4 técnicas para evitar cólicas em crianças

· 6 de julho de 2018
Quer evitar as cólicas nas crianças? Seguindo nossos fáceis conselhos, você poderá alimentar seu bebê sem nenhuma consequência. Com o tempo, as cólicas vão reduzindo. Descubra mais neste artigo!

As cólicas são um dos problemas de saúde mais comuns nos bebês saudáveis. Isso se deve ao fato do sistema digestivo do bebê ainda ser imaturo. Não devemos nos preocupar, existem algumas coisas que podemos fazer para evitar as cólicas em crianças.

Os bebês que sofrem com cólicas têm períodos longos de choro durante todo o dia. Tratar este problema pode parecer desesperador para você. Mas, pouco a pouco você irá encontrar a maneira de acalmá-lo.

É importante que o pediatra examine o bebê, para que te assegure que não tem nenhum problema alimentar que esteja causando o choro. Uma vez descartada essa possibilidade e realmente se trate de cólicas, você pode testar certas estratégias que ajudarão a evitar as cólicas nos bebês.

Veja também: A chupeta em bebês e crianças

Como evitar as cólicas em crianças?

Cerca de 40% dos casos de cólicas é por causa dos gases. Estes são produzidos por dois motivos: primeiro, porque o leite ao chegar ao estômago se mistura com os sucos gástricos e se fermenta; segundo, quando o bebê, ao comer, traga o ar involuntariamente.

A ansiedade da mãe também influencia na contínua irritabilidade da criança, porque ao não saber o que fazer ante estes longos períodos de choro, se angustia e tenta acalmá-lo com técnicas pouco favoráveis.

Bebê com cólicas

Por esta razão apresentamos 4 técnicas eficazes para evitar as cólicas em crianças.

1. Alimente seu bebê semi-sentado

Uma vez que o alimento que a criança consumir se encontrar no estômago e se misturar com os ácidos gástricos, estes podem retornar do estômago para o esôfago. Chegando a boca na forma de vômito ou retornando ao estômago sem esforço algum. Em ambos casos se altera a qualidade de vida do bebê.

Para evitar as cólicas em crianças, o ideal é que comam semi-sentados quando forem amamentados no seio ou na mamadeira. Com esta última, eleve bem o bico. Desta maneira, evita que a criança engula ar e os gases aumentem.

2. Use uma mamadeira com fluxo regulado

Procure utilizar uma mamadeira com um bico regulador de fluxo. Desta forma, evitará que seu bebê trague ar enquanto come. Se você amamenta no seio, procure fazer pequenas pausas a cada 15 minutos e troque de seio.

Leite de fórmula pode evitar cólicas em crianças

Depois de cada mamada, você deve retirar os gases. A postura correta para fazê-lo é colocar a criança de barriga para baixo e dar suave palmadas na parte superior das costas. As massagens com sentido horário também aliviam as cólicas.

Leia também: Pode-se dar leite materno e de fórmula na mesma mamadeira?

3. Retire os gases com frequência

Se seu bebê se move muito enquanto come, chora, solta o peito ou a mamadeira, ajude-o a expulsar os gases. Para retirar os gases, você pode fazer o seguinte:

  • Coloque uma toalha que cubra seu ombro, caso o bebê expulse a comida pela boca.
  • Coloque seu pequeno sobre seu peito, assegure-se de que seu queixo fique apoiado em seu ombro.
  • Com uma mão sustente sua cabeça e com a outra esfregue sua coluna ou dê pequenas palmadas para que solte os gases.

4. Deite seu bebê adequadamente

Uma das técnicas para evitar as cólicas, é a forma na qual deitamos o bebê. Seu filho deve dormir de lado apoiado em dois travesseiros. Um deles em frente e outro atrás. De forma que não fique de barriga para baixo e nem de barriga para cima.

Conheça os Benefícios de dar papinhas de frutas para os bebês

Nenem dorminaod sem cólicas

Essa é a posição recomendada para evitar algum incidente com o bebêO mais recomendado para seu bebê é elevar a cabeceira do berço em 45 graus. Se notar que seu filho tem muitos problemas para dormir ou se engasga com frequência, procure o pediatra.

Conclusão

O agudo e inconsolável choro com as horas se torna mais intenso, e vem acompanhado de pernas flexionadas, distensão abdominal e punhos fechados. Estes sinais apontam que o bebê tem cólicas.

Lembre-se de que é algo normal que isso aconteça, principalmente nos primeiros três meses de vida. No entanto, para evitar cólicas nas crianças, você pode alimentá-los semi-sentados, utilizar um bico de mamadeira com fluxo regulado para não deixar que entre ar enquanto come, assim estará prevenindo os gases.