3 opções de menu para casamento

30 de maio de 2019
É praticamente impossível agradar a todos quanto ao menu para casamento . Por esta razão, quanto mais variedade é oferecida no banquete, mais possibilidades existem de agradar a todos os convidados.   

Há milhares de coisas que devem ser organizadas para um dia tão sonhado como um casamento. Convites, vestidos, locais, orçamento, música …. De todos elas, talvez uma das mais importantes seja o cardápio do casamento. Na verdade, será uma das coisas que mais os convidados da festa lembrarão.

Por este motivo, neste artigo apresentamos 5 opções de menu para o seu casamento, esperando que tanto o banquete quanto a vida em comum sejam um sucesso.

O casamento e o menu

Casal celebrando união

Um casamento não é uma circunstância. Pelo contrário, se trata de um dia muito especial e, sem dúvida, cheio de significado. É um dia diferente, de celebração, felicidade, e bons presságios. Nesse sentido, tudo relacionado a este dia deve harmonizar.

Por esta razão, o menu de casamento também deve ser. Um casamento não é algo que é feito todos os dias, por isso seus convidados, vestidos com suas roupas finas, merecem algo elegante, especial e requintado. Isso abrange desde a disposição das mesas e talheres, até a sobremesa que finalizará o cardápio.

Mas se você é um daqueles que têm um orçamento apertado ou não gosta do gourmet luxuoso, não se preocupe. A questão é que o casamento deve refletir o casal,  e que seja especial.

Escolha os pratos

Noivos jantando

Uma vez escolhido o local, a maioria dos locais para realização de eventos oferece aos noivos uma degustação de diferentes pratos. O mesmo acontece se você recorrer a uma empresa de catering. Nesse sentido, existem certos aspectos que você deve levar em conta:

  • Será almoço ou jantar.  
  • Onde o banquete será realizado: ao ar livre, em um restaurante, etc.
  • A época do ano.
  • Oferecer aos convidados entradas ou coquetel até que, finalmente, a noiva e o noivo cheguem, e todos possam sentar-se nas mesas.
  • O tempo de espera entre aperitivos e pratos principais.
  • As necessidades e preferências dos hóspedes (crianças, adultos, intolerâncias e alergias , etc.).
  • Cuidar dos detalhes: as bebidas, especialmente os vinhos, devem estar de acordo com o menu.

Certamente você quer que todos se divirtam em seu casamento, e que tenham energia para dançar e celebrar. Portanto, o cardápio deve ser variado, para que todos possam obter a energia de que necessitam para se divertirem.

Recomendamos que leia também: O verdadeiro amor não morre, mesmo após 57 anos de casamento

Opção 1 de menu para casamento: para o ar livre

Casamento ao ar livre

Se você decidiu em um banquete ao ar livre, talvez um “menu de degustação” seja uma boa opção. A ideia é uma grande mesa no centro, onde são oferecidos inúmeros e variados pratos. Dessa forma, os convidados podem “criar” sua própria versão escolhendo o que mais gostam.

Neste sentido, não se trata de um “cardápio”, mas sim que quantos tipos de pratos e mais variados estarão na mesa do buffet. Assim, será mais fácil satisfazer a todos, tanto em variedade quanto em quantidade.

Opção 2: pratos favoritos

Opções de pratos favoritos

Se você acha que é impossível agradar a todos, talvez a melhor ideia seja, simplesmente, oferecer um cardápio elegante e original das comidas favoritas do casal. Certamente os gostos não serão muito diferentes dos de amigos e familiares, assim o sucesso está praticamente garantido.

Talvez você esteja interessado em ler:   7 ideias para celebrar o seu primeiro aniversário de casamento

Opção 3: gourmet

Menu gourmet

A maioria dos restaurantes e empresas de catering de prestígio oferece vários menus gourmet a partir dos quais você pode escolher. Com este tipo de escolha você oferecerá, sem dúvida, uma impressão de luxo e requinte aos convidados.

Seja a originalidade e a delicatessen dos pratos ou a decoração original e magnífica dos pratos, a simpatia dos garçons ou a beleza dos talheres e toalhas de mesa, deixará muita gente impressionada. Naturalmente, o orçamento aumentará consideravelmente.

Neste tipo de menu, no entanto, é importante não esquecer nenhum detalhe. Do vinho para servir ao lado dos pratos, até a sobremesa final que deve concluir o banquete, tudo deve harmonizar-se perfeitamente.

Além disso, você poderá escolher uma ampla variedade de ingredientes, para convidados com diferentes gostos ou problemas alimentares.

Em conclusão, o importante é que a festa de casamento seja do gosto dos noivos. Isto é, especial e único. Agradar todos não é fácil, então é melhor se concentrar na felicidade e na celebração da nova união.