6 posições para amamentar o bebê

· 10 de outubro de 2018
A tarefa de amamentar pode ser um pouco estressante se não houver experiência suficiente. Felizmente, existem várias posições que a facilitam e previnem desconfortos. 

A maioria das mães se interessa em conhecer as posições para amamentar o bebê. Como é um ato ao qual dedicam várias horas do dia, é importante saber qual é a posição mais confortável para o bebê sugar corretamente e não gerar dor cervical ou nas costas.

A tarefa requer um pouco de prática e coordenação, especialmente quando você é mãe de primeira viagem. Embora não exista uma regra estabelecida sobre qual deve ser a posição correta, seguir algumas recomendações facilita a amamentação e impede que a experiência se torne estressante.

De fato, hoje existem centros onde se oferecem conselhos sobre as várias possibilidades de amamentação, já que muitas mães têm dúvidas ou temem fazê-la de forma errada. Você está interessada em aprender as posturas para amamentar seu bebê? A seguir nós as compartilhamos em detalhes.

1. Posição do berço

A posição do berço é uma das mais frequentes para alimentar o bebê. É recomendada para mães de primeira viagem porque é muito fácil de fazer. No entanto pode ser um pouco desconfortável para as mulheres que foram submetidas ao parto por cesariana, uma vez que tende a exercer pressão sobre a área da lesão.

Você estaria interessado em ler? Método Kassing ou como dar a mamadeira sem prejudicar a lactação

Posições para amamentar o bebê: Posição do berço

Como fazê-la?

  • Sente-se em uma cadeira com braços ou em uma cama com algumas almofadas.
  • Segure o bebê com um braço, de modo que seu rosto esteja voltado para o mamilo, e os joelhos presos ao corpo.
  • Em seguida, use a mão livre para orientar o mamilo até a boca do bebê.
  • Se você achar doloroso, mude a postura do bebê ou tente outra posição até sentir-se confortável.

Nota: Evite levar o bebê ao peito, empurrando-o pela cabeça. Os lábios do bebê devem estar voltados para fora.

2. Posição do berço transversal

A postura do berço transversal é uma das posições para amamentar o bebê quando há pouca experiência. É geralmente usada quando o recém-nascido é muito pequeno e tem dificuldade em segurar o mamilo. No entanto, ela também pode ser adotada antes de praticar a posição do berço, enquanto o bebê aprende.

Como fazê-la?

  • Pegue o bebê em seus braços, segurando-lhe a cabeça com a mão e as costas com o antebraço. Se você o segurar com o braço direito, dê-lhe o seio esquerdo e vice-versa.
  • Com a mão livre, aproxime o bebê do mamilo.

3. Posição da bola de futebol americano

A postura da bola de futebol americano, também conhecida como “posição da bola de rúgbi”, é ideal para mulheres que tiveram uma cesariana ou gêmeos. É uma alternativa ideal para alimentar bebês nervosos, porque ao segurá-los firmemente contra o corpo eles se sentem mais seguros.

Posições para amamentar o bebê: convencional

Como fazê-la?

  • Sente-se com as costas retas, o mais confortável possível. Você pode usar um travesseiro para ajeitar o bebê.
  • Segure o pequeno com a mão do mesmo lado do peito que você vai usar. Segure na sua cabeça com a mão e apoie suas costas no antebraço.
  • O rosto do bebê deve ser colocado na frente do mamilo e o resto do corpo fica sob o braço, com o estômago preso ao seu lado.

4. Posição deitada de lado

Uma das posições para amamentar enquanto você descansa é a “de lado”. É ideal para amamentar a criança à noite, ou para aquelas mães que sofreram problemas de parto, devido a uma episiotomia ou cesariana.

Como fazê-la?

  • Deite-se de lado e coloque vários travesseiros nas costas e entre os joelhos.
  • Em seguida, coloque o bebê de lado com o rosto voltado para o mamilo.
  • Aproxime a cabeça do bebê até que consiga agarrar o peito.
  • Se você considerar necessário use uma mão para segurar o bebê, para que este não vire.

5. Posições para amamentar o bebê no sentido inverso

Alguns definem esta posição como uma combinação da postura de lado com a da bola de futebol americano. Embora seja menos frequente que as anteriores, é muito confortável para algumas mães, que apresentam dificuldades na amamentação.

Posições para amamentar o bebê: sentido inverso

Como fazê-la?

  • Primeiro, deite-se de lado com as costas apoiadas em almofadas.
  • Em seguida, coloque o rosto do bebê na frente do mamilo e o resto do corpo em direção ao seu ombro (ao contrário).
  • Segure o corpo do bebê com uma mão para que não vire.

6. Posição “do cavalinho”

Postura sentada ou “de cavalinho” é uma das posições para amamentar o bebê, que pode ajudar quando há dificuldades no na hora agarrar o mamilo. Porque esta requer sentar o pequeno, não é a mais apropriada para bebês recém-nascidos.

Leia também: 8 coisas que você nunca deve fazer com um bebê recém-nascido

Como fazê-la?

  • Sente-se em uma cadeira confortável com as costas retas.
  • Coloque o bebê “de cavalinho” em sua perna, aproximando o seu rosto do peito.
  • Certifique-se de que o mamilo permaneça para cima, de modo que uma boa parte do peito repouse sobre o lábio inferior.

Para terminar…

Existem posições variadas para que a tarefa de amamentar não seja tediosa ou desconfortável para a mãe ou o bebê. Além disso, estas ajudam a conseguir uma melhor aderência e sucção por parte do bebê. Se os mamilos estiverem rachados, ou se o bebê engolir muito ar ao alimentar-se, talvez seja melhor tentar outra posição.