repelentes, devemos ter em mente que eles evaporam mais facilmente. Por isso, a farmacêutica Dra. Beatriz Badilla avisa que devemos reaplicá-los com mais frequência, pois o tempo de duração do seu efeito é menor.

Finalmente, além de remédios naturais como o manjericão, podemos tomar algumas medidas extras para manter os mosquitos afastados:

  • Use mosquiteiros nas janelas e portas e no berço do bebê.
  • Verifique os rótulos dos produtos que irá utilizar, sejam sintéticos ou naturais. O tempo de eficácia, a idade permitida e o tipo de pele para o qual são indicados estão descritos.
  • Sacuda a roupa de cama antes de se deitar para verificar se há mosquitos no quarto.

Esperamos que você use o manjericão para afastar os mosquitos e que, com essas recomendações, consiga manter os insetos bem longe da sua casa e da sua família.

It might interest you...
8 benefícios de consumir chá de manjericão todos os dias
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 benefícios de consumir chá de manjericão todos os dias

Você já conhece o chá de manjericão? Ele oferece uma infinidade de benefícios para a saúde naturalmente. Conheça alguns deles neste artigo.



  • Sánchez Govín, E., Leal López, I. M., Fuentes Hernández, L., & Rodríguez Ferrada, C. A. (2000). Estudio farmacognóstico de Ocimum basilicum L.(albahaca blanca). Revista Cubana de Farmacia34(3), 187-195.
  • Sam, O., de la Luz, M., & Barroso, L. (2002). Caracterización anatómica de las hojas de la albahaca blanca (Ocimum basilicum L.). Cultivos tropicales23(2), 39-42.
  • Py, N. F. M. M. S., & Corona-Cruz, A. Repelente Natural para el Mosquito Aedes Aegypti a base de Albahaca (Ocimun Basilicum) y Eucalipto (Eucalyptus globulus) para apoyar problemas de salud en comunidades del municipio de Yaxcaba Yucatán. COMPENDIO DE PONENCIAS, 114.
  • Grisales Galindo, M., Tellez Salamaca, D. M., & Gómez Vanegas, M. Evaluación De La Eficacia De Los Extractos Naturales De Citronella (Cymbopogoncitratus), Albahaca (Ocimumbasilicum) Y Lavanda (Lavandulaspp.) Como Repelente Natural Contra Mosquitos Adultos De La Especie Aedes Aegypti.
  • Querales, J. (2002). Dengue: causas, características clínicas y prevención. Gaceta Médica de Caracas110(3), 328-332.
  • Uc-Puc, V., Herrera-Bojórquez, J., Carmona-Carballo, C., Che-Mendoza, A., Medina-Barreiro, A., Chablé-Santos, J., … & Manrique-Saide, P. (2016). Efectividad de repelentes comerciales disponibles contra el mosquito Aedes aegypti (L.) en Yucatán, México. salud pública de méxico58, 472-475.
  • Badilla, B. (2016). Uso racional de repelentes contra mosquitos.