Logo image
Logo image

Como limpar a casa sem usar produtos químicos

5 minutos
Os ingredientes naturais, além de eficazes, são mais seguros, já que não são tóxicos. Quanto mais rápida for a ação de um desinfetante ou produto de limpeza, mais químicos ele contém.
Como limpar a casa sem usar produtos químicos
Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 25 maio, 2022

Se você pensa que só é possível limpar a casa com os produtos que compramos nas lojas, está enganado, esse fato é totalmente falso e, além do mais, tais produtos são nocivos para a nossa saúde.

É que os químicos que são utilizados nos desinfetantes são altamente perigosos para os membros de nossa família e também para o meio ambiente.

Conheça algumas opções caseiras e naturais para que sua casa esteja igualmente radiante.

Os químicos: inimigos da saúde

O problema principal de todos os produtos de limpeza que compramos no supermercado é que eles apresentam componentes nocivos para a saúde, como o fato de serem sintéticos ou petroquímicos.

Ao inalarmos estes componentes, podemos nos intoxicar ou apresentar reações alérgicas.

Leia também: Alergias: combata-as com 3 remédios naturais

Existem doenças populares entre as donas de casa e pessoas que realizam limpeza em casas e escritórios que incluem eczemas nos dedos, mãos e braços, dermatite alérgica, transtornos respiratórios, hipersensibilidade, etc.

Isto é devido à exposição excessiva a estes produtos sem a utilização de luvas ou máscaras.

Também é importante mencionar os milhões de toneladas de detergentes que terminam nos rios e mares do planeta, trazendo um impacto muito grande para a natureza.

Quanto mais “rápida” for a ação de um desinfetante ou limpador, mais químicos ele contém, ou seja, mais tóxico ele é. É preciso tomar cuidado com os produtos que são utilizados na casa, ainda mais se tivermos crianças ou animais.

Recomendamos a leitura: Saiba mais sobre os grandes benefícios dos animais de estimação para a família

O vinagre: primeiro aliado para limpar a casa

Se você quiser limpar a casa de maneira natural e caseira, nunca se esqueça de ter vinagre. O vinagre é o ingrediente necessário para qualquer ambiente e o resultado é maravilhoso.

Ele desinfeta, elimina a gordura, remove manchas, retira maus cheiros, é bactericida, elimina a ferrugem. Alguns usos do vinagre na casa são:

  • Limpar com vinagre todo o interior da geladeira, principalmente nos lugares onde estiver oxidado. Deixe atuar por uns 20 minutos e enxague com água morna.
  • Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e use para limpar os vidros, janelas e espelhos. Você pode usar papel de jornal para que fiquem mais reluzentes.
  • Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e 1 colherada de bicarbonato de sódio. Com esta preparação você pode limpar qualquer superfície.

Some figure

  • Verta um pouco de vinagre branco na máquina de lavar para eliminar os odores das roupas, limpar os resíduos do detergente e evitar a estática nas roupas. Coloque no último ciclo de lavagem, uma vez que o detergente ou sabão em pó tenha sido enxaguado.
  • Esfregue um pouco de vinagre em uma esponja para retirar os restos de sabão ou manchas nos azulejos.
  • Coloque um pouco de vinagre branco em um balde com água e coloque roupas que cheirem a cigarro. Depois seque como de costume.
  • Faça uma mistura com sal e vinagre. Limpe com ela a cafeteira e depois enxágue com água.
  • Para eliminar o cheiro de cebola ou alho depois de cortá-los, passe vinagre nas mãos e depois enxágue com água.
  • Serve também para lavar bem os frascos de vidro se você deseja reutilizá-los para preparar doces ou conservas. Deixe os frascos em repouso alguns minutos com um pouco de vinagre e água. Enxágue.

O bicarbonato: outro aliado para limpar sua casa

Além de usar vinagre para limpar a casa, o bicarbonato de sódio também é muito bom. Ele não irá expor você e sua família a tantos químicos provenientes dos produtos de limpeza habituais.

É muito barato e pode ser obtido em farmácias, supermercados, etc. Alguns usos do bicarbonato de sódio:

  • Limpa os azulejos do banheiro como se fosse um abrasivo suave, que não risca. Coloque um pouco de bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue nas superfícies. Enxágue bem e deixe secar. Se você deseja obter uma limpeza superior, faça uma pasta com bicarbonato, sal e água.

Some figure

  • Use como detergente para a sua louça. Encha a pia da cozinha com a louça para lavar e cubra com água. Coloque duas colheradas de bicarbonato e deixe atuar. Será muito mais simples retirar os alimentos fixados nos pratos, panelas, etc.
  • Serve para dar brilho aos talheres de prata. Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato e 1 de água. Esfregue cada um com um pano limpo. Depois enxágue e seque.
  • Polvilhe na parte interior do forno. Orvalhe com água para umedecer e deixe repousar toda a noite. Esfregue e retire tudo com uma esponja.

Mais usos do bicarbonato de sódio para limpar a casa

  • Para limpar o chão, utilize meia xícara de bicarbonato por cada balde de água morna. Limpe como de costume e verá como o chão fica brilhante e sem marcas ou riscos.
  • Desodoriza e limpa as cortinas de plástico do banheiro. Polvilhe diretamente o bicarbonato e esfregue com uma escova. Enxágue e pendure em um varal para secar.

Some figure

Este produto também é muito bom para desodorizar ambientes e objetos.

Exemplos: a geladeira (coloque um pequeno recipiente aberto na parte alta), a tábua de cortar (polvilhe, deixe atuar e enxágue), a lata de lixo (polvilhe e deixe no fundo), drenagens (meia xícara de bicarbonato no ralo e logo depois água morna).

Tapetes (coloque em toda a superfície e deixe repousar toda a noite, varra e aspire), armários (mesmo procedimento da geladeira), carros (coloque nos assentos e nos tapetes), sapatos (como se fosse talco, não se esqueça de tirar o pó antes de calçar).

Por fim, a roupa suja (principalmente a que tiver odor ou suor, coloque meia xícara de bicarbonato no último ciclo de lavagem).


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Imágenes cortesía de Liesl, cjmartin, Jessica Mullen, Scott Rubin
  • Antimicrobial activity of home disinfectants and natural products against potential human pathogens. Rutala WA, Barbee SL, Aguiar NC, Sobsey MD, Weber DJ.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10656352
  • Johnston, C. S., & Gaas, C. A. (2006). Vinegar: medicinal uses and antiglycemic effect. MedGenMed : Medscape general medicine, 8(2), 61.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1785201/
  • Goodyear, N., Brouillette, N., Tenaglia, K., Gore, R., & Marshall, J. (2015). The effectiveness of three home products in cleaning and disinfection of Staphylococcus aureus and Escherichia coli on home environmental surfaces. Journal of Applied Microbiology, 119(5), 1245–1252. https://doi.org/10.1111/jam.12935
  • The effectiveness of three home products in cleaning and disinfection of Staphylococcus aureus and Escherichia coli on home environmental surfaces. Goodyear N, Brouillette N, Tenaglia K, Gore R, Marshall J.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26274937
  • Greatorex, J. S., Page, R. F., Curran, M. D., Digard, P., Enstone, J. E., Wreghitt, T., Powell, P. P., Sexton, D. W., Vivancos, R., … Nguyen-Van-Tam, J. S. (2010). Effectiveness of common household cleaning agents in reducing the viability of human influenza A/H1N1. PloS one, 5(2), e8987. doi:10.1371/journal.pone.0008987
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2813869/
  • Sci Rep. 2018; 8: 1732. Published online 2018 Jan 29. Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression.
    doi: 10.1038/s41598-017-18618-x
  • Corral, Laura & Post, Laurie & MONTVILLE, THOMAS. (2006). Antimicrobial Activity of Sodium Bicarbonate. Journal of Food Science. 53. 981 – 982. 10.1111/j.1365-2621.1988.tb09005.x.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.