6 óleos essenciais para combater a sinusite

05 Abril, 2020
A sinusite é uma doença causada por uma inflamação nos seios da face. Embora geralmente melhore sem medicamentos, podemos combatê-la com alguns óleos essenciais.

As infecções sinusais podem aparecer como resultado do ataque de vírus ou bactérias. De fato, muitos casos se desenvolvem devido aos mesmos vírus que causam o resfriado. Você sabia que alguns óleos essenciais podem ajudar a combater a sinusite?

A sinusite se origina quando os seios da face se irritam ou inflamam. Como resultado disso, aparecem sintomas desconfortáveis como congestão nasal, diminuição do olfato, dor de cabeça, entre outros. Embora possam ser leves, às vezes se tornam um problema crônico.

Felizmente, existem alguns remédios de origem natural, como é o caso dos óleos essenciais, que contribuem para acelerar o seu alívio. Seu uso em aromaterapia ou topicamente serve como analgésico para muitos de seus sintomas. Aqui estão algumas opções.

6 óleos essenciais para combater a sinusite

Os óleos essenciais tornaram-se uma alternativa natural para combater a sinusite. Embora a intervenção de um médico seja necessária em casos crônicos, o uso desses ingredientes pode acelerar o alívio de formas agudas ou leves da doença. Por que esses óleos são tão eficazes?

Os compostos voláteis dos óleos essenciais são usados ​​em sessões de aromaterapia devido ao seu efeito relaxante. Neste caso particular, a inalação dessas substâncias minimiza a congestão e acalma desconfortos como as dores de cabeça. Vamos ver algumas opções.

1. Óleo essencial da árvore do chá

Óleos essenciais para combater a sinusite
A nebulização com diferentes óleos essenciais ajuda a acalmar os sintomas associados à sinusite.

As propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias do óleo essencial da árvore do chá têm servido como complemento para combater a sinusite. Isso ocorre porque a inflamação dos seios paranasais e o crescimento bacteriano são responsáveis ​​por esse problema.

Como usá-lo?

  • Para começar, adicione cerca de 20 gotas de óleo da árvore do chá em água fervente.
  • Logo em seguida, aproxime a cabeça da panela e inspire os vapores.
  • Faça isso por 5 minutos, até sentir alívio.

Leia também: Como combater a sinusite e se livrar da dor de cabeça

2. Óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto é usado no tratamento de muitos problemas respiratórios. Nesse caso, graças ao seu teor de cineol, pode contribuir para o tratamento da sinusite. Inclusive, a Associação Nacional de Aromaterapia Holística (NAHA) o recomenda para purificar o ar de bactérias e outros germes.

Como usá-lo?

  • Adicione cerca de 20 gotas de óleo em água fervente e inale seus vapores.
  • Se desejar, use os vapores para purificar a sala e outros espaços.
  • Além disso, opcionalmente, você pode combiná-lo com o azeite de oliva ou óleo de coco para fazer massagens no peito.

3. Óleo essencial de orégano

Óleo essencial de orégano
Este óleo essencial é usado para diferentes condições do trato respiratório.

Devido ao seu teor de agentes antimicrobianos e antifúngicos, o óleo essencial de orégano pode combater a sinusite e outras infecções respiratórias. No entanto, as evidências que sustentam sua eficácia nesses casos são meramente anedóticas.

Como usá-lo?

  • Você pode usar o óleo em vapores ou aplicá-lo topicamente no peito, combinando-o previamente com o óleo de coco.
  • Repita a aplicação até sentir alívio.

Você pode se interessar: Como tratar a sinusite de maneira natural?

4. Óleo essencial de lavanda para combater a sinusite

Um dos óleos favoritos para sessões de aromaterapia é o óleo essencial de lavanda. Devido ao seu cheiro agradável, é muito relaxante e terapêutico. Por isso, pode ser utilizado como aliado no tratamento da congestão, dor de cabeça e outros sintomas relacionados à sinusite.

Como usá-lo?

  • Você pode inalar o óleo essencial de lavanda usando a técnica de inalação de vapor.
  • Além disso, você também pode usá-lo em um difusor ou diluído.

5. Óleo essencial de gerânio

Óleo essencial de gerânio
Os sintomas de gripes e resfriados podem ser controlados com este óleo essencial.

O extrato de gerânio contém substâncias que ajudam a lidar com as infecções do sistema respiratório. Por isso, além de ser usado para a bronquite e a tosse, também é útil no combate à sinusite. Segundo uma pesquisa, as gotas de óleo de gerânio podem favorecer o alívio de resfriados comuns.

Como usá-lo?

  • Use o óleo essencial de gerânio em um difusor ou diluído na água do banho.

6. Óleo essencial de tomilho 

A aplicação externa do óleo essencial de tomilho pode ajudar a combater a sinusite e outras infecções do trato respiratório. Devido ao seu efeito antimicrobiano e anti-inflamatório, inibe o crescimento de bactérias e acalma a irritação dos seios nasais.

Como usá-lo?

  • Em primeiro lugar, combine-o com um óleo transportador, como o óleo de coco ou o azeite de oliva.
  • Logo em seguida, esfregue-o com uma massagem suave nas áreas como o peito.
  • Você também pode usá-lo em uma terapia de inalação.

Você está sofrendo de sinusite? Experimente esses remédios de origem natural. Não se esqueça de consultar um médico se os sintomas piorarem ou continuarem por várias semanas.

  • Carson, C. F., Hammer, K. A., & Riley, T. V. (2006). Melaleuca alternifolia (tea tree) oil: A review of antimicrobial and other medicinal properties. Clinical Microbiology Reviews.
  • Kehrl, W., Sonnemann, U., & Dethlefsen, U. (2004). Therapy for Acute Nonpurulent Rhinosinusitis with Cineole: Results of a Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Trial. Laryngoscope.
  • Kintzios, S. E. (2012). Oregano. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition.
  • Ueno-Iio, T., Shibakura, M., Yokota, K., Aoe, M., Hyoda, T., Shinohata, R., … Kataoka, M. (2014). Lavender essential oil inhalation suppresses allergic airway inflammation and mucous cell hyperplasia in a murine model of asthma. Life Sciences.
  • Lizogub, V. G., Riley, D. S., & Heger, M. (2007). Efficacy of a Pelargonium Sidoides Preparation in Patients With the Common Cold: A Randomized, Double Blind, Placebo-Controlled Clinical Trial. Explore: The Journal of Science and Healing.
  • Herbal Medicine for Cough: a Systematic Review and Meta-Analysis. Luise Wagner, Holger Cramer, Petra Klose, Romy Lauche, Florian Gass, Gustav Dobos, Jost Langhorst Forsch Komplementmed. 2015; 22(6): 359–368. Published online 2015 Dec 14.