Como limpar os pulmões naturalmente

· 12 de novembro de 2013
Os alimentos ricos em vitamina C irão nos ajudar a eliminar os radicais livres que favorecem a congestão pulmonar. A vitamina E, por outro lado, nos ajuda a desintoxicar.

Limpar os pulmões de forma natural é muito simples. Antes de tudo, se você for fumante, precisa saber que todo o alcatrão (resíduo negro composto de várias substâncias químicas, algumas delas tóxicas) do cigarro permanece nos pulmões, dificultando a passagem do oxigênio para as nossas células e a saída do gás carbônico.

Apesar disso, seja você fumante ou não, é possível limpar os pulmões seguindo algumas dicas muito simples e práticas.

Em primeiro lugar, é importante seguir uma dieta rica em cítricos, pois são os frutos que contém uma grande quantidade de vitamina C, que ajuda a eliminar os radicais livres que podem desencadear a congestão pulmonar.

Cítricos ajudam a limpar os pulmões
Para os asmáticos, é recomendado sempre seguir uma dieta rica em cítricos. Uma laranja ou duas por dia e, no caso dos fumantes, é muito útil para descongestionar as vias respiratórias.

Outros alimentos que ajudam são a alfada ou trigo e a levedura da cerveja, pois são alimentos ricos em vitamina E, um dos melhores aliados dos pulmões contra a poluição atmosférica das grandes cidades.

Mudanças de estações

O outono e o inverno, como todos sabem, são as estações mais preocupantes para os pulmões. As enfermidades se multiplicam e todos podem sofrer com as doenças pulmonares mais características: resfriados e gripes.

A gripe é uma doença viral causada por um vírus de RNA; esse vírus possui muitas cepas que não afetam somente os humanos, como também os animais. Por essa razão, apresenta variadas cepas, sendo algumas realmente graves, podendo causar até a morte.

A gripe nos afeta mais no inverno porque o vírus resiste muito melhor no frio do que no calor. A 0 ºC, o vírus da gripe sobrevive 30 dias, mas a 40 ºC, no entanto, ele sobrevive por menos de 7 dias.

O resfriado (ainda que não tão grave como a gripe) também é uma doença viral, causada pelo Rinovírus. Como este não é tão grave como o da gripe, podemos encontrar muitos medicamentos sem receita para aliviar, sobretudo, os sintomas.

Mas como prevenir é curar (além de ser muito mais saudável e barato), daremos uma série de dicas sobre como limpar seus pulmões de forma natural.

Leia também: Experimente estes remédios naturais para desintoxicar os pulmões

O muco bronquial

Se vamos falar de limpar os pulmões, não podemos deixar de citar o muco bronquial, ou melhor, o escarro. Esta secreção é sempre um sintoma de alarme dos seus pulmões, pois se você apresenta escarro, significa que os seus pulmões estão sujos.

As causas mais comuns para o escarro são o tabaco e doenças (normalmente a gripe, mas também o resfriado). O escarro é produzido pela irritação dos pulmões e obstrui a capacidade pulmonar, por isso deve ser sempre eliminado.

Como eliminar o muco e limpar os pulmões?

Beber muito líquido ajuda a limpar os pulmões
A melhor maneira de eliminar o escarro (e prevenir) é através do consumo abundante de líquidos. O recomendado é tomar 8 copos de água por dia, o que equivale a 2 litros, aproximadamente.

 Outro recurso natural formidável é a inalação de vapor com óleo essencial de alecrim, menta ou eucaliptoPara isso, utilize vapor de água através de um nebulizador (adicione 3 gotas de qualquer um dos óleos essenciais anteriormente citados).

Você também pode ferver água em uma panela e adicionar as 3 gotas assim que a água entrar em ebulição, depois retire do fogo e aspire o vapor. Com a ajuda de um pano, tape a panela e a sua cabeça para concentrar a ação de nebulização.

Asseguramos que, seguindo essas dicas tão simples, será fácil limpar os pulmões naturalmente. Como resultado, você poderá respirar melhor e evitará o vírus da gripe e outras doenças respiratórias.

(Atenção: os asmáticos não devem seguir estes procedimentos sem antes consultar um médico).