Leite de camela: propriedades e benefícios

O leite de camela tem características que o tornam bom como suplemento na dieta dos seres humanos, mas sob certas condições. Este artigo detalha suas propriedades e benefícios.
Leite de camela: propriedades e benefícios

Última atualização: 08 Dezembro, 2020

Você já ouviu falar do leite de camela? Ele é popular em algumas regiões do mundo, e em certos locais pode ser a única opção de laticínio à disposição.

O leite é um alimento amplamente consumido em todo o planeta. Tradicionalmente, o mais utilizado é o leite de vaca, embora exista uma enorme variedade de espécies que o produzem, como é o caso do leite obtido de camelas, ovelhas, búfalas, entre outros.

Embora todos forneçam nutrientes valiosos, a composição do leite depende de qual espécie ele é. Além disso, deve-se considerar que seu consumo depende da região geográfica e da disponibilidade.

Em relação ao leite de camela, uma fêmea gera de 2 a 25 litros por dia, dependendo da qualidade do alimento e da quantidade de água que ingeriu. Uma característica distinta desta espécie é que, em situações de pouca disponibilidade de alimentos, ela pode manter uma taxa constante de produção.

Propriedades do leite de camela

Assim como o leite de outros animais, o leite de camela fornece um conjunto de nutrientes benéficos para o corpo. Agora, qual é a sua composição química e quais são as diferenças em comparação com o leite de vaca? Saiba tudo a seguir.

Sais minerais e vitaminas

Excetuando o sódio, os nutrientes são os mesmos encontrados no leite de vaca, e em quantidades semelhantes. O teor de sal varia em concentração, chegando a 5% em situações de restrição hídrica.

Um copo (250 mililitros) de leite de camela fornece 150 calorias, contém uma quantidade idêntica de cálcio à de sete sardinhas com ossos, e tanto potássio quanto uma banana. Suas vitaminas são as mesmas encontradas no leite de vaca, mas em proporções diferentes. Fornece menos riboflavina, ácido fólico e ácido pantotênico, ao mesmo tempo em que fornece até cinco vezes mais niacina e vitamina C.

De acordo com a Organização Mundial da Alimentação e Agricultura (FAO), esse leite representa uma fonte vital de vitamina C para pessoas que vivem em áreas áridas e semiáridas. Essas populações muitas vezes não conseguem obtê-la a partir de frutas e vegetais.

Copo de leite puro
O leite de camela é uma opção para regiões geográficas com baixa disponibilidade de frutas e verduras.

Proteínas e lipídios

As proteínas do leite de camela são semelhantes às contidas no leite de vaca. Sua concentração varia de 3,5 a 4,5 gramas por decilitro. Além disso, um copo de leite de camela contém tanta proteína quanto um ovo.

Em relação às gorduras, o leite de camela tem um teor de 1,8 a 2 gramas por decilitro, consistindo em ácidos graxos insaturados. Em 250 mililitros deste leite há menos colesterol do que em 100 gramas de peixe, e menos gordura do que em 250 gramas de carne bovina.

Carboidratos

O teor de lactose varia dependendo da ingestão de água do animal. Quando o líquido que bebem é restrito, o teor do líquido diminui em até 5%, de modo que o sabor do leite é menos doce.

Quais benefícios o leite de camela proporciona?

O leite de camela pode auxiliar nos processos de recuperação de alergia alimentar, pois contribui para a melhoria da mucosa intestinal. Esse benefício é maior com o consumo de iogurte de camela (shubat).

Da mesma forma, não gera intolerância à lactose, apesar de ter quase a mesma quantidade desta substância que o leite de vaca. Estudos mostram que pessoas que são intolerantes podem consumir o leite de camela sem apresentar sintomas adversos, embora nenhuma explicação tenha sido encontrada para isso.

Ele também tem sido associado a uma melhora em casos de doenças infecciosas, como a tuberculose. Isso ocorre porque os camelídeos apresentam imunoglobulinas com uma afinidade antigênica muito alta, o que lhes dá uma proteção imunológica mais significativa.

Por fim, a ingestão de leite de camela contribui para a manutenção dos níveis ideais de cálcio ósseo, efeito que é acompanhado pelo seu teor de lactose. Isso representa uma opção de fortalecimento ósseo para mulheres com alto risco de osteoporose.

A importância do cálcio para os ossos
O leite de camela pode ser um aliado para prevenir a osteoporose.

Conclusão sobre as propriedades do leite de camela

Embora seu consumo não seja tão popular em todo o mundo, o leite de camela tem características que o tornam ideal na dieta humana. Além disso, é um excelente aliado na prevenção e melhoria de diversos problemas de saúde. Para a prevenção da osteoporose, alergias e intolerâncias, é um aliado fundamental.

Não é fácil encontrar esse alimento em todas as partes do mundo, mas se você tiver a chance, não deixe de experimentá-lo. É bom expandir o paladar, principalmente provando um alimento que parece ter grandes benefícios para o corpo.

Pode interessar a você...
Tomar leite faz bem? Conheça os benefícios e riscos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Tomar leite faz bem? Conheça os benefícios e riscos

Sempre ouvimos dizer que tomar leite é imprescindível para crescer. No entanto, o consumo de leite está relacionado a alguns problemas de saúde.



  • Ronald de Almeida C. Leche de camello: Características y perspectivas para su uso en clínica. Rev Chil Nutr. 2011; 38(2):211-218.
  • Shabo Y, Barzel R, Margoulis M, Yagil R. Camel milk for food allergies in children. Israel Med Assoc J 2005;7:796-798.
  • Fao.org. Composición de la leche. Recuperado el 8 de junio de 2020. Disponible en: http://www.fao.org/dairy-production-products/products/composicion-de-la-leche/es/