Madrinha e dama de honra: qual é a diferença?

16 Janeiro, 2020
Seja a mãe do noivo ou as melhores amigas da noiva, todas elas são figuras importantes e quase indispensáveis no casamento. A madrinha e as damas de honra devem representar o círculo mais próximo da noiva.
 

Nos países católicos, a figura da madrinha de casamento é conhecida por todos, especialmente por sua função simbólica durante a cerimônia. No entanto, certamente você já viu em muitos filmes americanos que a noiva deve escolher uma dama de honra.

Em outros casos, essa dama é uma das crianças da família que, na frente da noiva, joga flores, abrindo o caminho para o altar. No entanto, você conhece as funções e diferenças entre madrinha e dama de honra? Neste artigo te mostraremos!

Madrinha e dama de honra

Noiva e noivo com o padrinho e madrinha rindo

Tanto a dama de honra quanto a madrinha são figuras simbólicas dentro da tradição. Embora nenhuma delas seja aceita na lei canônica ou eclesiástica, a presença da madrinha e de uma ou várias damas de honra no casamento é quase uma obrigação.

No entanto, existem diferenças importantes entre madrinha e dama de honra. Vamos conhecê-las melhor.

A madrinha

A madrinha é uma figura própria de casamentos na Igreja Católica. Normalmente, é a mãe ou outra mulher da família que acompanha o noivo até o altar. Além disso, ela permanece com ele até o final da cerimônia. Da mesma forma, o padrinho acompanha a noiva.

 

No entanto, a madrinha não é uma figura contemplada pelo direito canônico. É simplesmente uma “companheira” aceita pela tradição. No entanto, é uma maneira de prestar homenagem à mãe do noivo. De fato, seu papel também é fundamental neste dia especial.

Por outro lado, suas funções não são apenas acompanhar o noivo durante a cerimônia e permanecer ao seu lado ou na primeira fila dos bancos. A madrinha deve aconselhar o noivo a escolher um terno, dar apoio, divertir a noiva e, é claro, receber os parabéns e ser a anfitriã no banquete.

Além disso, devido ao seu papel de liderança, a madrinha deve se vestir elegante, mas sem se exceder. Ela pode escolher qualquer cor, exceto preto ou branco (reservado para a noiva).

Recomendamos que leia: Como organizar o dia do casamento?

A dama de honra

As damas de honra representam o círculo mais próximo da noiva.

A dama de honra é uma tradição antiga que data da Idade Média. Então, se tratava principalmente de uma menina da família da noiva que a acompanhava durante a cerimônia.

No entanto, essa ideia foi mudando e deixou de ser uma criança para ser qualquer mulher vinculada e escolhida pela noiva, conhecida como “menina das flores”.

 

Em geral, dependendo da tradição, a dama de honra pode ser:

  • Uma criança (do sexo feminino) que, simplesmente, acompanha a noiva.
  • Uma garota, amiga ou parente da noiva que abre a corte a caminho do altar, geralmente jogando flores na frente da noiva.

Além disso, como é ela quem abre o caminho para o altar, sua escolha é realmente importante. De fato, deve ser alguém que traga sorte ao casamento, porque abre o caminho simbolicamente.

Por outro lado, ao contrário da madrinha, pode haver mais de uma dama de honra. De fato, não há limite. De qualquer forma, eles devem se vestir todas iguais, com um vestido geralmente escolhido pela noiva, em uma cor diferente do branco.

Além de abrir o caminho para o altar, as damas de honra (adultas) têm outras obrigações:

  • Ajudar a noiva a organizar o casamento e o chá de panela (ou despedida de solteira).
  • Abrir o caminho para o altar (jogando flores ou não). De qualquer forma, o motivo floral é sempre importante.
  • Acompanhar e aconselhar a noiva na escolha do vestido.
  • Certificar-se de que o vestido, o penteado e a maquiagem da noiva estejam perfeitos antes de entrar na igreja.
  • Acomodar a cauda do vestido no altar.
  • Durante a cerimônia, elas geralmente se sentam na segunda fila de bancos.

Recomendamos: 6 dicas para vestidos de madrinha de casamento

Madrinha ou dama de honra?

Casal rindo no banquete
 

Agora você já conhece as diferenças. Além disso, notou uma coisa? A existência da madrinha não descarta a das damas de honra.

Portanto, se o seu parceiro deseja ser acompanhado pela mãe dele e você sente que precisa da corte das suas melhores amigas durante o casamento, pode perfeitamente ter os dois! O mais importante é que nesse dia você tenha as pessoas mais importantes ao seu lado para apoiá-los e ajudá-los.