5 técnicas para aliviar a dor do parto
Um dos maiores medos de todas as mulheres grávidas, especialmente das mães de primeira viagem, são as dores do parto. Ainda que seja certo que a sensação é subjetiva e varia de uma mulher para outra, em geral se caracteriza por uma dor intensa com cada contração. Aplicar técnicas para aliviar a dor do parto é muito produtivo.
Felizmente, há vários métodos que contribuem para o alívio deste sintoma, não só proporcionando mais sensação de tranquilidade, mas sim preparando o corpo para quando for a hora de dar à luz. Você está interessada em conhecer essas técnicas para aliviar a dor do parto? Então, a seguir, dedicaremos este espaço especialmente para você.
Mas antes de entrar em detalhes sobre cada técnica, queremos esclarecer qual é a função que desempenham e porque são tão benéficas para enfrentar o nascimento do bebê de uma maneira mais positiva. Não perca!
Como funcionam as técnicas para aliviar as dores do parto?
Quando chega a hora do parto, ocorrem as temidas contrações. Neste processo a parte superior do útero se contrai e a inferior se estira e relaxa com o objetivo de facilitar o deslocamento do bebê através do canal do parto.
Devido à dor produzida, a mulher costuma tensionar e contrair todo o corpo cada vez que tem uma contração. Apesar de ser uma resposta natural do organismo, a tensão é esgotante e pode prolongar o esforço ao reduzir a eficácia das contrações.
Por este motivo, desde muitos anos se incorporam algumas técnicas de relaxamento no trabalho de parto. Seu objetivo principal é que, enquanto o útero sofre as contrações, a futura mamãe libere o resto do corpo da tensão e controle sua ansiedade.
Apesar de que ainda não há uma base científica que prove que estes métodos podem diminuir a dor, seus efeitos relaxantes são benéficos. Porém, é importante praticá-las um pouco antes do “grande dia” para que tenham um efeito melhor.
As melhores técnicas para aliviar a dor do parto
1. Acompanhamento durante o parto
As mães que escolhem entrar acompanhadas à sala de parto sentem maior bem-estar e relaxamento. De fato, essa pessoa ajudará a tranquilizar à mulher grávida, caso seja necessária alguma intervenção como a cesárea ou a aplicação de anestesia peridural.
2. Liberdade de movimentos
Uma das técnicas para aliviar a dor do parto é adotar diferentes posturas e movimentos durante o trabalho de parto. Ficar deitada na cama nem sempre é o mais adequado para minimizar a tensão. Inclusive, estar em uma mesma posição olhando para a parede ou o teto pode ser mais estressante.
Por isso, durante as contrações na primeira fase do parto é recomendável caminhar ou fazer algum tipo de movimento para liberar endorfinas que promovam maior bem-estar. Além disso, atividades como o balanceio pélvico favorecem a abertura do colo uterino e a passagem do bebê.
Te recomendamos ler: 4 posturas da ioga para diminuir a dor nas costas
3. Exercícios de respiração
Em muitas das aulas de preparação para o parto se incluem exercícios de respiração. Este tipo de técnica permite aliviar a dor das contrações na fase de dilatação ativa. Além disso, ajuda a mães a se concentrar em manter um ritmo e ouvir seu corpo.
Dentre outras coisas, uma respiração pausada e profunda reduz de forma significativa a tensão muscular e proporciona tranquilidade. Por isso, do começo até o fim do processo de parto é bom praticá-la.
4. Ouvir música
Graças aos seus efeitos terapêuticos, ouvir música pode servir como uma das técnicas para aliviar a dor do parto. Escolher melodias relaxantes, por exemplo, para acompanhar a respiração, libera as tensões e medos próprios deste processo.
Com as melodias suaves se reduz a percepção da dor e se mitiga o estresse que causa as contrações. Se o parto é no hospital, seria bom que o acompanhante levasse algumas canções preparadas para que a mãe relaxasse antes de dar à luz.
5. Banheira com água quente
O parto na água é um dos métodos mais conhecidos para paliar as dores deste processo. O contato do corpo com a água quente produz uma forte sensação de relaxamento sobre os músculos e articulações, reduzindo as doenças.
Ainda, diminui a segregação de adrenalina e favorece o amolecimento do colo uterino. Por isso, cada vez mais hospitais adaptam quartos com banheiras para quem quer ter este tipo de experiência. Além disso, a mãe pode escolher dar à luz na água ou não.
Leia também: As mulheres precisam de um ano para se recuperar após o parto
Em resumo…
Ainda que não haja um método que elimine 100% as dores do parto, a prática destas técnicas simples pode paliar os sintomas para que o momento não seja tão traumático. O apoio constante do parceiro ou de um familiar, assim como a respiração e as massagens podem tornar as sensações mais suportáveis.