Melhor Com Saúde
 

4 óleos essenciais para aliviar picadas de abelha

Os óleos essenciais têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam no tratamento das picadas de abelha. Você sabe como usá-los? Contamos tudo sobre o assunto a seguir.

4 óleos essenciais para aliviar picadas de abelha

Última atualização: 15 Dezembro, 2020

Você sabia que existem alguns óleos essenciais que ajudam a aliviar as picadas de abelha? Com essências naturais como a da lavanda, do orégano, da árvore do chá, entre outras, podemos aliviar o incômodo e a inflamação de maneira simples e natural.

A seguir, detalhamos quais são os óleos essenciais ideais para acalmar as picadas de abelha, e quais são suas propriedades curativas quando os aplicamos à pele. Além disso, explicamos como devemos usá-los. Continue lendo!

4 óleos essenciais para aliviar picadas de abelha

Para começar, quando nos referimos aos óleos essenciais, devemos fazer um esclarecimento importante: para que estes tenham as suas propriedades terapêuticas, devem ser óleos essenciais naturais, não de essências sintéticas, puros e da mais alta qualidade. 

O ingrediente principal, que é o óleo, deve aparecer na embalagem com o nome da planta em latim. Além disso, a parte da planta da qual foi extraída, o quimótipo, e o país de proveniência também devem aparecer. Uma boa marca sempre nos fornecerá todas essas informações.

1. Lavanda

Óleo essencial de lavanda

Em primeiro lugar, o óleo essencial de lavanda é um dos mais populares graças às suas propriedades relaxantes e agradável aroma floral. De fato, seu uso mais comum é ajudar a equilibrar distúrbios nervosos como a ansiedade, o estresse e a insônia.

No entanto, sua aplicação tópica é muito benéfica para acalmar picadas de abelha e de outros insetos, a reduzir a inflamação e o ardor, bem como curar queimaduras, cortes e outras feridas. Além disso, possui propriedades antissépticas e antibacterianas, e também facilita a regeneração das células da pele em caso de cicatrizes.

  • O ideal é diluir de 3 a 5 gotas em um óleo portador, que pode ser de coco ou azeite de oliva, e depois aplicá-lo nas áreas desejadas.

2. Orégano

Óleo essencial

Em segundo lugar, inúmeros estudos demonstram os interessantes efeitos do óleo essencial de orégano: antifúngicos, antibacterianos, antivirais e antiparasitários. Por esse motivo, esse óleo não pode faltar em nosso armário de remédios naturais.

A nível tópico, o óleo desta planta aromática nos ajuda a tratar diferentes problemas de pele. Além de acalmar picadas de abelhas, aranhas e outros insetos, também atua como repelente. Por fim, também é usado para melhorar a acne, a pele oleosa, as verrugas, a rosácea e a psoríase.

  • Este óleo é muito incômodo, por isso deve sempre ser diluído, por exemplo, em aloe vera, argila ou óleo de coco. Seu uso não é recomendado para crianças menores de 6 anos.

Leia também: Remédio de orégano e azeite de oliva para proteger o sistema respiratório

3. Árvore do chá

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o óleo essencial da árvore do chá é uma boa opção contra esse tipo de picada.

O terceiro dos óleos essenciais para acalmar as picadas de abelhas é tão ou mais popular do que os dois anteriores. Obtido do cozimento a vapor das folhas desta árvore australiana, este óleo é um poderoso antifúngico natural, antibacteriano e anti-inflamatório. 

Com o óleo da árvore do chá, podemos aliviar as picadas de abelhas e de outros insetos. Também funciona para tratar a acne, o pé de atleta, os piolhos e os fungos das unhas. Por isso, é conveniente ter sempre à mão este remédio simples, que tem sido usado para prestar primeiros socorros desde a Segunda Guerra Mundial.

  • Como os outros óleos, deve ser diluído em um óleo base ou aloe vera. Cerca de 5 ou 8 gotas por colher de sopa serão suficientes.

Leia também: Como controlar os sintomas das alergias com estes 6 óleos essenciais

4. Hortelã para aliviar picadas de abelha

Por último, queremos mencionar o óleo essencial de hortelã, que se destaca pelo seu aroma delicioso e refrescante, principalmente quando se trata da variedade hortelã-pimenta. É um óleo muito versátil, eficaz no tratamento de diferentes condições se o consumirmos ou se o aplicarmos sobre a pele.

Este óleo fornece uma sensação imediata de frio, que acalma o ardor e o desconforto da picada de abelha. Além disso, possui virtudes antissépticas, anti-inflamatórias e analgésicas, ou seja, pode ajudar a reduzir a dor.

  • Este óleo pode ser muito irritante. Sua diluição é sempre necessária. Seu uso não é recomendado em crianças com menos de 6 anos de idade, idosos ou pacientes com epilepsia.

Agora, já conhecemos 4 óleos essenciais muito eficazes que podem nos ajudar no caso de sofrermos uma picada de abelha. Portanto, é sempre conveniente ter alguns deles à mão, tanto para esse uso quanto para muitos outros que essas essências da natureza nos oferecem.

6 óleos essenciais que ajudam a perder peso

6 óleos essenciais que ajudam a perder peso

Na busca por métodos para emagrecer mais facilmente, encontramos vários óleos essenciais que ajudam a perder peso. Conheça-os neste artigo!



  • Teixeira, B., Marques, A., Ramos, C., Serrano, C., Matos, O., Neng, N. R., … Nunes, M. L. (2013). Chemical composition and bioactivity of different oregano (Origanum vulgare) extracts and essential oil. Journal of the Science of Food and Agriculture. https://doi.org/10.1002/jsfa.6089
  • Lodhia, M. H., Bhatt, K. R., & Thaker, V. S. (2009). Antibacterial activity of essential oils from palmarosa, evening primrose, lavender and tuberose. Indian Journal of Pharmaceutical Sciences. https://doi.org/10.4103/0250-474X.54278
  • Orchard, A., & Van Vuuren, S. (2017). Commercial Essential Oils as Potential Antimicrobials to Treat Skin Diseases. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2017/4517971