Manchas de sangue na roupa branca: como tirá-las

21 de fevereiro de 2019
Se seu nariz sangrar ou se você se machucar, é muito provável que sua roupa saia prejudicada. Principalmente se se trata de roupa branca. Contaremos a seguir como eliminar as manchas de sangue frescas e secas.

As manchas de sangue representam todo um desafio na hora de lavar as roupas. Na verdade, praticamente todo mundo tem uma camiseta, jaqueta ou alguma outra peça de roupa que deixou de usar devido a uma mancha que a estragou. Propomos algumas soluções: mostramos como retirar manchas de sangue na roupa branca.

Antes de mais nada, vale a pena clarificar que aqui não fazemos milagres. Existem manchas de sangue que, uma vez impregnadas nos tecidos, são verdadeiramente difíceis de retirar. O melhor, em todos os casos, é tentar fazê-lo quando a mancha ainda está fresca.

Se isso não foi possível, então pode utilizar alguns dos seguintes conselhos que te ajudarão a retirar manchas de sangue na roupa branca.

Dicas para retirar manchas de sangue na roupa branca

Seja para salvar um lençol, camiseta ou camisa, estas recomendações podem ser de grande ajuda. Tome nota e tenha-as em mãos: nunca se sabe quando podem ser necessárias.

1.- Para manchas ainda frescas

Método 1

Se é justo depois do sangue entrar em contato com o tecido, pode resgatá-lo usando água fria. De nenhum modo use água quente; esta somente fará com que o sangue se impregne ainda mais.

Se, por outro lado, a mancha se produziu sobre um elemento que não pode mover, como um colchão, é recomendado utilizar um pano molhado também com água fria. Uma boa técnica é misturar água com gelo em um copo e aplicá-lo sobre a mancha antes de passar o pano.

Não deixe de ler também: 6 truques para remover manchas de óleo nas roupas

Mulher que conseguiu tirar manchas de sangue da roupa

Método 2

Existem outros dois elementos da casa que podem servir para retirar manchas de sangue na roupa branca quando tenham acabado de aparecer: o sabonete e o sal.

  • Em primeiro lugar, deixe de molho a roupa manchada em água fria e aplique uma boa quantidade do produto diretamente sobre a mancha. 
  • Logo, esfregue a roupa com as palmas das mãos frente a frente até que se faça espuma.
  • Finalmente, enxágue e repita o processo quantas vezes for necessário.

Por outro lado, para utilizar o sal: deixe a roupa debaixo da torneira; depois, esfregue-a para eliminar o máximo que puder o salpico de sangue.

Depois, misture água com sal para criar uma pasta e aplique-a diretamente sobre a mancha. O efeito desidratante do sal permitirá eliminar as partículas de sangue dos tecidos. Finalmente, enxague com muita água fria e, caso a roupa permita, coloque-a na máquina de lavar para lavar normalmente.

Leia também: Como retirar o mofo da máquina de lavar de forma natural?

Método 3

Uma última alternativa, ainda que um tanto mais arriscada, é usar água oxigenadaO ruim desta técnica é que pode estragar algumas roupas. Você decidirá em quais usar.

Os passos são:

  • Misture água oxigenada de 10 volumes, com água comum; a proporção tem que ser 50-50.
  • Aplique-a sobre a mancha. Pode ser que seja necessário fazê-lo mais de uma vez, já que a ação da espuma que se forma pode ser lenta.
  • Lave a peça com água fria e o sabão que utiliza normalmente.

2.- Para manchas secas

Se, por outro lado, precisa retirar uma mancha de sangue já seca, os procedimentos que você pode seguir são os seguintes:

Método 1

A pasta de dentes é um elemento caseiro que pode servir para retirar manchas de sangue em roupa branca. Como usá-la?

  • Em primeiro lugar, aplique a pasta diretamente sobre o salpico de sangue.
  • Logo depois, deixe-a secar por completo e enxágue-a com água fria. 
  • Finalmente, comece a lavá-la outra vez com água fria e o produto que sempre usa.
Manchas de sangue

Método 2

Muitos recomendam utilizar este produto para eliminar estas manchas. Em que se fundamenta este conselho? Basicamente na ação das enzimas que estão contidas nele, que agem sobre materiais orgânicos, como a carne e o sangue. Na verdade, existem produtos de limpeza que também as incluem.

Sobre tecidos resistentes, este produto pode ser muito efetivo. É claro que não se recomenda para tecidos mais delicados, dado que poderia ser muito nocivo para estes.

  • Em primeiro lugar, coloque a parte manchada em uma tigela com água fria.
  • Logo depois, adicione uma colher do amaciador de carne diretamente sobre a mancha e deixe-o agir no mínimo por 24 horas.
  • Posteriormente, esfregue a pasta sobre a mancha de tempos em tempos.
  • Finalmente, lave a roupa como sempre.

Em conclusão, retirar manchas de sangue em roupa branca é uma tarefa verdadeiramente complicada. No entanto, estes conselhos podem solucionar o problema, principalmente se agirmos com velocidade. Não temos nada a perder, assim que vamos lá!