Mães permitam que vosso instinto vos guie

Não importa quanto já sabemos sobre o tema, sempre será o nosso instinto a solução mais sábia na hora de cuidar de nossos filhos.

Quem nunca sentiu medo diante da possibilidade de não ser uma mãe boa o suficiente?

Realizar esse tipo de pergunta é normal. No entanto, não devemos nos preocupar tanto, pois nosso instinto nos mostrará o caminho.

Há muitos livros ou especialistas que irão auxiliar para que você se sinta mais segura no momento de cuidar de seu filho.

Leia: Sou mulher trabalhadora e mãe: alguém que luta todos os dias pelos seus

No entanto, como fizeram nossas avós quando tudo isso não existia? É simples. Elas se deixaram levar por seus instintos. 

A natureza é sábiaMãe com filho

A natureza é sábia, se você souber escutar seu instinto não haverá dúvida alguma do que deve ser feito. No entanto, nossas crenças e preconceitos prejudicaram um pouco o valor de tudo isso.

Pense um pouco. Quando você escuta seu filho chorando, qual o seu primeiro impulso? Ignorá-lo ou Consolá-lo?

É verdade que o choro de um bebê pode ser um tanto irritante. Contudo, não estamos falando que talvez tenha algum mal-estar estomacal ou que tenha gases.

Às vezes, o bebê se sente solitário ou está incomodado com uma discussão que você teve com seu parceiro. O fato de ele ser pequeno não significa que não seja consciente, ou que sinta o que acontece ao seu redor.

Seu instinto é sábio, mas em sua mente haverá muitos outros conselhos que foram dados por familiares, amigos, ou que você possa ter lido em livros.

Descubra: Menina de 12 anos cria aplicativo para se comunicar com sua avó com Alzheimer

Por exemplo, a afirmação de que, ao atender imediatamente seu filho quando ele chora, e que não saberá esperar para que tenha suas necessidades atendidas. Ou a suposição de que ele pode estar tentando lhe manipular.

Mães escravas do relógioMãe com bebê

Não é verdade que muitas mães já sabem que devem dar de mamar a cada 3 horas? E quem determina que isso seja o correto?

As crianças estão autorizadas a se alimentar conforme sua necessidade, da mesma forma em que nós comemos nas horas certas, mesmo que não tenhamos fome.

Sem percebermos, estamos escravizados a horários sem necessidade.

O que você pensa quando seu filho pede o peito fora desse horário? Terá de fazer um grande esforço para não ceder; no entanto, isso acaba com seu instinto.

Temos muita informação, mas isso não significa que temos que adotá-la como uma verdade absoluta. Cada caso é diferente.

Leia: Reflexões sobre a vida de Steve Jobs que todos deveriam conhecer

É muito difícil não seguir um conceito que foi aprendido, mas é necessário se quisermos aprender a escutar o nosso instinto, esse que é tão sábio.

O instinto não conhece regrasMãe abraçando filho

O instinto não conhece nenhuma dessas crenças que estamos falando, ainda que existam muitas outras que, se observarmos a natureza, pelos animais, não são seguidas.

Por exemplo, foi ensinado a não dormir com seu filho, nem colocá-lo na cama porque, do contrário, ele “se acostumará”. Além disso, acolher seu filho sempre em seus braços pode fazer com que ele se torne manhoso.

Tudo isso nos impede de realizar nossas vontades internas. De alguma maneira, desejamos estar em contato com nosso filho, e dessa forma estamos nos afastando, e eles notarão a frieza.

O amor de uma mãe se expressa de uma maneira que não conhece diretriz ou regras. Não devemos limitá-lo ou reprimi-lo. Nada do que nos foi dito é obrigatório.Mãe com seus filhos

Antes de sair descubra: Eduque com amor, e não com uma obediência baseada no medo e na rigidez

Uma maneira de eliminar todas essas crenças é analisar o que lhe agradou e o que não lhe agradou nos seus pais. Isso lhe ajudará a deixar-se guiar um pouco por seu instinto.

No entanto, cuide para não cair na armadilha de ir para o outro extremo, pois, como bem sabemos, isso não é bom e pode causar problemas também.

Busque em seu interior, deixe que seu instinto lhe guie e não se prive de se entregar a seu filho com abraços, seu contato, e sua preocupação o quanto desejar.

Recomendados para você