Elimine os gases de maneira natural com estes exercícios

· 20 de junho de 2018
Mesmo que nossa dieta e hábitos alimentares desempenhem um papel fundamental, para eliminar os gases também podemos levar em consideração alguns conselhos e exercícios que ajudarão a aliviar estes incômodos

Você gostaria de aprender a eliminar os gases de maneira natural? A maioria das pessoas dirá que sim, porque os gases são muito incômodos e, na maior ou menor medida, costumam afetar a todos. Neste artigo você aprenderá alguns conselhos simples para se desfazer deles.

Os gases se produzem no corpo de maneira natural na decomposição dos alimentos ingeridos. Podem aparecer de forma leve ou de forma intensa produzindo muitas vezes dor aguda. Trata-se de algo comum e que costuma causar muito incômodo nas pessoas.

Tipos de gases e suas causas

Os gases podem se produzir de duas maneiras. A primeira delas são os arrotos, cujas causas encontramos:

  • Comer de forma muito rápida
  • Mascar chicletes
  • Ingerir um excesso de ar pela boca (provocando a entrada de ar no tubo digestivo)

A outra forma dos gases se produzirem são as flatulências que são geradas na parte inferior do sistema digestivo, diretamente pelos alimentos.

Entre os alimentos que favorecem a aparição de flatulências encontramos:

  • Couves
  • Legumes
  • Frutos secos
  • Frutas (maçã, uvas)
  • Bebidas com gás.

Estes alimentos frequentemente produzem grandes incômodos no sistema digestivo. Nesta situação, além de causar incômodos físicos, muitas vezes, podem nos fazer passar muita vergonha.

Exercícios para eliminar os gases

Estes exercícios podem ser realizados tanto por adultos como por crianças sem nenhum inconveniente. O importante é manter o corpo em movimento para que os gases se movam e possam ser expulsos do corpo.

Confira essa informação adicional: 10 remédios para controlar os gases intestinais

1. Andar de bicicleta

Elimine os gases andando de bicicleta

Uma atividade que costuma ser muito popular em pessoas de diferentes idades. Pode ser realizada ao ar livre ou com uma bicicleta estática, se assim preferir. Tudo dependerá, em boa parte, do tempo que cada um dispõe.

Com estes movimentos conseguimos ativar o estômago e, como consequência, expulsar com maior facilidade os gases. Assim conseguimos uma liberação de forma natural sem que isso traga um problema maior.

2. Realizar a postura do bebê

Esta postura ajuda muitíssimo a eliminar os gases. Podemos realizá-la sentado sobre os joelhos, jogando o corpo para frente e esticando os braços. Esta postura deve ser mantida por pelo menos 30 segundos.

  • Outra variante é: deitado de barriga para cima, levantando as pernas abertas enquanto que se flexiona os joelhos.
  • Nesta postura, agarre os pés com as mãos e se balance por pelo menos 30 segundos. É bem efetivo para eliminar os gases.

3. Mobilização de quadris

Este exercício é muito fácil e tem grandes benefícios com relação a eliminação de gases do corpo:

  • Basta deitar em um local confortável, com os joelhos um pouco flexionados. Os braços devem estar esticados aos lados da cabeça.
  • Depois vá girando os quadris, movendo os joelhos de um lado para o outro.
  • Enquanto realiza os movimentos respire de forma suave: basta mover as pernas tentando mover o tronco e os ombros no mesmo lugar.

4. A posição da cobra

Uma postura de yoga excelente para eliminar os gases. Basta se colocar em uma superfície confortável com a barriga para baixo, apoiando a ponta dos pés no chão e as mãos abaixo dos ombros.

  • Estique os braços ao mesmo tempo que toma ar, de modo que o peito vai se desgrudando do piso de forma progressiva, sem mover o resto do corpo.
  • De forma simultânea, contraia os músculos glúteos. Deve manter esta posição por pelo menos 30 segundos, respirando sempre pelo nariz.

Encontre mais dicas úteis nesse artigo: Remédios naturais para eliminar os gases

5. A postura do arco

Elimine os gases praticando exercícios

dhanurasana ou postura do arco é outro exercício de Ioga muito benéfico para eliminar os gases. Com esta posição fortalecemos os músculos, mantendo-os firmes. Conseguiremos um grande alívio ao reduzir o excesso de flatulência e de prisão de ventre.

Assim, a yoga também serve para eliminar os gases produzidos pelas cólicas menstruais. Para realizar esta postura basta se colocar de barriga para baixo com os braços esticados nos lados do corpo, enquanto que as pernas estejam esticadas também.

  • Devemos dobrar os joelhos levando os pés para frente, de modo que possamos segurar os tornozelos com as mãos.
  • Mantenha essa postura por alguns segundos e conseguirá grandes resultados.

Dedique algum tempo para fazer estes exercícios e conseguirá eliminar os gases do corpo e evitar incômodos.