Quais as melhores massagens para bebês?

16 de janeiro de 2019
Atualmente, as massagens para bebês são recomendadas para ajudá-los em seu desenvolvimento físico e emocional. Além disso, promove o vínculo entre mãe e filho.

De modo geral, as pessoas de têm vidas muito complicadas. Elas geralmente precisam de uma maneira de se livrar do estresse acumulado durante o dia, e nada melhor do que uma massagem relaxante. Do mesmo jeito, ocasionalmente os bebês também precisam de uma massagem.

Frequentemente, as massagens para bebês são altamente recomendadas. Graças a isso, os pequenos se sentem relaxados, mimados, e amados pela mãe ou pelo pai. Além disso, desenvolvem uma união mais forte.

O que são as massagens para bebês?

As massagens para bebês dão felicidade

A massagem é uma ferramenta natural usada desde a antiguidade para a cura de dores. Isso se aplica principalmente ao contato pele com pele. Além disso, mente e respiração interferem nessa técnica.

Assim, a massagem para bebês, ou massagem infantil, é a técnica que a mãe usa para transmitir carinho e ternura ao filho. Durante este processo a criança experimenta uma sensação de bem-estar físico e emocional.

Leia este artigo: Por que alguns bebês só dormem quando estão perto da mãe?

Tipos de massagens para bebês

A partir do momento em que os bebês chegam ao mundo, precisam estar perto da mãe para receber seu calor, carícias e beijos.

Por isso, é importante incluir a técnica das massagens para bebês desde o nascimento, e durante o seu desenvolvimento. Desta forma, você o estará ajudando a resolver algumas das suas necessidades. Abaixo, mostraremos vários tipos de massagens que você pode realizar no seu bebê.

1. Massagens para a estimulação

Massagear as extremidades do bebê desde o nascimento é uma grande ajuda para o desenvolvimento motor adequado. Você pode realizar uma massagem simples e certa. Deverá fazer movimentos circulares com as mãos, no sentido horário, nas articulações, braços, e pernas do bebê.

  • Para que a massagem seja eficaz, coloque o bebê de costas na cama, ou em um espaço agradável e confortável para ele.
  • É importante que a mãe também tenha uma posição confortável. Se desejar, você pode colocar música suave e aromas no quarto.

2. Massagens para ajudar o bebê a expelir os gases

É comum os bebês inalarem um pouco de ar quando estão se alimentando do seio da mãe, ou na mamadeira. Este ar que inalam se transforma em gases, e é possível que seja difícil expulsá-los. Isso causa muito desconforto, a ponto de não conseguir dormir.

Quando isso acontece, você pode realizar uma pequena massagem:

  • Primeiramente, deite o bebê de costas, e coloque as palmas das mãos abertas no nível do umbigo.
  • Logo em seguida, deslize as mãos pouco a pouco para cima e para baixo. Com esta simples massagem você conseguirá que, pouco a pouco, o bebê expulse os gases.

3. Massagens para bebês que sofrem de cólica

Como os gases, é comum que os bebês relatem episódios que chamamos de cólica. Que é uma contração dos músculos que rodeiam a área do intestino, e é produzida pelo corpo do bebê. Quando isso acontece, o pequenino começa a chorar por causa do desconforto que sente.

  • Então, para aliviá-lo, deite o bebê de costas e coloque suas mãos sobre o seu abdômen.
  • Finalmente, faça movimentos circulares leves no sentido horário. Para que suas mãos deslizem melhor, você pode usar um pouco de óleo ou creme de bebê.

4. Massagens para aliviar a constipação

Alguns bebês apresentam constipação desde muito jovens, especialmente se consomem leite em pó, e não leite materno. No caso de seu bebê ter esse tipo de desconforto, você pode ajudar com a seguinte massagem:

  • Primeiramente, coloque o bebê de costas na cama ou trocador.
  • Logo em seguida, coloque em suas mãos um pouco de azeite, ligeiramente quente, e lhe massageie suavemente o abdômen, movendo as mãos de um lado para o outro.
  • Por outro lado, a massagem deve estar centrada no baixo ventre, ou seja, desde o umbigo para baixo. Desta forma você estará ativando o funcionamento adequado dos órgãos internos, especialmente os intestinos.

Benefícios das massagens para bebês

Mãe dando massagens para bebês e carinho ao filho

Abaixo, mostraremos uma lista de alguns dos muitos benefícios da massagem para bebês:

  • Primeiramente, beneficia o processo do sistema digestivo.
  • Também, contribui para o desenvolvimento do sistema respiratório.
  • Além disso, reduz os hormônios que geram o estresse.
  • Fornece segurança e confiança.
  • Ajuda a conciliar um sono mais longo e profundo.
  • Fortalece o sistema endócrino
  • Potencializa o desenvolvimento do seu sistema neurológico.
  • Fortalece o sistema imunológico.

Em conclusão, as massagens para bebês variam, pois podem ser de massagens terapêuticas, até as de relaxamento. Cada mãe pode incluir os elementos que considerar melhor, ou fazê-la com seu próprio estilo. É aconselhável que você consulte um especialista para que possa obter um melhor resultado.

Finalmente, aconselhamos você a massagear seu bebê sempre que quiser, no momento que considerar, e por um tempo determinado. Além disso, não se esqueça de perguntar ao pediatra qual é a massagem mais adequada para o seu pequeno.

 

  • “The benefits of infant massage” artículo en web de la Infant Massage USA