9 maneiras de melhorar suas habilidades mentais

Embora o descanso seja muito adequado para manter nossas habilidades mentais aguçadas, também não devemos exagerar, pois pode ser contraproducente. Basta dormir 8 horas por dia para recuperar as energias
9 maneiras de melhorar suas habilidades mentais

Última atualização: 16 fevereiro, 2022

Há pessoas que acreditam que o sucesso ou as habilidades mentais são uma questão de sorte e não de prática. No entanto, a realidade é que a maneira como você treina seu cérebro pode lhe dar uma vantagem.

Para isso você deve desenvolver sua autoconsciência, seu nível de raciocínio, lógica, memória e algumas outras habilidades.

Outro equívoco é que seu cérebro precisa ser constantemente desafiado a melhorar e aproveitar ao máximo seu potencial, embora seja verdade que novos desafios impedem que seu cérebro enfraqueça.

Se você seguir as seguintes recomendações, você melhorará suas habilidades mentais e as manterá por muito tempo.

1. Exercite-se diariamente

O trabalho físico está fortemente ligado à melhoria das capacidades mentais. Quando você se exercita, libera endorfinas que melhoram o fluxo sanguíneo e os níveis de energia.

Isso dá ao seu cérebro um impulso extra, especialmente nos 30 a 60 minutos após o término do treino. Você nem precisa passar muitas horas na academia ou fazer exercícios muito complicados. Basta uma caminhada rápida de 30 minutos.

2. Inclua aipo em sua dieta

Este é um dos alimentos mais amigáveis para o seu cérebro porque tem luteolina. Este composto está diretamente ligado à prevenção da degeneração neuronal.

Ao comer aipo, você ajuda a prevenir citocinas inflamatórias no cérebro . Isso faz com que problemas mentais relacionados ao envelhecimento, como memória fraca, demorem mais para aparecer.

3. Mantenha-se hidratado

Manter-se hidratado é um aspecto importante quando se trata de sua saúde, especialmente quando se trata da saúde do cérebro.

Manter-se hidratado ajuda sua energia a ser melhor distribuída e seu cérebro a funcionar plenamente. Lembre-se que você deve consumir pelo menos 2 litros de água por dia. Ela deve ser simples e sem adoçantes. Caso a água pura não seja sua praia, você pode adicionar alguns ingredientes que dão um pouco de sabor , como:

  • pepino fatiado
  • um pau de canela
  • algumas folhas de hortelã
  • O suco de um limão ou lima

4. Chocolate amargo

A cafeína e a teobromina que encontramos neste tipo de chocolate aumentam a sua capacidade cognitiva a curto prazo. Ao mesmo tempo, é repleto de antioxidantes que ajudam a proteger suas habilidades mentais da deterioração.

Ao comprar este chocolate, certifique-se de que é o mais puro possível. A porcentagem mínima de cacau que deve conter é de 70% . É muito provável que nas primeiras vezes que você experimentar este doce, você ache um pouco amargo demais, mas é apenas uma questão de tempo até que você se acostume.

É importante que você consuma um pequeno pedaço de chocolate amargo. Embora possa conter menos açúcar, ele tem uma boa quantidade de calorias.

5. Desafie constantemente seu cérebro para melhorar suas habilidades mentais

Palavras cruzadas, quebra-cabeças, sudoku, e atividades semelhantes que exigem habilidades mentais estimulam seu cérebro a acessar memórias e conhecimentos armazenados anteriormente. Tenha em mente que, assim como ficar em sua zona de conforto impede você de seguir em frente, a mesma coisa acontece com seu cérebro.

6. Descanse o suficiente

Quando falamos em descansar o suficiente, não estamos nos referindo a dormir muitas horas por dia, pois isso pode ser contraproducente. Você deve ter um sono de qualidade que seja repousante e onde sua mente descanse.

Para melhorar suas habilidades mentais, você pode descansar de várias maneiras:

  • Não durma mais de 8 ou 9 horas.
  • Tire uma soneca depois de um grande esforço mental, mas tente que ela não dure mais de 20 minutos.
  • Beba uma infusão morna ou quente meia hora antes de dormir para que seu corpo relaxe.
  • Evite dormir com o celular muito perto ou com a televisão ligada.

7. Reduza seus níveis de estresse

Embora os hormônios do estresse já tenham sido extremamente importantes para a sobrevivência, eles não são tão importantes hoje.

Níveis de estresse crônico podem significar que há um desequilíbrio hormonal no seu cérebro que pode causar algum desgaste e até danos. Quando você está muito estressado, não consegue processar as informações corretamente ou lembrar das coisas básicas do seu dia .

8. Inclua o hábito da leitura na sua rotina

A leitura é um dos hobbies mais úteis para melhorar suas habilidades mentais, embora ultimamente seja uma atividade que perdeu popularidade.

Quando você lê constantemente, expõe seu cérebro a novas ideias, pontos de vista, conhecimentos e opiniões. Isso força você a se colocar em conflito consigo mesmo.

9. Fuja da rotina

Quando você sentir que faz a mesma coisa repetidamente, pare e crie novas atividades para o seu cérebro .

Você pode mudar a maneira como faz seu trabalho ou  tentar encontrar um hobby de fim de semana, se precisar. Quando a rotina toma conta do seu cérebro, seu nível de atenção diminui e tudo pode ficar muito chato.

Por fim, a partir de agora, você sabe que, quando se sentir entediado, escolha uma dessas atividades e exercite suas habilidades mentais.

This might interest you...
Habilidades cognitivas: o que são e 12 exemplos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Habilidades cognitivas: o que são e 12 exemplos

As habilidades cognitivas são aquelas tradicionalmente associadas às habilidades intelectuais. Aprenda mais sobre elas aqui.