Lista de objetos necessários para o quarto de um bebê

O planejamento adequado do quarto do bebê tornará mais fácil a tarefa de cuidar dele. Descubra quais objetos não podem faltar nesse cômodo.
Lista de objetos necessários para o quarto de um bebê

Última atualização: 14 dezembro, 2021

A chegada iminente de um bebê gera empolgação e dúvidas nos pais. Há muito o que preparar e organizar antes do nascimento, e isso pode acrescentar um estresse considerável à espera. O que comprar? Para te ajudar a tomar algumas decisões a este respeito, mostraremos os objetos necessários para o quarto de um bebé que não podem faltar na sua lista.

É comum que a escolha nesses casos seja complicada. Para muitos pais, especialmente os de primeira viagem, tudo parece essencial.

No entanto, eles acabam comprando objetos que quase não serão usados, enquanto faltam outros que nem haviam sido considerados. Para evitar que isso aconteça com você, oferecemos algumas recomendações valiosas.

A importância de preparar o quarto do bebê

À primeira vista pode parecer que os bebês não precisam de um quarto próprio, afinal, eles podem dormir no quarto dos pais. No entanto, preparar esta cômodo pode ser mais necessário do que você imagina.

Este será o local onde você poderá cuidar do bebê em um ambiente íntimo e organizado. Ter todos os objetos deles à mão e bem posicionados, e poder realizar os principais cuidados (alimentar, trocar ou colocar para dormir) nesse local, proporcionará uma agradável sensação de ordem e tranquilidade.

Este será o seu refúgio, onde vocês poderão se conectar sem interrupções e desfrutar de momentos valiosos juntos. Portanto, se você tem espaço suficiente em casa, não hesite em projetar um quarto infantil confortável e harmonioso. Se você não sabe por onde começar, aqui estão algumas sugestões:

Continue lendo: Como se preparar para a chegada do bebê?

Principais objetos para o quarto do bebê

Vale ressaltar que cada família é diferente e as prioridades e necessidades podem variar, dependendo por exemplo do espaço disponível ou do estilo parental a ser aplicado. Em qualquer caso, a seguir mostramos os objetos para o quarto de um bebê que podem tornar a sua vida mais fácil.

Quarto do bebê.
O quarto de um bebê é um espaço de refúgio. Mesmo que você não o use imediatamente, vale a pena prepará-lo.

Berço

O berço é um item fundamental, mesmo se você estiver pensando em praticar coleito. Em primeiro lugar, porque algumas pesquisas recomendam não fazer isso até que a criança tenha pelo menos 3 meses de idade, para evitar o risco de morte súbita.

Em segundo lugar porque as nossas expectativas nem sempre se tornam realidade. É possível que quando chegar a hora você não se acostume com a prática, e cada um precise dormir em locais diferentes. Além disso, nos primeiros anos o bebê pode dormir durante o dia no berço.

Ao escolher, certifique-se de que o berço seja aprovado pelos órgãos reguladores e tenha passado nos controles de qualidade. Escolha um colchão firme o suficiente e evite usar protetores acolchoados que circundam o berço, para reduzir o risco de asfixia.

Moisés ou mini berço

Este objeto não é essencial, mas pode ser muito útil durante as primeiras semanas ou meses de vida do seu filho. Os recém-nascidos descansam melhor em espaços menores e restritos, pois estão acostumados ao útero materno. Portanto, o berço pode não ser muito apropriado neste momento.

Além de oferecer conforto extra, o Moisés ou o mini berço também pode ser movido facilmente pela casa, de um cômodo para outro. Desta forma o seu bebê sempre terá você por perto.

Móbile

Os móbiles para bebês não são apenas um elemento decorativo. Eles são o primeiro brinquedo do seu bebê, e um de seus primeiros estímulos. Este elemento auxilia no desenvolvimento da visão, audição e tato e pode ajudar a criança a se acalmar e adormecer.

Os móbiles visuais geralmente têm cores vivas ou contrastes elevados (por exemplo, em preto e branco). No entanto, eles não são feitos para serem manipulados pela criança, por isso devem ser pendurados fora do alcance delas. Ao contrário, os móbiles táteis possuem materiais macios e leves e devem ser colocados na altura do bebê.

Embora geralmente sejam posicionados no berço, alguns especialistas recomendam colocá-los longe do local onde o bebê dorme, por exemplo em um tapete. Desta forma, a função recreativa é aprimorada.

Luz noturna

Seu bebê vai acordar várias vezes todas as noites pedindo comida, conforto ou atenção. Portanto, é importante ter uma lâmpada auxiliar que forneça uma luz suave e indireta. Desta forma, você pode chegar até o seu bebê e cuidar dele sem deixá-lo confuso pela estimulação visual excessiva. Lembre-se de que é fundamental que o bebê aprenda a distinguir entre o dia e a noite para regularizar seus hábitos de sono.

Trocador

Os bebês precisam de 8 a 12 trocas de fraldas por dia, portanto, ter uma área dedicada a isso pode tornar sua vida muito mais fácil. Escolha um móvel com a altura adequada para não ter que forçar a região lombar.

Certifique-se também de que há espaço para colocar tudo o que precisa, como lenços umedecidos, fraldas, cremes… Ter tudo à mão é fundamental, pois não podemos deixar o bebê sozinho procurando o que esquecemos.

Espaço de armazenamento

Guarda-roupas, cômoda, prateleiras, cabides, gavetas… não importa a opção que você escolher, mas não se esqueça de colocar um espaço de armazenamento suficiente no quarto do seu bebê. Embora não pareça, você precisará guardar e encontrar vários objetos. Opte por móveis versáteis que continuarão a ter utilidade conforme o seu filho cresce.

Poltrona de amamentação

Independentemente de você amamentar ou alimentar o seu bebê com uma mamadeira, uma poltrona de amamentação permitirá tornar esse momento uma experiência íntima e extremamente agradável. Colocar esta poltrona no quarto da criança te dará a possibilidade de fugir da agitação do resto da casa e partilhar momentos únicos com o seu filho.

Poltrona para amamentar no quarto do bebê..
Uma poltrona de amamentação é muito útil. Ela permite que você se afaste da agitação diária da casa para compartilhar esse momento a dois.

Cadeira de descanso

Este último objeto não precisa necessariamente ser colocado o tempo todo no quarto do bebê, mas é um dos elementos que os pais mais valorizam e apreciam. Uma cadeira de descanso permitirá que você mantenha seu filho confortável, seguro e entretido enquanto faz outras tarefas. O pequeno poderá vê-lo a qualquer momento enquanto se sente confortável e entretido com o móbile que fica pendurado na cadeira.

Um quarto bonito e funcional

Aqui estão algumas dicas sobre os itens mais importantes para o quarto de um bebê. No entanto, lembre-se de que o objetivo é que esse cômodo seja funcional para você e sua família. Leve em consideração o espaço disponível e as suas necessidades para não sobrecarregar o quarto, para que ele seja um local de paz e tranquilidade.

This might interest you...
5 ideias para decorar o quarto do seu bebê
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 ideias para decorar o quarto do seu bebê

Decorar o quarto do seu bebê é uma das experiências mais estimulantes da gravidez. Porém, para algumas futuras mães pode representar uma preocupaçã...