5 técnicas para aliviar a dor do parto

· 7 de setembro de 2018
É inevitável experimentar dor no parto. Porém, antes que seja a hora de dar a luz, a mãe pode praticar algumas técnicas de relaxamento para que os sintomas sejam mais suportáveis.

Um dos maiores medos de todas as mulheres grávidas, especialmente das mães de primeira viagem, são as dores do parto. Ainda que seja certo que a sensação é subjetiva e varia de uma mulher para outra, em geral se caracteriza por uma dor intensa com cada contração. Aplicar técnicas para aliviar a dor do parto é muito produtivo.

Felizmente, há vários métodos que contribuem para o alívio deste sintoma, não só proporcionando mais sensação de tranquilidade, mas sim preparando o corpo para quando for a hora de dar à luz. Você está interessada em conhecer essas técnicas para aliviar a dor do parto? Então, a seguir, dedicaremos este espaço especialmente para você.

Mas antes de entrar em detalhes sobre cada técnica, queremos esclarecer qual é a função que desempenham e porque são tão benéficas para enfrentar o nascimento do bebê de uma maneira mais positiva. Não perca!

Como funcionam as técnicas para aliviar as dores do parto?

Quando chega a hora do parto, ocorrem as temidas contrações. Neste processo a parte superior do útero se contrai e a inferior se estira e relaxa com o objetivo de facilitar o deslocamento do bebê através do canal do parto.

Manter-se em forma ajuda a aliviar a dor do parto

Devido à dor produzida, a mulher costuma tensionar e contrair todo o corpo cada vez que tem uma contração. Apesar de ser uma resposta natural do organismo, a tensão é esgotante e pode prolongar o esforço ao reduzir a eficácia das contrações.

Por este motivo, desde muitos anos se incorporam algumas técnicas de relaxamento no trabalho de parto. Seu objetivo principal é que, enquanto o útero sofre as contrações, a futura mamãe libere o resto do corpo da tensão e controle sua ansiedade.

Apesar de que ainda não há uma base científica que prove que estes métodos podem diminuir a dor, seus efeitos relaxantes são benéficos. Porém, é importante praticá-las um pouco antes do “grande dia” para que tenham um efeito melhor.

As melhores técnicas para aliviar a dor do parto

1. Acompanhamento durante o parto

As mães que escolhem entrar acompanhadas à sala de parto sentem maior bem-estar e relaxamento. De fato, essa pessoa ajudará a tranquilizar à mulher grávida, caso seja necessária alguma intervenção como a cesárea ou a aplicação de anestesia peridural.

2. Liberdade de movimentos

Uma das técnicas para aliviar a dor do parto é adotar diferentes posturas e movimentos durante o trabalho de parto. Ficar deitada na cama nem sempre é o mais adequado para minimizar a tensão. Inclusive, estar em uma mesma posição olhando para a parede ou o teto pode ser mais estressante.

Caminhar ajuda a aliviar a dor do parto

Por isso, durante as contrações na primeira fase do parto é recomendável caminhar ou fazer algum tipo de movimento para liberar endorfinas que promovam maior bem-estar. Além disso, atividades como o balanceio pélvico favorecem a abertura do colo uterino e a passagem do bebê.

Te recomendamos ler: 4 posturas da ioga para diminuir a dor nas costas

3. Exercícios de respiração

Em muitas das aulas de preparação para o parto se incluem exercícios de respiração. Este tipo de técnica permite aliviar a dor das contrações na fase de dilatação ativa. Além disso, ajuda a mães a se concentrar em manter um ritmo e ouvir seu corpo.

Dentre outras coisas, uma respiração pausada e profunda reduz de forma significativa a tensão muscular e proporciona tranquilidade. Por isso, do começo até o fim do processo de parto é bom praticá-la.

4. Ouvir música

Graças aos seus efeitos terapêuticos, ouvir música pode servir como uma das técnicas para aliviar a dor do parto. Escolher melodias relaxantes, por exemplo, para acompanhar a respiração, libera as tensões e medos próprios deste processo.

Com as melodias suaves se reduz a percepção da dor e se mitiga o estresse que causa as contrações. Se o parto é no hospital, seria bom que o acompanhante levasse algumas canções preparadas para que a mãe relaxasse antes de dar à luz.

5. Banheira com água quente

O parto na água é um dos métodos mais conhecidos para paliar as dores deste processo. O contato do corpo com a água quente produz uma forte sensação de relaxamento sobre os músculos e articulações, reduzindo as doenças.

Ter o bebê em uma banheira ajuda a aliviar a dor do parto

Ainda, diminui a segregação de adrenalina e favorece o amolecimento do colo uterino. Por isso, cada vez mais hospitais adaptam quartos com banheiras para quem quer ter este tipo de experiência. Além disso, a mãe pode escolher dar à luz na água ou não.

Leia também: As mulheres precisam de um ano para se recuperar após o parto

Em resumo…

Ainda que não haja um método que elimine 100% as dores do parto, a prática destas técnicas simples pode paliar os sintomas para que o momento não seja tão traumático. O apoio constante do parceiro ou de um familiar, assim como a respiração e as massagens podem tornar as sensações mais suportáveis.