É correto dar leite materno e leite de fórmula na mesma mamadeira?

· 14 de junho de 2018
Dar ao bebê leite materno e de fórmula em uma mesma mamadeira pode ser favorável para a sua alimentação. Porém, é necessário considerar alguns fatores antes de optar por uma lactação mista. Conheça quais são.

Há momentos em que é necessário dar leite materno e de fórmula em uma mesma mamadeira para complementar a alimentação do bebê. Esta pratica é conhecida como amamentação mista.

Agora, este artigo é para responder se é conveniente fazer esta mistura e dar ao seu bebê. Efetivamente, é admissível misturar ambos os leites, mas é muito melhor dar ao bebê primeiro um leite e depois o outro.

Recomendar que o bebê tome o leite materno e o de fórmula um depois do outro tem uma razão. É que quando você dá primeiro o leite materno, está se assegurando que não perca uma só gota desse leite, o leite materno contém muito mais propriedades nutricionais do que o de fórmula, por onde é melhor para o seu pequeno.

Como saber se o bebê está ingerindo a quantidade necessária de leite materno?

Mãe dando de mamar

A seguir mencionamos alguns sinais que te permitirão saber se o seu bebê está ingerindo todo o leite materno que precisa:

  • Quando seu bebê tem menos de 1 mês de nascido, o está amamentando e suas fezes são assiduamente de cor mostarda.
  • Se ele suja de 6 a 8 fraldas por dia, está consumindo a quantidade de leite materno necessário.
  • Durante o primeiro mês de nascido de seu bebê, deve amamentá-lo entre 8 e 12 vezes ao dia. Se você cobre essa quota ou pelo menos chega perto, então está produzindo leite materno o suficiente para o bebê.

Se seu bebê chora a cada minuto porque quer que o amamente, tranquila. Não quer dizer que tenha fome ou que o que você produz de leite materno é insuficiente. Eles amam sugar porque lhes dá uma sensação de serenidade e também porque gozam desse contato com sua mãe.

Quando é necessário misturar o leite materno e o de fórmula?

Mamadeira com leite materno e leite de fórmula

Se você nota que seu bebê tem um peso, crescimento ou um ritmo de alimentação muito diferente ao do resto dos bebês, o melhor será levá-lo ao pediatra. A seguir revelamos algumas situações pelas quais deve procurar um especialista:

  • Se você nota que o seu bebê perde muito peso. Ao nascer, é normal que os bebês percam um pouco de peso. Porém, no quinto dia já deveriam começar a recuperá-lo novamente, aumentando pelo menos um pouco por dia.
  • Se seu bebê está muito inquieto ou muito quieto a maior parte do tempo. Não é saudável nenhum extremo.
  • Se seu bebê não suja pelo menos 6 fraldas por dia.

O mais recomendável é esperar pelo menos o primeiro mês de vida do seu bebê para começar a complementar sua alimentação entre o leite materno e o de fórmula. Deve-se esperar este tempo para que o bebê tenha um hábito de alimentação e a mãe instaure uma boa produção de leite materno.

Como o bebê responderá se decidir dar leite materno e de fórmula na mesma mamadeira?

Bebê tomando leite materno e leite de fórmula

Se você começa a dar leite materno e de fórmula na mesma mamadeira, a primeira coisa que pode acontecer é que seu bebê comece a recusar a ingerir o leite materno. Puxar da mamadeira significa muito menos empenho para o bebê do que puxar do peito.

O leite de fórmula flui muito mais rápido e em maior quantidade pela mamadeira. O que quer dizer que se seu bebê é um guloso, definitivamente, vai preferir tomar da mamadeira. Outra mudança importante que começará a notar é que já não terá necessidade de comer muitas vezes.

Ficará cheio depois de tomar o leite materno e de fórmula. Isso acontece porque o leite de fórmula demora muito mais a ser digerido do que o leite materno. O que também mudará é a cor das fezes do seu bebê, de cor mostarda mudará para um tom mais escuro. Além disso, terá um odor mais forte.

Seu bebê também defecará com menor regularidade. Deve pôr atenção se seu bebê começa a vomitar ou defecar com sangue, logo depois de você ter misturado o leite materno com o de fórmula em sua mamadeira. Neste caso, leve-o ao especialista o quanto antes.

Ainda que hoje tenha respondido à pergunta: É correto dar leite materno e de fórmula na mesma mamadeira? Não se esqueça de que pode consultar todas as suas inquietudes com seu pediatra.