Lesão de Daniel Carvajal: quantos jogos vai perder pelo Real Madrid?

Uma nova derrota para o Real Madrid. Daniel Carvajal pode ter um problema na panturrilha direita e ficar ausente por até 1 mês.
Lesão de Daniel Carvajal: quantos jogos vai perder pelo Real Madrid?

Última atualização: 21 Setembro, 2021

Uma nova lesão de Daniel Carvajal se soma ao longo histórico de problemas que o jogador do Real Madrid apresenta. Na última temporada, ele teve que perder 36 jogos devido a problemas físicos, o que se traduziu em mais de 6 meses de inatividade nos campos.

Como sempre, existe a preocupação com a repetição desses episódios, principalmente por parte do clube que o possui, com quem a presença em mais temporadas já foi fechada.

Neste caso específico, a informação sobre a lesão de Daniel Carvajal permanece velada. O atleta preferiu que o laudo médico não fosse divulgado, valendo-se do seu direito de resguardar as informações. Ainda assim, foi descoberto que se trata de um distúrbio muscular na região das panturrilhas.

Analisamos o que pode ter acontecido ao jogador do Real Madrid neste último jogo que ele teve de abandonar, e como esta nova situação se insere no seu histórico de lesões.

A lesão de Daniel Carvajal na partida contra o Valencia

Aos 25 minutos do primeiro tempo do último jogo entre Valencia e Real Madrid, Daniel Carvajal teve que abandonar a partida. Ele foi substituído por um jogador do banco para sua equipe continuar a disputa com os 11 participantes.

Não foi possível identificar um gatilho específico para essa lesão, mas suspeita-se de um vestígio do problema ocorrido desde a pré-temporada. Isso, é claro, sem contar o longo histórico de distúrbios do jogador.

Embora não tenha sido emitido laudo médico a pedido expresso do atleta, constatou-se que a lesão de Daniel Carvajal é muscular e localiza-se na panturrilha direita. Não podemos saber com certeza que tipo de distúrbio aflige essa região anatômica.

Músculos das panturrilhas
As panturrilhas são músculos localizados na parte posterior das pernas. Eles são poderosos e essenciais para a marcha.

Histórico de lesões de Daniel Carvajal

O jogador do Real Madrid é conhecido por sua série de derrotas quando se trata de problemas musculares. Desde a temporada 2016/17, 10 distúrbios musculares podem ser contabilizados. Isso sem falar das licenças médicas devido a doenças virais ou doenças ligamentares.

Este ano tem sido particularmente difícil se considerarmos o tempo que ele passou na reabilitação, sem participar de disputas profissionais. Até meados de 2021, foram 3 lesões consecutivas, subindo para o número de 5 se considerarmos a temporada 2020/2021.

Esta nova lesão contra o Valencia é mais uma que engrossa a derrota da dor e da impotência.

A lesão do músculo semimembranoso em abril deste ano foi a mais significativa. Ele acumulou, no total, 114 dias de afastamento. Na época, a equipe médica do Real Madrid foi breve e previu a impossibilidade de calcular os dias de reabilitação necessários.

Desta vez, decidiram respeitar o direito do atleta ao sigilo médico, e o clube não fez um pronunciamento oficial. Há boatos de ruptura fibrilar ou distensão dos músculos gastrocnêmios do membro inferior direito.

Possíveis problemas nas panturrilhas

No campo da especulação, poderíamos dizer que Daniel Carvajal tem uma distensão ou ruptura das fibras das panturrilhas. Existem algumas diferenças entre estas duas condições, e vamos tratá-las agora.

Distensão das panturrilhas

Em uma distensão, há um alongamento excessivo das fibras, mas não há ruptura. Isso significa que o músculo se alonga mais do que deveria e não pode se contrair novamente para retornar ao comprimento normal.

As panturrilhas estão na parte posterior da perna e o osso calcâneo é inserido através do tendão de Aquiles. Assim, os jogadores de futebol estão propensos a se lesionar devido à própria dinâmica do jogo. Eles não são os únicos; os dançarinos também sofrem com isso.

A distensão das panturrilhas causa dor quase que imediatamente e força a suspensão da atividade esportiva. Os jogadores precisam deixar o campo porque a recuperação não é imediata. Embora não seja uma forma séria de apresentação, ela os obriga a não jogar alguns jogos.

Jogador de futebol ferido na panturrilha
Qualquer jogador de futebol pode machucar suas panturrilhas. Estes são músculos muito envolvidos neste esporte.

Ruptura das fibra das panturrilhas

A ruptura ocorre quando as fibras musculares perdem a continuidade. Ou seja, o esforço excessivo causado pelo alongamento ultrapassa os limites e rompe o tecido. De acordo com a gravidade da quebra, existem diferentes graus de apresentação, que são os seguintes:

  • Primeiro grau: é a apresentação mais branda. Menos de 5% do músculo total deve ser lesado. Com repouso e mínima reabilitação, em 2 semanas é possível retornar à atividade esportiva.
  • Segundo grau: essa lesão deve ultrapassar 5% do músculo total. Em geral, um hematoma acompanha a condição e pressiona as fibras ao redor, limitando ainda mais a mobilidade. A recuperação pode demorar até 1 mês.
  • Terceiro grau: a forma mais grave é a da ruptura total das fibras, com a separação do tecido. Por razões óbvias, o retorno não é rápido e leva até 2 meses.

Com base nas informações de que dispomos, ao calcularmos que a lesão de Daniel Carvajal o manterá fora da quadra por 2 a 4 semanas, podemos estar inclinados a presumir uma lesão de segundo grau. Isso corresponderia à previsão.

Todos os jogadores de futebol podem sofrer uma lesão como a de Daniel Carvajal

Qualquer jogador de futebol, amador ou profissional, pode machucar as panturrilhas durante uma partida ou treino. Alguns fatores de risco, como a alta demanda, a falta de aquecimento antes do início ou o arrasto de lesões anteriores, favorecem o evento.

É importante detectar o distúrbio precocemente. Quando a lesão é moderada ou grave, o atleta para imediatamente por causa da dor. No entanto, em quadros mais leves, ele pode tender a continuar atuando de forma imprudente.

É por isso que é fundamental fazer rotinas de aquecimento adequadas para os músculos que mais trabalharão em uma partida. Da mesma forma, todo o treinamento prévio às disputas específicas ajuda os tecidos a obterem memória e resistência suficientes para reduzir a possibilidade de lesões.

Seja um amador ou um profissional, não subestime a importância de cuidar do seu físico.

Pode interessar a você...
O que é pubalgia e por que prejudica o início da temporada de Toni Kroos?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que é pubalgia e por que prejudica o início da temporada de Toni Kroos?

Toni Kroos, meia do Real Madrid, está com pubalgia e ficará fora de campo por algumas semanas. Em que consiste esta condição e como tratá-la?



  • Valero, Alicia Corrales, et al. “Prevención de las principales lesiones en la danza y mecanismos de producción.” Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2.1 (2017): 239-248.
  • Puerto, Camilo Alberto Camargo. “Ayudas diagnosticas en lesiones deportivas.” Pedro Antonio Calero Saa (2018): 69.
  • León Lamata, Beatriz. “Estiramiento estático vs. post-isométrico para la mejora de la flexibilidad en jugadores de fútbol preadolescentes.” (2014).
  • Maestro, M., et al. “Músculos gastrocnemios cortos.” EMC-Podología 23.1 (2021): 1-18.